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Plano de aula de Geografia (6º ano) - Movimentos da Terra e Clima

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira o plano de aula de geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.

Plano de aula de Geografia (6º ano) - Movimentos da Terra, Clima e Tempo Atmosférico
Tema Conexões e escalas
Objetos de conhecimento Relações entre os componentes físico-naturais
Habilidade

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Objetivos
  • Entender os movimentos realizados pelo planeta Terra e suas consequências;
  • Compreender o funcionamento dos fusos horários;
  • Identificar a relação dos movimentos terrestres com a dinâmica climática do planeta.
Conteúdo
  • Movimentos da Terra e suas consequências
  • Fusos Horários
  • Clima e Tempo atmosférico
Duração Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Lanterna;
  • Globo Terrestre;
  • Mapa com os fusos horários do planeta;
  • Imagens com exemplos de climas e mudanças temporais;
Metodologia
  • Apresentação aos alunos sobre a localização da Terra no Sistema Solar e os movimentos realizados pelos planetas;
  • Explicação das consequências desses movimentos e exibição do mapa de fusos horários;
  • Demonstração com a lanterna e o globo, seguido pela atividade de fusos horários na lousa;
  • Explicação da diferença entre tempo e clima, seguido da atividade final.
Avaliação
  • Participação nas atividades propostas em aula;
  • Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Atividade sobre movimentos da Terra

O professor deve deixar a sala o mais escura o quanto possível, apagando a luz e fechando as cortinas.

Com o ambiente escuro, ele deve utilizar a lanterna para simular a iluminação do Sol, e o globo terrestre representando o planeta.

A intenção da atividade é que os estudantes observem que a Terra ficará com apenas um dos lados iluminados, auxiliando a explicação dos fusos horários. Além disso, também é possível mostrar como, devido à inclinação da Terra, apenas um dos hemisférios consegue, em cada época do ano, receber iluminação do Sol.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Atividade sobre fusos horários

Aproveitando a atividade anterior, o professor deve projetar ou desenhar (mesmo que grosseiramente) o mapa de fusos horários do mundo, dividindo-o em 24 partes de 15° (totalizando 360° do globo terrestre).

O mapa deve ser aproveitado para explicar a relação de adição e subtração de horas conforme a direção (leste ou oeste) de movimento. É vantajoso também contar brevemente a história do Meridiano de Greenwich para contextualizar aos alunos.

Por fim, o professor deve selecionar pontos no mapa, como algumas capitais conhecidas, e chamar os estudantes para a lousa. O estudante deve, com base no horário e localização de uma capital, calcular o horário em outra capital selecionada. Por exemplo: sabendo que são 10h em Brasília, qual horário marca um relógio em Lisboa?

Veja também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.