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Relatório de alunos com baixo rendimento: como criar e modelos prontos

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

O relatório individual é um instrumento pedagógico que descreve, de forma personalizada, o percurso de aprendizagem de cada aluno. Quando elaborado para alunos com dificuldades de aprendizagem, ele deve:

  • apontar as áreas em que o aluno encontra mais dificuldades;
  • descrever o desempenho escolar;
  • relatar as estratégias pedagógicas utilizadas;
  • indicar os avanços observados, mesmo que pequenos;
  • apresentar recomendações para o acompanhamento escolar e familiar.

O professor deve utilizar linguagem positiva e clara com o objetivo de promover uma leitura fácil, compreensível e acolhedora. Deve também evitar comparações com outros alunos, devendo destacar sempre a trajetória individual do aluno.

Esse relatório tem um papel fundamental no processo educativo. Assim, a sua finalidade é:

  • compreender a realidade do aluno para promover um olhar empático;
  • favorecer o diálogo com a família, coordenação pedagógica e outros profissionais;
  • registrar estratégias e avanços de forma a valorizar o processo, mesmo em pequenos passos.

Passo a passo para elaborar o relatório

Antes de iniciar a redação do relatório, é importante perceber que esse documento vai além de um simples registro escolar.

Ele deve refletir um olhar atento, empático e construtivo sobre o percurso do aluno. Por isso, cada etapa a seguir foi pensada para guiar o professor na construção de um relatório individual claro, respeitoso e eficaz, que favoreça o desenvolvimento do aluno e o diálogo com a família e a equipe pedagógica.

1. Preencher a identificação

  • nome do aluno
  • nome da escola
  • sala/turma
  • nome do(a) professor(a)
  • período da avaliação

2. Identificar as dificuldades observadas

Especifique as áreas que exigem mais atenção: leitura, escrita, atenção, compreensão oral, organização das ideias, cálculo, etc.

3. Descrever as estratégias aplicadas

Relate as práticas pedagógicas usadas, por exemplo:

  • leitura compartilhada;
  • uso de recursos visuais e jogos educativos;
  • atendimento individualizado;
  • adaptação de atividades;
  • trabalhos em grupos de apoio.

4. Apontar avanços ou mudanças comportamentais

Valorize todo progresso, por menor que seja. Isso motiva a continuidade do acompanhamento e reforça a importância do esforço do aluno.

5. Indicar os desafios persistentes

Indique o que ainda exige atenção e apoio, mas sem fazer conclusões rígidas.

6. Sugerir encaminhamentos e colaborar com a família

Reforce a importância da parceria com a família. Indique práticas que podem ser feitas em casa e, quando necessário, recomende o apoio de especialistas.

7. Manter linguagem acolhedora

Utilize sempre frases acolhedoras e motivacionais, por exemplo:

  • "Precisa de apoio em..."
  • "Está em processo de desenvolvimento..."
  • "Demonstra interesse, mesmo que com necessidade de orientação..."
  • "Apresenta potencial, necessitando de estratégias diferenciadas..."
  • "Com acompanhamento próximo, poderá avançar com mais segurança..."
  • "Precisa de tempo e apoio para se sentir confiante..."

Modelo de relatório de alunos com baixo rendimento (para imprimir)

relatorio-individual-de-alunos-com-baixo-rendimento-para-impressao
Clique para imprimir

Modelo de relatório de alunos com baixo rendimento (editável)

Confira o modelo de relatório de alunos com baixo rendimento e preencha o seu seguindo as indicações:

Versão online no Google DocsModelo editável de relatório de alunos com baixo rendimento

Prefere editar em Word? Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Exemplos prontos de relatórios de alunos com baixo rendimento

A seguir, apresentamos exemplos prontos de relatórios elaborados para alunos com dificuldades específicas em leitura, escrita e matemática.

Esses modelos podem servir como referência para auxiliar professores na estruturação do conteúdo, na escolha de uma linguagem adequada e na elaboração de recomendações, lembrando que cada aluno é único e o relatório deve considerar suas particularidades e trajetória de aprendizagem.

Exemplo 1: relatório para aluno do 3º ano com dificuldade de leitura e escrita

exemplo-1-relatorio-para-aluno-do-3-ano-com-dificuldade-de-leitura-e-escrita
Clique para imprimir

Exemplo 2: relatório para aluna do 5º ano com dificuldade em matemática

exemplo-2-relatorio-para-aluna-do-5-ano-com-dificuldade-em-matematica
Clique para imprimir

Para mais relatórios:

Relatório individual para educação infantil: o que é e como fazer (com exemplos e modelos prontos)

Relatório individual de alunos com autismo na Educação Infantil (modelos prontos)

Como criar um relatório escolar completo (com exemplos prontos)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).