Professores que
transformam vidas!

Conheça os vencedores

Professor do Ano 2025 Prêmio Toda Matéria - Professor do Ano 2025

Com o apoio de:
Santander

Vencedor

Vencedores 2025
Professor do ano 2025
Rodrigo Da Vitória Gomes
Professor de Química e Pedagogo
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Abreu (SEDU/ES) atuando no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL/SEJUS-ES), Espírito Santo

O professor Rodrigo transformou a escola vinculada ao sistema prisional num espaço de esperança, de dignidade e de cidadania. Com sensibilidade e coragem, ele ultrapassou os muros do cárcere para provar que a educação é capaz de romper grades e estigmas. Sua atuação com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) promove a reinserção social e a valorização da educação como forma de resgate da cidadania e da dignidade humana.

Movido pelo sonho de ressignificar a escola prisional, Rodrigo faz da educação um ato de resistência, de amor ao planeta e às pessoas. Em 2025, com o projeto “Planeta Água”, seu trabalho reafirma que a ciência é um direito de todos e que o conhecimento, quando partilhado, tem o poder de atravessar muros e transformar vidas. Parabéns, Professor do Ano, por inspirar o Espírito Santo e o Brasil com a sua humanidade e perseverança.

Menções honrosas

Professora de Recursos Multifuncionais Escola Estadual Professora Antonia Coelho de Lucena Boa Vista, Roraima

Com empatia e propósito, a professora Luciene reafirma o seu compromisso com uma educação inclusiva e ambiental, criando práticas que abrem caminhos para o conhecimento e celebram a diversidade em todas as suas formas. Seu projeto “Roraima Sensorial” promove o aprendizado por meio de experiências táteis, visuais e afetivas que integram todos os estudantes, com e sem deficiência.

Por meio dessa iniciativa, a professora Luciene estimula a consciência ecológica, o respeito às diferenças e o orgulho pela cultura roraimense, fortalecendo a parceria entre escola, família e comunidade.

Professora de Português, Matemática, História, Ciências e Geografia Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves Campina Grande do Sul, Paraná

A professora Adrieli demonstra, no seu trabalho e nas suas práticas pedagógicas, um extremo cuidado ao agregar educação ambiental e cidadania. Seu projeto “Coleta de Resíduos Eletrônicos” mobiliza estudantes, famílias, escolas parceiras, órgãos públicos e promove a conscientização para o descarte sustentável de materiais eletrônicos.

De modo sensível e dedicado, a professora Adrieli transforma o aprendizado numa ação concreta, mostrando aos alunos o poder de suas atitudes para a construção de um mundo mais consciente e sustentável. Sua atuação inspira uma educação que forma cidadãos críticos, ativos e responsáveis, reafirmando o valor da escola como um espaço de transformação social e ambiental.

Professora de Português, Matemática, História, Ciências, Geografia e Informática Escola Indígena Estadual de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Jathiati Parkatêjê Bom Jesus do Tocantins, Pará

A professora Ariete realiza um trabalho notável voltado para a preservação da cultura e da língua materna do Povo Indígena Gavião do Pará. Por meio do projeto “Robótica Educacional”, ela utiliza a tecnologia para valorizar e revitalizar identidades culturais indígenas, unindo a tradição e a modernidade. Seu projeto permite que os estudantes programem jogos e animações; ensinem vocabulário, expressões e aspectos da Língua Indígena Jê.

A professora Ariete, com dedicação e compromisso, transcende preconceitos e reforça a valorização da cultura indígena. Suas práticas educacionais valorizam o conhecimento que preserva tradições, reconhece identidades culturais e fortalece a construção de aprendizagens conscientes.

Professora de Português, Matemática, História, Ciências, Geografia e Artes Escola Municipal do Campo Professor Waldomiro Antonio de Souza União da Vitória, Paraná

A professora Angrenni tem uma prática docente relevante, especialmente na valorização da cultura, das tradições e dos saberes do campo. Entre seus diversos projetos, destaca-se “Raízes e Horizontes: conectando saberes do campo à cidade” que aproxima os estudantes de sua identidade cultural por meio de experiências significativas, como teatro histórico, produção de poesia, música, criação de flipbooks digitais, podcasts, telejornal escolar e horta comunitária.

Através da perseverança e da criatividade, a professora Angrenni incentiva os alunos e a comunidade escolar a atuarem juntos na transformação da realidade, mostrando que a escola vai além de um espaço de ensino, sendo também um lugar de cidadania.

Professora de Português, Matemática, História, Ciências, Geografia, Artes Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão Palmas, Tocantins

A professora Claudinéia criou o projeto “Seu Corpo é um Tesourinho”, uma iniciativa que trata com delicadeza e coragem temas essenciais para a proteção de crianças e adolescentes. De forma lúdica e informativa, ela promove o diálogo sobre abuso e exploração sexual, ajudando os alunos a compreenderem seus direitos, reconhecerem limites e buscarem ajuda.

É louvável o modo como a professora Claudinéia transforma a escola num espaço de segurança e de afeto, onde o aprendizado também é sinônimo de proteção. Seu trabalho reafirma o poder da educação na valorização do respeito, do cuidado e da dignidade, valores essenciais para alterações positivas na sociedade.

Perguntas Frequentes

Qualquer profissional que exerça ou tenha exercido a docência no território nacional, no ensino fundamental ou médio, em escolas públicas ou particulares, no ano em que for nomeado.

As inscrições para o Prêmio Toda Matéria - Professor do Ano decorrerão de 4 de Agosto a 26 de Setembro de 2025. Para mais informações, leia o regulamento.

O Prêmio Toda Matéria - Professor do Ano tem uma categoria única e, assim, pretende reconhecer o profissional que mais se destacou entre todos os demais inscritos. De acordo com critérios determinados pelo júri, poderão ainda ser entregues até cinco menções honrosas.

Sim. Para cada inscrição deverá utilizar um novo formulário.

Não. Neste caso, as pessoas interessadas em indicar o(a) professor(a) precisam utilizar o espaço próprio para este efeito no formulário.

Não. Não é permitida a participação de colaboradores ou membros que pertençam à família de colaboradores do Toda Matéria, da 7Graus, Lda. ou de qualquer outra entidade envolvida diretamente na realização deste concurso.

Nada. As inscrições para o Prêmio Toda Matéria - Professor do Ano são inteiramente gratuitas. Em momento algum lhe será cobrado valor monetário, nem solicitada a aquisição de qualquer produto ou serviço.

Os dados pessoais serão utilizados apenas para verificação das candidaturas. Exceto os casos em que você autorize o envio dos nossos e-mails no futuro, em momento algum suas informações serão utilizadas para outros fins.

Sim. O(a) docente pode fazer novamente sua inscrição para a edição de 2025 desde que tenha mantido, aperfeiçoado ou criado novos projetos em relação à sua participação na edição anterior.

Sim. O(a) professor(a) pode concorrer novamente desde que a sua inscrição tenha como base um caso diferente daquele com o qual venceu anteriormente.

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o prêmio, fale com a gente no e-mail professordoano@7graus.com.

Júri

Débora Ribeiro

Débora
Ribeiro

Professora, Linguista e lexicógrafa do Dicio
Márcia Fernandes

Márcia Fernandes

Professora especialista em Letras e Magistério do Toda Matéria
Rafael Asth

Rafael
Asth

Professor especialista em Matemática e Física do Toda Matéria
Prof. Passarinho

Prof.
Passarinho

Educador, contador de histórias e escritor, especialista em Arte de Contar Histórias
Conheça os vencedores de 2024!
Edição 2024 Edição de 2024
Links para teste Estes links só aparecem em ambientes de teste como staging ou localhost.

Toda Matéria

O Toda Matéria é um site com conteúdos escolares destinados ao apoio à educação no Brasil. Alunos e professores podem utilizar livremente para fins escolares todos os conteúdos disponíveis no site.

TodaMatéria