🚀 Turbine seus estudos com 47% OFF no Toda Matéria+

Recursos Naturais

Os recursos naturais são elementos oferecidos pela natureza e utilizados pelo homem na construção e desenvolvimento das sociedades e, portanto, para sua sobrevivência.

São explorados e servem como matéria-prima ou energia aos seres humanos, por exemplo, minérios, petróleo, vegetais, animais, água, solo, ar, luz solar, etc.

Neste conteúdo você encontra:

Recursos naturais renováveis

Os recursos naturais renováveis são aqueles que a natureza é capaz de repor ou regenerar num curto espaço de tempo. Foram e continuam sendo essenciais para o desenvolvimento das sociedades humanas. Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, luz solar, madeira, biomassa, vento, dentre outros.

Ainda que sejam renováveis, é preciso monitorar o uso de muitos desses recursos de forma sustentável, evitando o desperdício. Embora sejam renováveis, isso não significa que todos são inesgotáveis. Existem locais em que a água é escassa, por exemplo. O solo é tecnicamente renovável, mas caso sofra uma degradação profunda pode levar séculos para se recompor.

Recursos naturais não renováveis

Por sua vez, os recursos não renováveis são limitados na natureza e não podem ser repostos num curto período de tempo. Significa dizer que, uma vez esgotados, não serão regenerados na mesma velocidade do tempo de vida humana.

Dentre os principais exemplos de recursos naturais não renováveis estão os minérios, o petróleo e o gás natural. São materiais que levaram milhões de anos para se formarem, a partir de processos geológicos de decomposição da matéria orgânica.

O uso excessivo desse tipo de recurso gera preocupação no futuro e poluição no presente. No futuro porque será preciso substituir essas fontes, e no presente porque poluem a água e o ar, degradam o solo e emitem gases estufa.

Assim como os recursos renováveis, os não renováveis são essenciais para as atividades humanas, mas seu uso precisa ser racional e planejado.

Esquema de classificação de recursos naturais renováveis e não renováveis

Classificação dos recursos naturais

Os recursos naturais são classificados em quatro grupos, de acordo com a sua origem e natureza, a saber:

Recursos Biológicos: são os recursos vegetais e animais presentes no globo terrestre, por exemplo as florestas. São considerados recursos renováveis na natureza, e utilizados na alimentação, no vestuário, na medicina, na construção, dentre outros.

Recursos Hídricos: são recursos renováveis provenientes da água superficial e subterrânea (rios, lagos, oceanos e aquíferos) do planeta. Utilizados para a sobrevivência humana, alimentação, fabricação de produtos, agricultura, criação animal, etc..

Recursos Energéticos: são aqueles que fornecem energia para as atividades humanas em sociedade. Podem ser derivados de elementos radioativos (energia nuclear), de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), ou de elementos renováveis (energia hidrelétrica, solar e eólica).

Recursos Minerais: recursos não-renováveis de ordem geológica. Compostos por minerais (ouro, ferro, diamante, cobre, etc.) e por rochas (mármore, calcário, areia, etc.). Podem ser utilizados na construção civil e na produção de artigos tecnológicos, por exemplo.

Exploração dos recursos naturais e suas consequências

A partir da Primeira Revolução Industrial, a exploração dos recursos naturais foi acelerada e intensa, em escala global. O avanço da tecnologia, o crescimento populacional e a expansão urbana e industrial modificaram a relação sociedade x natureza.

A demanda por carvão, minério de ferro, petróleo e outros recursos não renováveis aumentou exponencialmente. Os combustíveis fósseis tornaram-se a base das economias modernas.

Como a localização de recursos não renováveis (carvão, petróleo, minério) geralmente é de difícil acesso, a sua extração gera fortes impactos no meio ambiente. Por vezes é preciso desmatar grandes áreas antes, o que gera perda de biodiversidade, degradação do solo, poluição da água, etc..

No caso dos recursos renováveis o impacto ambiental também é considerável. A exploração da água, por exemplo, muitas vezes é feita de forma irregular, gerando poluição e má distribuição. No caso das plantações, ela é regularmente realizada com o uso excessivo de agrotóxicos, poluindo o solo, o ar e a água.

Outras consequências da exploração desenfreada dos recursos naturais são a extinção de espécies vegetais e animais, a degradação de biomas e ecossistemas e o iminente esgotamento dos recursos naturais (especialmente os não renováveis).

O discurso da sustentabilidade busca trazer soluções em relação à exploração e utilização dos recursos naturais.Algumas alternativas já são utilizadas, como a energia solar e a eólica, por exemplo. Alguns materiais têm sido substituídos por versões biodegradáveis. Porém, de forma global, o petróleo e o carvão mineral continuam sendo os principais recursos utilizados.

Recursos naturais no Brasil

O Brasil é um país rico em recursos naturais renováveis e não renováveis. Isso favorece a economia mas também gera desafios de gestão pública.

Os principais recursos naturais do Brasil, por região, são:

Região Norte

  • Recursos minerais: bauxita, manganês, ferro e ouro;
  • Biodiversidade: potencial uso de plantas para indústria farmacêutica e cosmética;
  • Recursos hídricos: rio Amazonas e seus afluentes, além do aquífero Alter do Chão.

Região Nordeste

  • Recursos energéticos renováveis: grande disponibilidade para produção de energia solar e eólica;
  • Recursos energéticos não renováveis: extração de petróleo e gás natural no litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte;
  • Recursos minerais: sal-gema, cromo e xisto.

Região Centro-Oeste

  • Recursos minerais: níquel, ouro e calcário;
  • Recursos hídricos: bacia do Tocantins-Araguaia e do Paraná, além do Pantanal;
  • Recursos agropecuários: produção de soja, milho e gado bovino.

Região Sudeste

  • Recursos minerais: minério de ferro (quadrilátero ferrífero), manganês e ouro;
  • Combustíveis fósseis: petróleo e gás natural da bacia de Campos;
  • Recursos agropecuários: solos férteis no interior de Minas Gerais e São Paulo, favoráveis à agricultura diversificada.

Região Sul

  • Recursos minerais: carvão mineral em Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
  • Recursos agropecuários: solos férteis e florestas de araucárias e pinhais (exploração de madeira e resina.

Recurso naturais e questões geopolíticas

A disponibilidade de recursos naturais (especialmente os não renováveis) é crucial para entender certos aspectos da geopolítica global. A busca por recursos naturais tem sido motivo de disputas territoriais, alianças estratégicas, decisões econômicas, e até mesmo conflitos armados.

Nações que possuem recursos economicamente importantes também têm mais poder político e econômico de decisão. Países do Oriente Médio, por exemplo, são os maiores produtores de petróleo do mundo e exercem grande influência global. A China é a maior produtora global dos minérios terras raras, o que a coloca em posição estratégica no mercado tecnológico.

A guerra da Ucrânia é um exemplo no qual questões territoriais e ideológicas se misturam com disponibilidade de recursos. A Ucrânia possui reservas significativas de minerais como ferro e manganês, além de gás natural.

Muitos países da África sofrem com a exploração de seus recursos. Há disputas pelas reservas de petróleo entre o Sudão e o Sudão do Sul após a separação desses países. A República Democrática do Congo sofre com questões sociais e com a exploração de seus minérios, muitas vezes de forma ilegal. A República Centro Africana enfrenta instabilidades políticas e conflitos armados decorrentes da exploração de diamantes, ouro, urânio e petróleo.

No Brasil, o controle da Amazônia e a questão da soberania nacional já foram debatidos internacionalmente.

Os exemplos acima demonstram que a posse de recursos naturais não garantem nem o desenvolvimento, nem a riqueza de um país. Para que um país se desenvolva é preciso que os governos sejam transparentes, que a gestão de recursos seja eficiente e sustentável, e que haja distribuição de renda menos desigual.

Para praticar: Exercícios sobre recursos naturais (com respostas explicadas)

Leia também:

Geografia no Enem: assuntos que mais caem

Espaço geográfico

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Relatório sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis no Brasil. Brasília: MMA, 2020.

REIS, Nícia; LEITE, Cássia; MARINHO, Júlio. Recursos naturais: abordagens interdisciplinares. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

SÁNCHEZ, Patrícia Vieira. Recursos naturais e desenvolvimento regional no Brasil. Curitiba: CRV, 2017.