Vulcanismo: o que é e entenda o processo
O vulcanismo é um fenômeno geológico natural relacionado à atividade dos vulcões. Esse processo ocorre devido à alta pressão e temperatura existentes no interior da Terra, que forçam a saída de magma (lava), cinzas, gases, vapor d’água, poeira e outros materiais (chamados de piroclastos) para a superfície terrestre.
Esse movimento acontece principalmente em regiões onde há encontros ou separações das placas tectônicas, como nas bordas de continentes ou no fundo dos oceanos.
Como ocorre o processo de vulcanismo
O magma se forma em camadas profundas (geralmente no manto) do interior da Terra, onde as temperaturas podem ultrapassar 1.000 °C. Esse material, menos denso que as rochas ao redor, tende a subir por fissuras na crosta terrestre. Quando alcança a superfície, transforma-se em lava e dá origem às erupções.
O que são os vulcões
Os vulcões são estruturas geralmente em forma de cone, formadas pela acumulação do material expelido durante as erupções. Eles podem estar ativos (quando ainda apresentam erupções ou sinais de atividade), dormentes (sem erupções recentes, mas com potencial de reativação) ou extintos (sem atividade há milhares de anos).
As erupções vulcânicas, ao longo do tempo, moldam o relevo ao redor, criando o que chamamos de relevo vulcânico.
Aprofunde mais os seus estudos sobre o que são as placas tectônicas e Vulcão: o que é, como se forma e quais suas partes.
Elementos de um vulcão
Um vulcão é composto por diferentes partes que, atuando de forma conjunta, permitem o deslocamento e a liberação dos materiais como lava, gases e cinzas. São eles:
- Câmara Magmática: região subterrânea onde o magma se acumula antes de ser expelido.
- Chaminé de Lava: canal por onde o magma sobe da câmara magmática até a superfície.
- Dutos ou Chaminés Secundárias: ramificações da chaminé principal, que permitem o escape do magma por diferentes pontos do vulcão.
- Cone Vulcânico: é a própria estrutura do vulcão, formada através do acúmulo de lava solidificada ao longo dos anos.
- Cratera: abertura no topo do vulcão, por onde saem a lava, os gases e as cinzas.
- Rio de Lava: o magma que atinge a superfície, transformando-se em lava e escorrendo pelas bordas do vulcão.
Tipos de vulcanismo
De acordo com a sua origem, há dois tipos de vulcanismo:
- Vulcanismo Primário (ou eruptivo): é o tipo mais conhecido, em que o magma é expelido por meio de um vulcão central ou fissuras na crosta terrestre. Pode formar grandes estruturas e impactar fortemente o ambiente.
- Vulcanismo Secundário (ou residual): ocorre quando a atividade principal do vulcão já cessou, mas ainda há liberação de calor. Isso dá origem a fenômenos como fontes termais, fumarolas (emissão de gases) e gêiseres (jatos intermitentes de água quente).
De acordo com os tipos de magma, o vulcanismo é classificado em:
- Vulcanismo Explosivo: o processo de explosão vulcânica normalmente gera eventos catastróficos, decorrentes da grande pressão de gases no interior da Terra. Nesse caso, ocorre pouca libertação de gases e a textura do magma é bem mais viscosa e de teor mais ácido. São denominados de erupções do tipo "Vulcanianas", formado cones mais altos e estreitos.
- Vulcanismo Efusivo: processo de vulcanismo mais calmo decorrente da pouca presença de gases, que torna a pressão menor. Nesse caso, uma maior quantidade de gases é liberado e a textura do magma é mais fluida, ou seja, de teor mais básico. São denominados vulcanismo do tipo "Havaiano", uma vez que estão relacionados com os vulcões presentes no Havaí, com cones mais baixos e largos.
- Vulcanismo Misto: o processo de vulcanismo ocorre das duas maneiras - explosiva e efusiva -, ou seja, com períodos de violência vulcânica, seguida de momentos mais calmos. São classificados em vulcões "Estrombolianos", e referência ao vulcão Stromboli na Itália. Seu cone é de tamanho mediano.
E ainda, segundo o local que ocorrem, o processo de vulcanismo pode ser:
- Vulcanismo Fissural: ocorre através de fissuras (fraturas) situadas na superfície terrestre.
- Vulcanismo Submarino: vulcanismo do tipo efusivo, ocorrem abaixo das massas de água.
Curiosidades
- Na Geologia, o estudo sobre os vulcões é chamado de vulcanologia e o profissional da área é denominado de vulcanólogo.
- O nome “vulcão” está associado ao Deus do Fogo: Vulcano.
- O local da Terra que mais apresenta processo de vulcanismo é chamado de “Círculo de Fogo do Pacífico”, que reúne aproximadamente 80% dos vulcões do mundo. Isso ocorre porque na região há intenso choque das placas tectônicas.
Para praticar: Exercícios sobre vulcanismo (com respostas explicadas)
Leia também:
Referências Bibliográficas
CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geografia: conceitos e temas. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1999.
ROSS, Donald John; CHESNER, Craig A. Vulcões. São Paulo: Scipione, 1994.
TARBUCK, Edward J.; LUTGENS, Frederick K. Princípios de geologia física. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
Vulcanismo: o que é e entenda o processo. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/vulcanismo/. Acesso em: