🚀 Turbine seus estudos com 47% OFF no Toda Matéria+

Trabalho no campo

Trabalho no campo é toda atividade produtiva realizada nas zonas rurais. Dentre essas atividades produtivas estão o cultivo de alimentos, a extração de matérias-primas, a criação e produção de animais, etc..

Sem o trabalho no campo seria impossível pensar na reprodução da vida rural e no abastecimento das cidades.

Agricultura

Agricultura é a atividade ligada ao cultivo de plantas para consumo. Esse consumo pode ser humano, animal ou para o abastecimento de indústrias.

Dentre os tipos de agricultura, existe a familiar, a de subsistência, a comercial e a de exportação.

Pecuária

É a atividade de criação de animais para consumo, produção de matérias-primas ou abastecimento de outras indústrias.

Existe a pecuária extensiva e a intensiva.

Extrativismo

Consiste na extração de matérias-primas do meio ambiente, sem o cultivo.

Os tipos são extrativismo vegetal e animal.

Silvicultura

É o cultivo e manejo de florestas para a produção de madeira, celulose, papel, dentre outros.

Agroindústria

Atividade que combina a produção agrícola ou pecuária com o processo industrial, numa mesma propriedade.

Atividades de apoio ao campo

São serviços ligados ao trabalho rural. Comercialização e manutenção de máquinas agrícolas, assistência técnica agrária,

Tipos de trabalho no campo

Os trabalhos no campo variam de acordo com o modelo produtivo, a estrutura fundiária e a tecnologia utilizada. Veja a seguir os principais tipos:

  1. Trabalho familiar: mão de obra utilizada é da própria família e geralmente utiliza pequenas propriedades. A produção é para própria subsistência ou para venda local.
  2. Trabalho assalariado: contratação formal ou informal, podendo ser permanente ou temporário. É mais comum nas grandes propriedades e no agronegócio, que normalmente precisam de mais mão de obra.
  3. Boias-frias: contratação sazonal, ou seja, de tempos em tempos. Geralmente são contratações rápidas, para serviços pontuais e, na maioria das vezes, sem carteira assinada. Esse tipo de serviço concentra remuneração baixa e más condições de trabalho.
  4. Análogo à escravidão: não há nenhum tipo de direito trabalhista. Os trabalhadores são reféns da propriedade e obrigados a atuar em condições degradantes e sem salário.

No Brasil, o tipo de trabalho no campo mais comum é o familiar. Aproximadamente 70% das propriedades rurais brasileiras são de agricultura familiar.

Importância do trabalho no campo

O trabalho no campo é fundamental para a produção de alimentos e matérias-primas, e também para manter os postos de trabalho da população rural.

O campo brasileiro produz a maior parte dos alimentos consumidos no próprio país. Significa dizer que o trabalho dos agricultores familiares é responsável por boa parte dos alimentos que chegam à mesa da população.

No caso internacional, o agronegócio é indispensável para aumentar as exportações do Brasil. Os produtos mais exportados são soja, milho, carne bovina e café.

Apesar da modernização do campo, a agricultura ainda emprega milhões de trabalhadores, de forma direta ou indireta. Isso garante renda para os trabalhadores agrários e diminui o êxodo rural.

A utilização de saberes tradicionais no trabalho rural ajuda a manter as populações locais fixadas à terra, preservando sua cultura e formas de vida. Além disso, muitas práticas agrícolas tradicionais auxiliam na conservação do meio ambiente.

Estude mais:

Agricultura familiar: conceito, características e importância

Agricultura: o que é, tipos e no Brasil

Espaço rural: conceito e características

Comece a testar seus conhecimentos: exercícios sobre a modernização do campo (com gabarito).

Referências Bibliográficas

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017: resultados preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9046-censo-agropecuario.html. Acesso em: 07 ago. 2025.