Acelere seus estudos para o ENEM: conheça o Toda Matéria+

Relatório individual de alunos com autismo na Educação Infantil (modelos prontos)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

O relatório individual de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um instrumento pedagógico importante no qual o professor registra o desenvolvimento da criança ao longo do tempo. Nele são descritos, de forma cuidadosa e atenta, os interesses, as conquistas e necessidades específicas da criança no processo educativo.

Esse documento permite que os educadores acompanhem de perto a trajetória da criança na escola, compreendendo melhor como ela aprende, interage e se expressa. A partir dessas observações, é possível organizar práticas mais adequadas, respeitando o tempo e o jeito de ser de cada criança.

Além disso, esse relatório contribui para que outros profissionais e a família compreendam o caminho já percorrido pela criança, especialmente na transição para o Ensino Fundamental, favorecendo a continuidade do seu desenvolvimento. Ele também garante que o olhar pedagógico seja sempre acolhedor, respeitoso e voltado à inclusão.

Esse relatório deve considerar as características próprias do autismo, como:

  • dificuldades na comunicação verbal e não verbal
  • interesses restritos
  • resistência a mudanças
  • diferenças sensoriais e sociais

Para que o relatório cumpra bem sua função, é importante que o professor registre as experiências vividas pela criança no ambiente escolar, com base nas áreas do conhecimento e do desenvolvimento infantil indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas áreas são os cinco campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Etapas para elaborar o relatório de aluno com autismo

A elaboração de um relatório para alunos com autismo exige sensibilidade, conhecimento pedagógico e atenção às singularidades de cada criança.

A seguir, são apresentadas etapas fundamentais que auxiliam o educador a construir um relatório significativo, respeitando as especificidades do transtorno do espectro autista (TEA) e promovendo uma abordagem inclusiva e centrada no potencial do estudante.

1. Dados de identificação

  • nome da criança
  • nome da escola
  • sala/turma
  • nome do(a) professor(a)
  • mediador(a)/assistente (se houver)
  • período da avaliação

2. Perfil e interesses da criança

  • rotina na escola
  • comportamento em momentos estruturados e livres
  • preferências (brincadeiras, músicas, materiais)
  • sensibilidades (sons, cheiros, toques)

Devemos usar sempre uma linguagem simples e acolhedora - evitar termos muito técnicos para que as pessoas que lerem o relatório não fiquem com dúvidas.

3. Desenvolvimento segundo os campos de experiência da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza o trabalho pedagógico da Educação Infantil em cinco campos de experiência, que oferecem uma perspectiva integradora do desenvolvimento infantil.

Para alunos com autismo, observar o progresso dentro desses campos é essencial para reconhecer avanços, identificar necessidades específicas e planejar intervenções adequadas.

O eu, o outro e o nós (Interação, empatia, regras, participação)

  • Como a criança se relaciona com adultos e outras crianças?
  • Consegue participar de atividades coletivas?
  • Demonstra empatia, cooperação ou reações emocionais nas interações?
  • Como lida com regras e combinados sociais?

Corpo, gestos e movimentos (Motricidade grossa e fina, expressão corporal, coordenação)

  • Coordenação motora grossa: correr, pular, equilíbrio, danças, etc.
  • Coordenação motora fina: desenhar, recortar, encaixar peças, etc.
  • Participação em jogos e brincadeiras motoras.
  • Reações a estímulos sensoriais (sons, toques, texturas).

Traços, sons, cores e formas (Expressão artística, musicalidade, criatividade)

  • Interesse por atividades artísticas (desenho, pintura, colagem).
  • Produções realizadas de forma espontânea ou dirigida.
  • Participação em experiências musicais (ritmos, sons, canções).
  • Exploração e manipulação de materiais diversos.

Escuta, fala, pensamento e imaginação (Linguagem, comunicação, compreensão, brincadeiras simbólicas)

  • Compreensão de comandos simples e complexos.
  • Uso da linguagem verbal e/ou alternativa.
  • Iniciativas de comunicação com colegas e professores.
  • Interesse por histórias, livros, cantigas e dramatizações.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (Matemática básica, ciências, meio ambiente, lógica, organização do tempo)

  • Exploração do ambiente escolar e familiaridade com os espaços.
  • Interesse por blocos, formas, encaixes, jogos de lógica.
  • Participação em atividades que envolvam contagem, cores, tamanhos.
  • Curiosidade por fenômenos da natureza, experiências e observações.

4. Estratégias pedagógicas e adaptações

  • Metodologias utilizadas: descrever as abordagens pedagógicas aplicadas.
  • Adaptações curriculares: informar sobre modificações no currículo para atender às necessidades da criança.
  • Recursos de apoio: mencionar o uso de materiais visuais, tecnologias assistivas, entre outros.

5. Conquistas e desafios

  • Dar destaque aos avanços observados (ex: tolerância à espera, uso de PECS, reconhecimento de emoções).
  • Apontar dificuldades, sempre com foco em possibilidades de intervenção pedagógica (ex: dificuldade na transição entre atividades, mas aceita ajuda com rotinas visuais).

6. Considerações finais

  • Estratégias que funcionam com a criança.
  • Sugestões para a continuidade do trabalho.

Modelo de relatório individual de alunos com autismo (para imprimir)

relatório individual de alunos com autismo educação infantil para imprimir_folha 1 de 2
Clique para imprimir
relatório individual de alunos com autismo educação infantil para imprimir_folha 2 de 2
Clique para imprimir

Modelo de relatório individual de alunos com autismo (editável)

Confira o modelo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil e preencha o seu seguindo as indicações:

Versão online no Google DocsModelo editável de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil (de acordo com a BNCC)

Prefere editar em Word? Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Exemplos de relatórios individuais de alunos com autismo prontos

Relatório para bebê*

* De acordo com a BNCC, as crianças pequenas correspondem à seguinte faixa etária: zero a 1 ano e 6 meses.

Exemplo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil de bebê_folha 1 de 2
Clique para imprimir
Exemplo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil de bebê_folha 2 de 2
Clique para imprimir

Relatório para criança bem pequena*

* De acordo com a BNCC, as crianças bem pequenas correspondem à seguinte faixa etária: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.

Exemplo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil de criança bem pequena_folha 1 de 2
Clique para imprimir
Exemplo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil de criança bem pequena_folha 2 de 2
Clique para imprimir

Relatório para criança pequena*

* De acordo com a BNCC, as crianças pequenas correspondem à seguinte faixa etária: 4 anos a 5 anos e 11 meses.

Exemplo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil de criança pequena_folha 1 de 2
Clique para imprimir
Exemplo de relatório individual de alunos com autismo para educação infantil de criança pequena_folha 2 de 2
Clique para imprimir

Para atividades para alunos com TEA:

Para mais tipos de relatórios:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).