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Linguagens, códigos e suas tecnologias (ENEM 2025): o que estudar

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

A prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias do Enem contém 45 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:

Com base nos conteúdos mais recorrentes nas provas anteriores, confira o que cai na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Língua portuguesa

Gêneros e tipos textuais

  1. Tipos de textos
  2. Texto narrativo
  3. Texto injuntivo
  4. Texto expositivo
  5. Texto descritivo
  6. Texto dissertativo
  7. Gêneros textuais

Para praticar: Exercícios de Gêneros Textuais

Classe de palavras

  1. Classes de palavras
  2. Substantivo
  3. Artigo
  4. Adjetivo
  5. Numeral
  6. Interjeição
  7. Pronome
  8. Verbo
  9. Advérbio
  10. Preposição
  11. Conjunção

Para praticar: Exercícios de classes de palavras

Linguagem

  1. Linguagem: o que é, tipos e funções
  2. Linguagem verbal e não verbal
  3. Linguagem mista
  4. Linguagem formal e informal
  5. Funções da linguagem
  6. Níveis de linguagem
  7. Variações linguísticas

Para praticar:

Figuras e vícios de linguagem

  1. Figuras de Linguagem
  2. Figuras de Som
  3. Figuras de Palavras
  4. Figuras de Pensamento
  5. Figuras de Sintaxe
  6. Vícios de Linguagem

Para praticar: Exercícios de figuras de linguagem e Exercícios sobre vícios de linguagem

Interpretação de texto e intertextualidade

  1. Dicas de Interpretação de Texto
  2. Intertextualidade
  3. Tipos de intertextualidade

Para praticar: Exercícios de interpretação de texto e Exercícios sobre intertextualidade

Gramática

  1. Gramática
  2. Fonologia
  3. Morfologia
  4. Semântica
  5. Sintaxe
  6. Estilística

Questões de Língua Portuguesa que caíram no Enem

1. (Enem/2024)

Se você é feito de música, este texto é pra você

Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando: que graça teria a vida sem música? Sem ela não há paz, não há beleza. Nos dias de festa e nas madrugadas de pranto, nas trilhas dos filmes e nas corridas no parque, o que seria de nós sem as canções que enfeitam o cotidiano com ritmo e verso? Quem nunca curou uma dor de cotovelo dançando lambada ou terminou de se afundar ouvindo sertanejo sofrência? Quantos já criticaram funk e fecharam a noite descendo até o chão? Tudo bem... Raul nos ensinou que é preferível ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Já somos castigados com o peso das tragédias, o barulho das buzinas, os ruídos dos conflitos. É pau, é pedra, é o fim do caminho. Há uma nuvem de lágrimas sobre os olhos, você está na lanterna dos afogados, o coração despedaçado. Mas, como um sopro, da janela do vizinho, entra o samba que reanima a mente. Floresce do fundo do nosso quintal a batida que ressuscita o ânimo, sintoniza a alegria e equaliza o fôlego. Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima.

BITTAR, L. Disponível em: www.revistabula.com. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado).

Defendendo a importância da música para o bem-estar e o equilíbrio emocional das pessoas, a autora usa, como recurso persuasivo, a

A) contradição, ao associar o coração despedaçado à alegria.

B) metáfora, ao citar a imagem da metamorfose ambulante.

C) intertextualidade, ao resgatar versos de letras de canções.

D) enumeração, ao mencionar diferentes ritmos musicais.

E) hipérbole, ao falar em “sofrência”, “tragédias” e “afogados”.

Gabarito explicado

Alternativa correta: C) intertextualidade, ao resgatar versos de letras de canções.

A autora recorre a intertextualidade, porque utiliza vários trechos e referências a músicas conhecidas, como “Às vezes, no silêncio da noite…”, “metamorfose ambulante”, “é pau, é pedra”.

A intertextualidade é o uso de textos (nesse caso, letras de música) dentro de outro texto, um recurso que amplia o conhecimento, neste caso, com o objetivo de convencer sobre a importância da música em nossas vidas.

2. (Enem/2015)

Em primeiro lugar gostaria de manifestar os meus agradecimentos pela honra de vir outra vez à Galiza e conversar não só com os antigos colegas, alguns dos quais fazem parte da mesa, mas também com novos colegas, que pertencem à nova geração, em cujas mãos, com toda certeza, está também o destino do Galego na Galiza, e principalmente o destino do Galego incorporado à grande família lusófona.

E, portanto, é com muito prazer que teço algumas considerações sobre o tema apresentado. Escolhi como tema como os fundadores da Academia Brasileira de Letras viam a língua portuguesa no seu tempo. Como sabem, a nossa Academia, fundada em 1897, está agora completando 110 anos, foi organizada por uma reunião de jornalistas, literatos, poetas que se reuniam na secretaria da Revista Brasileira, dirigida por um crítico literário e por um literato chamado José Veríssimo, natural do Pará, e desse entusiasmo saiu a ideia de se criar a Academia Brasileira, depois anexada ao seu título: Academia Brasileira de Letras.

Nesse sentido, Machado de Assis, que foi o primeiro presidente desde a sua inauguração até a data de sua morte, em 1908, imaginava que a nossa Academia deveria ser uma academia de Letras, portanto, de literatos.

BECHARA, E. Disponível em: www.academiagalega.org. Acesso em: 31 jul. 2012.

No trecho da palestra proferida por Evanildo Bechara, na Academia Galega da Língua Portuguesa, verifica-se o uso de estruturas gramaticais típicas da norma padrão da língua. Esse uso

A) torna a fala inacessível aos não especialistas no assunto abordado.

B) contribui para a clareza e a organização da fala no nível de formalidade esperado para a situação.

C) atribui à palestra características linguísticas restritas à modalidade escrita da língua portuguesa.

D) dificulta a compreensão do auditório para preservar o caráter rebuscado da fala.

E) evidencia distanciamento entre o palestrante e o auditório para atender os objetivos do gênero palestra.

Gabarito explicado

Alternativa correta: B) contribui para a clareza e a organização da fala no nível de formalidade esperado para a situação.

A) ERRADA. Apesar de dirigir-se a colegas, ou seja, acadêmicos da Língua Portuguesa, Bechara não trata de especificidades do português, o que torna o discurso claro a qualquer ouvinte.

B) CORRETA. O orador, Evanildo Bechara, faz uso da norma padrão da língua. Estamos diante de um texto gramaticalmente correto e que está em harmonia com o evento.

C) ERRADA. O texto não se restringe à linguagem escrita, pelo contrário, o orador promove a interação entre as pessoas, como se verifica em “Como sabem, a nossa Academia…”.

D) ERRADA. Não se encontra nenhuma palavra rebuscada no texto.

E) ERRADA. Uma das características da palestra é utilizar recursos específicos da oralidade, justamente porque esse gênero textual tem como objetivo propiciar a interação com o público.

3. (Enem/2013)

Manta que costura causos e histórias no seio de uma família serve de metáfora da memória em obra escrita por autora portuguesa

O que poderia valer mais do que a manta para aquela família? Quadros de pintores famosos? Joias de rainha? Palácios? Uma manta feita de centenas de retalhos de roupas velhas aquecia os pés das crianças e a memória da avó, que a cada quadrado apontado por seus netos resgatava de suas lembranças uma história. Histórias fantasiosas como a do vestido com um bolso que abrigava um gnomo comedor de biscoitos; histórias de traquinagem como a do calção transformado em farrapos no dia em que o menino, que gostava de andar de bicicleta de olhos fechados, quebrou o braço; histórias de saudades, como o avental que carregou uma carta por mais de um mês... Muitas histórias formavam aquela manta. Os protagonistas eram pessoas da família, um tio, uma tia, o avô, a bisavó, ela mesma, os antigos donos das roupas. Um dia, a avó morreu, e as tias passaram a disputar a manta, todas a queriam, mais do que aos quadros, joias e palácios deixados por ela. Felizmente, as tias conseguiram chegar a um acordo, e a manta passou a ficar cada mês na casa de uma delas. E os retalhos, à medida que iam se acabando, eram substituídos por outros retalhos, e novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo.

LASEVICIUS, A. Língua Portuguesa, São Paulo, n. 76, 2012 (adaptado).

A autora descreve a importância da manta para aquela família, ao verbalizar que “novas e antigas histórias foram sendo incorporadas à manta mais valiosa do mundo”. Essa valorização evidencia-se pela

A) oposição entre os objetos de valor, como joias, palácios e quadros, e a velha manta.

B) descrição detalhada dos aspectos físicos da manta, como cor e tamanho dos retalhos.

C) valorização da manta como objeto de herança familiar disputado por todos.

D) comparação entre a manta que protege do frio e a manta que aquecia os pés das crianças.

E) correlação entre os retalhos da manta e as muitas histórias de tradição oral que os formavam.

Gabarito explicado

Alternativa correta: E) correlação entre os retalhos da manta e as muitas histórias de tradição oral que os formavam.

A) ERRADA. Ainda que o texto mencione o valor de outras coisas, como joias - “todas a queriam, mais do que aos quadros, joias e palácios” - o texto enfatiza muito mais a importância das histórias “contadas” pela manta.

B) ERRADA. Não se encontram no texto características da manta, tais como cor e tamanho.

C) ERRADA. O mesmo acontece com relação à “valorização da manta como objeto de herança familiar disputado por todos”, que é mencionado no texto, mas sem tanto relevo como a descrição dos retalhos que a formam e das histórias que cada um conta.

D) ERRADA. O trecho onde se lê “aquecia os pés das crianças” não é suficiente para evidenciar a importância da manta, que é muito maior do que a função de aquecer.

E) CORRETA. Ao longo do texto é descrito como os retalhos que formavam a manta carregavam um pouco da memória da família - o pedaço do vestido, do calção, do avental: “histórias de saudades, como o avental que carregou uma carta por mais de um mês... Muitas histórias formavam aquela manta.”

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Literatura

Literatura Brasileira

  1. Origens da literatura brasileira
  2. Quinhentismo
  3. Barroco no Brasil
  4. Arcadismo no Brasil
  5. Romantismo no Brasil
  6. Realismo no Brasil
  7. Naturalismo no Brasil
  8. Parnasianismo no Brasil
  9. Simbolismo no Brasil
  10. Pré-Modernismo
  11. Modernismo no Brasil
  12. Literatura brasileira contemporânea

Literatura Portuguesa

  1. Trovadorismo
  2. Humanismo
  3. Classicismo
  4. Barroco em Portugal
  5. Arcadismo em Portugal
  6. Romantismo em Portugal
  7. Realismo em Portugal
  8. Naturalismo em Portugal
  9. Parnasianismo em Portugal
  10. Simbolismo em Portugal
  11. Modernismo em Portugal

Movimentos literários

  1. Escolas literárias
  2. Estilos de época

Questões de literatura que caíram no Enem

1. (Enem/2024)

pessoas com suas malas
mochilas e valises
chegam e se vão
se encontram
se despedem
e se despem
de seus pertences
como se pudessem chegar
a algum lugar
onde elas mesmas não estivessem

RUIZ, A. In: SANT’ANNA, A. Rua Aribau: coletânea de poemas. Porto Alegre: TAG, 2018.

Esse poema, por meio da ideia de deslocamento, metaforiza a tentativa de pessoas

A) buscarem novos encontros.

B) fugirem da própria identidade.

C) procurarem lugares inexplorados.

D) partirem em experiências inusitadas.

E) desaparecerem da vida em sociedade.

Gabarito explicado

Alternativa correta: B) fugirem da própria identidade.

O poema fala sobre pessoas em constante movimento, que carregam malas, se despedem, e até “se despem de seus pertences” — como se quisessem deixar tudo para trás.

No verso “como se pudessem chegar a algum lugar onde elas mesmas não estivessem”, a ideia é que elas querem escapar da própria identidade, de quem são ou do que carregam emocionalmente.

2. (Enem/2015)

Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina. Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida, a julgar pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha parenta.

ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 2006.

O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina Mascarenhas como "parenta" de Aurélia Camargo assimila práticas e convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois

A) o trabalho ficcional do narrador desvaloriza a mulher ao retratar a condição feminina na sociedade brasileira da época.

B) o trabalho ficcional do narrador mascara os hábitos sociais no enredo de seu romance.

C) as características da sociedade em que Aurélia vivia são remodeladas na imaginação do narrador romântico.

D) o narrador evidencia o cerceamento sexista à autoridade da mulher, financeiramente independente.

E) o narrador incorporou em sua ficção hábitos muito avançados para a sociedade daquele período histórico.

Gabarito explicado

Alternativa correta: D) o narrador evidencia o cerceamento sexista à autoridade da mulher, financeiramente independente.

A) ERRADA. O autor não desvaloriza a figura feminina, pelo contrário, defende Aurélia dos “comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros”.

B) ERRADA. Alguns hábitos sociais são revelados no trecho, tal como o fato de D. Firmina acompanhar Aurélia para estar de acordo com o modelo social da época.

C) ERRADA. A obra Senhora tem como tema central o casamento por interesse, muito criticado por José de Alencar, e que era hábito da época, ou seja, não foi remodelado pela imaginação do autor.

D) CORRETA. O texto deixa claro que D. Firmina apenas acompanhava Aurélia para não ir contra às convenções sociais. Uma mulher de 18 anos não poderia dar rumo sozinha a sua vida: “essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina.”.

E) ERRADA. José de Alencar retrata a sociedade tal como ela era e, ainda, faz uma crítica sobre ela.

3. (Enem/2015)

Vei, a Sol

Ora o pássaro careceu de fazer necessidade, fez e o herói ficou escorrendo sujeira de urubu. Já era de madrugadinha e o tempo estava inteiramente frio. Macunaíma acordou tremendo, todo lambuzado. Assim mesmo examinou bem a pedra mirim da ilhota para vê si não havia alguma cova com dinheiro enterrado. Não havia não. Nem a correntinha encantada de prata que indica pro escolhido, tesouro de holandês. Havia só as formigas jaquitaguas ruivinhas.

Então passou Caiuanogue, a estrela da manhã. Macunaíma já meio enjoado de tanto viver pediu pra ela que o carregasse pro céu.

Caiuanogue foi se chegando porém o herói fedia muito. —Vá tomar banho! — ela fez. E foi-se embora. Assim nasceu a expressão "Vá tomar banho" que os brasileiros empregam se referindo a certos imigrantes europeus.

ANDRADE, M. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

O fragmento de texto faz parte do capítulo VII, intitulado "Vei, a Sol", do livro Macunaíma, de Mário de Andrade, pertencente à primeira fase do Modernismo brasileiro. Considerando a linguagem empregada pelo narrador, é possível identificar

A) resquícios do discurso naturalista usado pelos escritores do século XIX.

B) ausência de linearidade no tratamento do tempo, recurso comum ao texto narrativo da primeira fase modernista.

C) referência à fauna como meio de denunciar o primitivismo e o atraso de algumas regiões do país.

D) descrição preconceituosa dos tipos populares brasileiros, representados por Macunaíma e Caiuanogue.

E) uso da linguagem coloquial e de temáticas do lendário brasileiro como meio de valorização da cultura popular nacional.

Gabarito explicado

Alternativa correta: E) uso da linguagem coloquial e de temáticas do lendário brasileiro como meio de valorização da cultura popular nacional.

A) ERRADA. O discurso encontrado no texto é próprio da linguagem do Modernismo, que não se preocupa com padrões formais e rompe com padrões vigentes até então.

B) ERRADA. Apesar da temporalidade linear estar presente nessa obra, no trecho acima esse recurso não foi utilizado.

C) ERRADA. Umas das principais características do Modernismo é o nacionalismo ufanista, exagerado, o que vai de encontro a qualquer denúncia de atraso. Apesar de Macunaíma reconhecer defeitos do povo brasileiro, o texto não contempla qualquer crítica relacionada à referência feita à fauna.

D) ERRADA. O trecho não contempla a descrição dos personagens. A linguagem empregada na obra Macunaíma é característica do Modernismo, que desafia o leitor com elementos folclóricos.

E) CORRETA. Essa é considerada a matéria-prima de Macunaíma: a utilização dos aspectos folclóricos, pois eles concorrem para a criação da identidade cultural brasileira.

Continue praticando com Exercícios de literatura para estudar para o ENEM (com questões resolvidas).

Artes

1. História da arte

Para praticar: Para praticar: Exercícios sobre vanguardas europeias

2. Linguagem das artes visuais

  • Elementos básicos das artes visuais: linha, forma, cor, textura, espaço, volume
  • Composição e organização visual
  • Técnicas artísticas: pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação, performance
  • Relação entre forma e conteúdo
  • Interpretação de obras visuais (análise de sentido, contexto histórico e função social da obra)

3. Arte e cultura

  • Arte como manifestação cultural e social
  • A função da arte na sociedade: crítica social, identidade, memória, denúncia, protesto
  • Relação entre arte, política e movimentos sociais
  • Interculturalidade nas artes: fusões de estilos e linguagens em contextos globais
  • Arte como patrimônio cultural (material e imaterial)
  • Relação entre arte e mídia: publicidade, cinema, televisão, internet, cultura pop

4. Leitura e análise de imagens

  • Leitura crítica de imagens (pinturas, fotografias, esculturas, cartazes, HQs, grafites)
  • Identificação de intenções comunicativas em produções artísticas
  • Interpretação de símbolos, signos e metáforas visuais
  • Reconhecimento de estilos e escolas artísticas
  • Relação entre texto verbal e imagem (quando presente)

5. Inter-relações entre artes

  • Relações entre artes visuais, música, teatro, dança e literatura
  • Artes integradas: ópera, cinema, espetáculos multimídia
  • Uso de diferentes linguagens artísticas numa mesma produção

6. Aspectos contemporâneos da produção artística

  • Processos de criação artística na contemporaneidade
  • Novas mídias e arte digital
  • Arte engajada
  • Produções artísticas voltadas para questões de gênero, etnia, meio ambiente, globalização

7. Patrimônio histórico e artístico brasileiro

  • Patrimônio material: arquitetura, esculturas, pinturas, centros históricos
  • Patrimônio imaterial: festas populares, músicas, tradições orais, saberes artesanais
  • Políticas de preservação do patrimônio cultural
  • Identidade cultural brasileira através da arte

Ficou interessando em saber mais sobre a disciplina de artes no Enem? Confira Artes no Enem: o que estudar. Veja também um texto com questões selecionadas e respostas comentadas por especialistas: Exercícios de Artes no Enem.

Questões de artes que caíram no Enem

1. (Enem/2024)

TEXTO I

A linguagem visual dos adornos transmite informações sobre prestígio e transgressão, direito e dever, pois só é permitido ao indivíduo o uso de adornos de sua linhagem. Quando diretamente vinculadas aos conceitos cosmológicos, as artes indígenas convertem-se antes em prismas que refletem as concepções acerca da composição do universo e dos componentes que o povoam.

AGUILAR, N. (Org.); DIAS, J. A. B. F.; VELTHEN, L. H. V. Mostra do redescobrimento: artes indígenas. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo-Associação Brasil 500 anos, 2000 (adaptado).

TEXTO II

diadema_arte plumária indígena
Diadema (etnia Kayapó). Estados do Mato Grosso e Pará. Museu de Arte Indígena, s.d.

Disponível em: www.maimuseu.com.br. Acesso em: 11 jul. 2024.

Pela leitura desses textos, infere-se que a compreensão da arte plumária indígena requer a consideração da

A) indistinção hierárquica entre os membros de um mesmo grupo social.

B) prevalência dos elementos do mundo natural sobre as relações humanas.

C) reconfiguração constante das representações coletivas acerca do universo.

D) indeterminação entre as noções de identidade individual e de identidade cultural.

E) indissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade.

Gabarito explicado

Alternativa correta: E) indissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade.

A questão fala sobre os adornos usados por povos indígenas. O primeiro texto diz que esses objetos não são apenas enfeites: eles têm significados importantes. Por exemplo, só certas pessoas podem usá-los, dependendo de sua função ou posição na comunidade.

Além disso, esses adornos têm ligação com a espiritualidade e a visão de mundo do grupo indígena — ou seja, com o que eles acreditam sobre o universo.

A imagem (Texto II) mostra um exemplo disso: um diadema Kayapó, que tem um uso específico dentro da cultura desse povo.

2. (Enem/2015)

Recruta aranha penélope

LEONILSON. O recruta, a aranha e o penélope. Bordado sobre tecido, 1992. Disponível em www.projetoleonilson.com.br. Acesso em 3 de ago. 2012.

A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca presença no panorama da arte brasileira e internacional. Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado manual para

A) obtenção das linhas retas paralelas.

B) valorização do tracejado retilíneo.

C) exploração de diferentes texturas.

D) obtenção do equilíbrio assimétrico.

E) inscrição homogênea das formas e palavras.

Gabarito explicado

Alternativa correta: D) obtenção do equilíbrio assimétrico.

A) ERRADA. Podemos observar que o bordado não tem a preocupação de apresentar linhas retas.

B) ERRADA. Observando o bordado, vemos que não há a preocupação em exibir traçado retilíneo.

C) ERRADA. O artista tampouco demonstra a intenção de explorar muitas texturas em sua composição.

D) CORRETA. A obra de Leonilson apresenta o recurso da assimetria através do bordado, sugerindo uma criação muito espontânea, com a valorização do trabalho manual e orgânico.

E) ERRADA. Observando esse trabalho, vemos que o artista não exibe formas e palavras homogêneas.


3. (Enem/2015)

Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto, ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites morais, mas também com a orientação estética e cultural do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente ideal e obsceno: o alto - uma beleza imaterial - e o baixo - uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura de estilos que, sem romper com a regra do decoro artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório simbólico oficial. A exótica morena, que não é índia - nem mulata ou negra - poderia representar uma visualidade feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário da nossa "monarquia tropical"?

OLIVEIRA, C. Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.

O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à

A) incorporação de grandes correntes teóricas de uma época, conferindo legitimidade ao trabalho do artista.

B) atemporalidade do tema abordado pelo artista, garantindo perenidade ao objeto de arte então elaborado.

C) inserção da produção artística em um projeto estético e ideológico determinado por fatores externos.

D) apropriação que o pintor faz dos grandes temas universais já recorrentes em uma vertente artística.

E) assimilação de técnicas e recursos já utilizados por movimentos anteriores que trataram da temática.

Gabarito explicado

Alternativa correta: C) inserção da produção artística em um projeto estético e ideológico determinado por fatores externos.

A) ERRADA. Não é necessariamente porque um artista produz uma obra seguindo as tendências de grandes vertentes teóricas que seu trabalho terá legitimidade.

B) ERRADA. Muitas vezes a atemporalidade não ocorre no que diz respeito ao conceito de beleza na arte. Como exemplo, temos obras em certos períodos da humanidade em que o corpo gordo foi cultuado como sendo o ideal de beleza, o que foi modificado com o passar dos anos.

C) CORRETA. O que determina a aceitação de uma obra e o conceito de belo em certo momento histórico são causas externas, sociais e culturais daquele determinado contexto, levando-se em conta inclusive o propósito ideológico dessa sociedade.

D) ERRADA. Grandes temas da arte são e serão sempre utilizados pelos artistas. Isso não garante que suas obras serão aceitas e reconhecidas.

E) ERRADA. Técnicas e recursos já explorados não garantem também que as obras terão aceitação e reconhecimento.

Educação Física

Esportes

  1. Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede
  2. Esportes de invasão: o que são e exemplos
  3. Esportes de marca: o que são e exemplos
  4. Esportes de precisão: quais são, características e regras
  5. Esportes de rede e parede: o que são e exemplos
  6. Esportes de combate: o que são e exemplos
  7. Esportes de campo e taco: o que são e exemplos
  8. Esportes técnicos-combinatórios: o que são e exemplos

Ginástica e esporte-espetáculo

  1. Ginástica
  2. Esporte-espetáculo

Padrão corporal contemporâneo e saúde

  1. Obesidade
  2. A importância da atividade física para a saúde

Questões de educação física que caíram no Enem

1. (Enem/2024)

Os Jogos Olímpicos já não são mais os mesmos. E isso não é nem uma crítica, nem um elogio. É uma constatação. Esse movimento começou com o vôlei de praia tornando-se esporte olímpico em 1996, passou pela chegada do BMX Racing como primeiro “radical” a entrar no programa em 2008, e agora atinge seu momento mais insólito com a inclusão do break dance como modalidade dos Jogos de Paris, em 2024. Para os mais tradicionalistas, o cruzamento da linha que delimitava o que é esporte e o que é cultura e arte é uma afronta ao espírito dos Jogos Olímpicos. Skate e surfe, que há anos têm competições na televisão, pareciam estar na divisa entre esses dois mundos, o limite do aceitável pelos puristas. O break dance estaria do lado de “lá” dessa fronteira. Para o Comitê Olímpico Internacional, a decisão faz parte de uma estratégia de se comunicar com jovens urbanos que se exercitam e se entretêm de uma maneira muito diferente da dos seus avós.

Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 19 nov. 2021 (adaptado).

A mudança no programa olímpico mencionada no texto mostra que o esporte está se

A) aproximando da aventura.

B) mantendo em sua forma padrão.

C) tornando uma forma de dança.

D) afastando de elementos culturais.

E) adaptando às demandas do seu tempo.

Gabarito explicado

Alternativa correta: E) adaptando às demandas do seu tempo.

O texto mostra como os Jogos Olímpicos estão se atualizando, incluindo práticas culturais urbanas como skate, surfe e, mais recentemente, o break dance.
Essa mudança indica uma adaptação do esporte às transformações sociais e culturais da atualidade.

2. (Enem/2013)

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos

A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.

Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.

Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.

DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que

A) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.

B) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.

C) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.

D) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.

E) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

Gabarito explicado

Alternativa correta: A) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.

A) CORRETA. O texto indica justamente que os jovens estão se alimentando pior e não se exercitam, o que contribui para o aumento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

B) ERRADA. O texto não aponta que a diminuição de carboidratos e o aumento de proteínas aumentam a obesidade. Até porque, tais hábitos alimentares não contribuem para o excesso de peso.

C) ERRADA. O consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados não diminui a ingestão de sais e açúcar, ao contrário, aumenta os níveis dessas substâncias, o que é nocivo à saúde.

D) ERRADA. O texto não sugere que a aquisição de doenças como hipertensão e diabetes advém de fatores distintos em adultos e adolescentes.

E) ERRADA. Praticar atividades físicas não provoca o aumento da pressão arterial.

3. (Enem/ 2011)

Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas ruas.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. F. Caderno do professor. educação física. São Paulo, 2008.

Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por

A) exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica), que são exercícios de baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as articulações), e que previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida.

B) mecanismos que permitem combinar alimentação e exercício físico, que permitem a aquisição e manutenção de níveis adequados de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos socialmente.

C) programas saudáveis de emagrecimento, que evitam os prejuízos causados na regulação metabólica, função imunológica, integridade óssea e manutenção da capacidade funcional ao longo do envelhecimento.

D) exercícios de relaxamento, reeducação postural e alongamentos, que permitem um melhor funcionamento do organismo como um todo, bem como uma dieta alimentar e hábitos saudáveis com base em produtos naturais.

E) dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.

Gabarito explicado

Alternativa correta: E) dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.

A) ERRADA. O texto apresentado na questão não cita em nenhum momento a preferência por esportes aquáticos de baixo impacto e que previnem o envelhecimento.

B) ERRADA. O texto do enunciado aponta justamente a intenção crescente de modelar o corpo e sugere uma preocupação com a estética.

C) ERRADA. O que está posto não é a preocupação com o envelhecimento e sim em modelar o corpo, atendendo aos padrões de beleza.

D) ERRADA. A intenção mostrada no texto não é a de melhorar o organismo como um todo, mas de modificá-lo a fim de atender a um padrão estético.

E) CERTA. As dietas restritivas e os exercícios que contribuem para o aumento de massa muscular proporcionam modificações no corpo. Da mesma forma como sugere o texto do enunciado, ao dizer que as pessoas estão buscando modelar seus corpos na modernidade.

Língua estrangeira (Inglês)

  1. Exercícios de interpretação de texto em inglês
  2. Tempos verbais em Inglês
  3. Falsos cognatos em inglês (false friends)
  4. Palavras cognatas em inglês
  5. Exercícios sobre confused words
  6. Linking words
  7. Conditional sentences (orações condicionais em inglês)
  8. 130 substantivos (nouns) mais usados em inglês
  9. Os 20 phrasal verbs mais usados do inglês
  10. Polissemia em língua inglesa
  11. Skimming e Scanning: entenda o que é, como usar e diferenças

Se você quiser estudar mais inglês, veja também: Gramática da língua inglesa

Questões de inglês que caíram no Enem

1. (Enem/2024)

Holy War
Oh, so we can hate each other and fear each other
We can build these walls between each other
Baby, blow by blow and brick by brick
Keep yourself locked in, yourself locked in
[…]
Oh, maybe we should love somebody
Oh, maybe we could care a little more
So maybe we should love somebody
Instead of polishing the bombs of holy war

KEYS, A. Here. Estados Unidos: RCA Records, 2016.

Nessa letra de canção, que aborda um contexto de ódio e intolerância, o marcador “instead of ” introduz a ideia de

A) mudança de comportamento.

B) panorama de conflitos.

C) rotina de isolamento.

D) perspectiva bélica.

E) cenário religioso.

Gabarito explicado

Alternativa correta: A) mudança de comportamento.

O trecho da música fala sobre conflitos e separações, mas propõe: “maybe we should love somebody [...] instead of polishing the bombs of holy war”. A expressão “instead of” significa “em vez de”. Aqui, a cantora está propondo que em vez de cultivar ódio, as pessoas deveriam amar e cuidar mais umas das outras.

2. (Enem/2015)

First Footing

One of the major Hogmanay customs was "first-footing". Shortly after "the bells" - the stroke of midnight when public clocks would chime to signal the start of the new year -, neighbours would visit one anotherʼs houses to wish each other a good new year. This visiting was known as "first-footing", and the luckiest first-foot into any house was a tall, dark and handsome man - perhaps as a reward to the woman who traditionally had spent the previous day scrubbing her house (another Hogmanay ritual). Women or red heads, however, were always considered bad luck as first-foots.
First foots brought symbolic gifts to "handsel", the house: coal for the fire, to ensure that the house would be warm and safe, and shortbread or black bun (a type of fruit cake) to symbolise that the household would never go hungry that year.
First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow, although not the Scots love of a good party, of which there are plenty on the night!

Disponível em: www.visitscotland.com. Acesso em: 23 nov. 2011.

A partir da leitura do texto sobre a comemoração do Ano-novo na Escócia, observa-se que, com o tempo, aspectos da cultura de um povo podem ser

A) passados para outros povos.

B) substituídos por outras práticas.

C) reforçados pelas novas gerações.

D) valorizados pelas tradições locais.

E) representados por festas populares.

Gabarito explicado

Alternativa correta: B) substituídos por outras práticas.

A) ERRADA. De acordo com a informação transmitida no texto, onde afirma-se que “First-footing has faded in recent years” (O first-footing, hábito escocês de realizar visitas no Ano Novo, desapareceu nos últimos anos), podemos concluir que, por vezes, aspectos da cultura de um povo não sobrevivem nem mesmo entre os seus próprios habitantes. Não há nenhuma referência no texto sobre a “transferência” desses aspectos para outros povos.

B) CORRETA. Para chegar à resposta correta, basta compreender o seguinte parágrafo: "First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow, although not the Scots love of a good party, of which there are plenty on the night!" O trecho afirma que o first-footing, hábito escocês de realizar visitas no Ano Novo, é um hábito que desapareceu nos últimos anos, especialmente por conta do crescimento de grandes comemorações de rua em Edimburgo e Glasglow. Assim, pode-se afirmar que o first-footing foi substituído por outras práticas: as festas de rua.

C) ERRADA. Tendo em conta que o texto afirma que “First-footing has faded in recent years” (O first-footing desapareceu nos últimos anos), podemos concluir que os aspectos da cultura de um povo podem se perder ao longo do tempo, ou seja, não há garantias de que serão reforçados pelas novas gerações.

D) ERRADA. A partir da frase “First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow”. (O first-footing, hábito escocês de realizar visitas no Ano Novo, desapareceu nos últimos anos, especialmente por conta do crescimento de grandes comemorações de rua em Edimburgo e Glasglow), podemos concluir que os aspectos da cultura de um povo podem deixar de ser valorizados pelas tradições locais. Foi o que aconteceu com o first-footing, cuja valorização foi substituída pela valorização das festas de rua.

E) ERRADA. No trecho “First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow” (O first-footing, hábito escocês de realizar visitas no Ano Novo, desapareceu nos últimos anos, especialmente por conta do crescimento de grandes comemorações de rua em Edimburgo e Glasglow), o texto mostra que, em vez de serem representados pelas festas populares, os aspectos da cultura de um povo podem ser substituídos por elas. Foi o que aconteceu com o first-footing, que perdeu espaço para as festas de rua de Edimburgo e Glasglow.

Língua estrangeira (Espanhol)

1. Compreensão e interpretação de textos

  • Leitura de textos autênticos (jornais, revistas, blogs, charges, tirinhas, anúncios publicitários, reportagens, entrevistas, crônicas e pequenos contos)
  • Identificação da ideia principal e de ideias secundárias
  • Reconhecimento de diferentes gêneros textuais e sua finalidade comunicativa
  • Localização de informações explícitas no texto
  • Inferência de informações implícitas
  • Inferência de significado de palavras e expressões a partir do contexto
  • Identificação de recursos argumentativos e estratégias discursivas
  • Análise de efeitos de sentido (ironias, metáforas, humor, ambiguidade)

2. Elementos culturais

  • Reconhecimento de aspectos socioculturais de países hispanofalantes
  • Identificação de regionalismos e expressões idiomáticas
  • Temas sociais e culturais contemporâneos abordados na imprensa e na literatura de língua espanhola
  • Diferenças culturais entre Brasil e países de língua espanhola (costumes, valores, práticas sociais)

3. Recursos linguísticos dentro do contexto

  • Marcas de coesão textual (conectivos, pronomes referenciais, elipses, anáforas)
  • Recursos de modalização (uso de advérbios e modos verbais para indicar opinião, possibilidade, obrigação, etc.)
  • Relações de tempo e espaço no texto (uso de tempos verbais e expressões temporais)
  • Análise do uso de tempos verbais dentro de contextos discursivos (presente, pretérito, futuro)
  • Formas de interlocução e marcas de subjetividade nos textos

4. Estratégias de leitura

  • Uso de cognatos e falsos cognatos
  • Identificação de pistas contextuais para compreensão de vocabulário desconhecido
  • Leitura global (para captar a intenção comunicativa geral do texto)
  • Leitura detalhada (para localizar informações específicas)
  • Uso de conhecimentos prévios sobre o tema ou sobre a cultura hispânica para interpretar o texto

5. Temas recorrentes nos textos de Espanhol no ENEM

  • Migração e questões sociais em países hispânicos
  • Diversidade cultural e linguística
  • Direitos humanos e cidadania
  • Juventude, escola e cotidiano
  • Meio ambiente e sustentabilidade
  • Saúde e qualidade de vida
  • Tecnologia e comunicação

Para estudar e praticar:

  1. Interpretação de texto em espanhol com gabarito (Ensino Médio)
  2. Principais gírias em espanhol (Espanha e América Latina)
  3. Verbos em espanhol (verbos en español)
  4. Verbos em espanhol exercícios
  5. 20 verbos mais usados em espanhol
  6. Falsos cognatos em espanhol (falsos amigos)
  7. Exercícios sobre falso cognatos em espanhol (falso amigos) com gabarito

Se você quiser estudar mais espanhol, veja também: Gramática da língua espanhola

Questões de espanhol que caíram no Enem

1. (Enem/2024)

Morir muy vivos

No todo es perder, es cierto. Si te esfuerzas mucho y bien, porque no viene de fábrica, ganas conocimiento del mundo y de ti mismo, empatía, sosiego y, en suma, algo que podríamos denominar sabiduría. Pero creo que para ello hay que mantenerse alerta y no darse nunca por vencido. Pero también es un tiempo para saldar cuentas. No creo que haya que dejarse llevar por el peso de los días como un leño podrido al que las olas arrojan finalmente a la playa. Uno siempre puede intentar sacarse alguna de las piedras que lleva a la espalda, decir las cosas que nunca se atrevió a decir, cumplir en la medida de lo posible los deseos arrumbados, rescatar algún sueño que quedó en la cuneta. No rendirse, esa es la clave. Y sobre todo decirse: ¿y por qué no? Porque la vejez no está reñida con la audacia. Debemos aspirar a morir muy vivos.

MONTERO, R. Disponível em: https://elpais.com. Acesso em: 4 dez. 2017.

Nesse texto, ao utilizar a expressão “morir muy vivos”, a escritora Rosa Montero evidencia a importância de se

A) acumular sabedoria com o passar do tempo.

B) observar o impacto dos anos sobre o corpo.

C) rever os erros e os acertos de sua trajetória.

D) desfrutar de todas as fases da vida.

E) libertar das amarras sociais.

Gabarito explicado

Alternativa correta: D) desfrutar de todas as fases da vida.

A autora fala sobre o envelhecimento e como não devemos nos render à passagem do tempo. Ao contrário, ela propõe viver com intensidade, dizer o que nunca dissemos, correr atrás dos sonhos. O título “morir muy vivos” (morrer muito vivos) é uma forma de dizer que devemos viver plenamente até o fim.

2. (Enem/2015)

Las lenguas existen para comunicarse y para mantener la diversidad cultural de las sociedades. Perder una lengua es perder parte del patrimonio cultural de los pueblos, de ahí que un proyecto de colaboración on-line se haya puesto como meta la protección de la diversidad lingüística mundial.

Según los expertos, en 2100 solo se hablará la mitad de las lenguas que siguen vivas en la actualidad, de ahí la importancia de esta iniciativa.

En el mundo existen más de 3 000 idiomas en peligro de extinción, pero la tecnología puede impulsar su utilización y conservación. Gracias a la digitalización de documentos, grabación de vídeos y audio en alta calidad, y a la capacidad de compartirlos con el resto del mundo se espera que muchas lenguas que solo hablan o escriben unas miles de personas no caigan en el olvido y estén avocadas a la desaparición.

Es el caso de la ya extinguida lengua Miami-Illinois, que hablaban comunidades de indios americanos en el actual Medio Oeste de Estados Unidos y cuyos últimos parlantes murieron en la década de los 1960. Años más tarde un ciudadano de la tribu Miami de Oklahoma aprendió la lengua a través de manuscritos y ahora trata de revitalizar el idioma a base de archivos de audio, relatos. Se trata de solo un ejemplo, pero puede servir como muestra de otros muchos trabajos y del uso de la tecnología y la red con fines lingüísticos.

Disponível em: www.muyinteresante.es. Acesso em: 22 jul. 2012 (adaptado).

Mais que uma forma de comunicação, o idioma de um povo é a marca de sua cultura. Nesse sentido, o texto informa sobre o(a)

A) uso da tecnologia como ferramenta para a conservação de línguas em vias de extinção.

B) importância da valorização da língua oral para a conservação da cultura de um povo.

C) forma como a língua Miami-Illinois sobreviveu à ameaça de extinção.

D) evolução natural das línguas, suas adaptações e seu possível desaparecimento.

E) tendência à substituição dos meios de comunicação tradicionais por ferramentas digitais.

Gabarito explicado

Alternativa correta: A) uso da tecnologia como ferramenta para a conservação de línguas em vias de extinção.

A) CORRETA. Ao compreendermos o trecho “Gracias a la digitalización de documentos, grabación de vídeos y audio en alta calidad, y a la capacidad de compartirlos con el resto del mundo se espera que muchas lenguas que solo hablan o escriben unas miles de personas no caigan en el olvido y estén avocadas a la desaparición.” (Graças à digitalização de documentos, à gravação de vídeos e áudios em alta qualidade, e à capacidade de compartilhá-los com o restante do mundo, espera-se que muitas línguas que só são escritas ou faladas por umas mil pessoas, não caiam no esquecimento e não corram o perigo de desaparecer.), podemos concluir que o texto informa sobre o uso da tecnologia como ferramenta para a conservação de línguas em vias de extinção.

B) ERRADA. O texto não informa sobre a importância da valorização da língua oral para a conservação da cultura de um povo, mas sim sobre uma iniciativa com base na tecnologia, que tem como objetivo a conservação das línguas. Essa informação fica clara no trecho a seguir: “Perder una lengua es perder parte del patrimonio cultural de los pueblos, de ahí que un proyecto de colaboración on-line se haya puesto como meta la protección de la diversidad lingüística mundial. Según los expertos, en 2100 solo se hablará la mitad de las lenguas que siguen vivas en la actualidad, de ahí la importancia de esta iniciativa.” (Perder uma língua é perder parte do patrimônio cultural dos povos e, por isso, um projeto de colaboração online definiu como meta a proteção da diversidade linguística mundial. De acordo com especialistas, em 2100 apenas metade das línguas atuais serão faladas e é por isso que essa iniciativa é importante.)

C) ERRADA. Na verdade, a língua Miami-Illinois não sobreviveu à ameaça de extinção. De acordo com as informações indicadas no texto, ela foi extinta e posteriormente foi feito um trabalho em prol da sua recuperação através do uso da tecnologia, conforme podemos observar neste trecho: “Es el caso de la ya extinguida lengua Miami-Illinois, que hablaban comunidades de indios americanos en el actual Medio Oeste de Estados Unidos y cuyos últimos parlantes murieron en la década de los 1960. Años más tarde un ciudadano de la tribu Miami de Oklahoma aprendió la lengua a través de manuscritos y ahora trata de revitalizar el idioma a base de archivos de audio, relatos.” (É o caso da extinta língua Miami-Illinois, falada pelas comunidades de índios americanos do atual Centro-Oeste dos Estados Unidos, cujos últimos falantes morreram na década de 1960. Anos mais tarde, um cidadão da tribo Miami de Oklahoma aprendeu a língua através de manuscritos, e agora trata de revitalizar o idioma com base em arquivos de áudio, relatos.)

D) ERRADA. Dos três assuntos referidos nesta alternativa (evolução natural das línguas, suas adaptações e seu possível desaparecimento), o único tema informado pelo texto é o possível desaparecimento de algumas línguas. Observe a parte do texto que aborda esse assunto: “Según los expertos, en 2100 solo se hablará la mitad de las lenguas que siguen vivas en la actualidad...” (De acordo com especialistas, em 2100 apenas metade das línguas atuais serão faladas…)

E) ERRADA. O texto não informa sobre nenhuma tendência à substituição dos meios de comunicação tradicionais por ferramentas digitais. No que diz respeito às ferramentas digitais, o que o texto informa é o quanto as ferramentas digitais e a tecnologia em geral podem ser benéficas para a conservação dos idiomas. Essa informação pode ser observada no trecho a seguir: “Gracias a la digitalización de documentos, grabación de vídeos y audio en alta calidad, y a la capacidad de compartirlos con el resto del mundo se espera que muchas lenguas que solo hablan o escriben unas miles de personas no caigan en el olvido y estén avocadas a la desaparición.” (Graças à digitalização de documentos, à gravação de vídeos e áudios em alta qualidade, e à capacidade de compartilhá-los com o restante do mundo, espera-se que muitas línguas que só são escritas ou faladas por umas mil pessoas, não caiam no esquecimento e não corram o perigo de desaparecer.)

Tecnologia de Informação e Comunicação

  1. Gêneros digitais
  2. Gênero textual e-mail
  3. História da Internet
  4. História da televisão
  5. História do rádio
  6. História do telefone
  7. Inclusão digital
  8. Meios de comunicação
  9. Redes sociais

Questões de TICS que caíram no Enem

1. (Enem/2024)

Influenciadores negros têm recorrentemente chamado a atenção para o fato de terem muito menos repercussão em suas postagens e nas entregas do seu conteúdo quando comparados com os influenciadores brancos, mesmo se fotos, contextos e anúncios forem extremamente semelhantes. Segundo o site Negrê, a digital influencer e youtuber criadora do projeto digital Preta Pariu iniciou um experimento em uma plataforma. Após perceber a crescente queda nos índices de alcance digital, a paulista publicou fotografias de modelos brancas em seu perfil e analisou as métricas de engajamento. Surpreendentemente, a ferramenta de estatísticas aferiu um aumento de 6 000% em seu alcance.

Disponível em: https://diplomatique.org.br. Acesso em: 21 jan. 2024 (adaptado).

A apresentação do dado estatístico ao final desse texto revela a intenção de

A) demonstrar a repercussão de projetos como o Preta Pariu.

B) informar o quantitativo de postagens da comunidade negra.

C) potencializar o alcance de textos e imagens em sites como o Negrê.

D) exaltar a qualidade das publicações sobre negritude em redes sociais.

E) comprovar a relação entre o alcance de conteúdos digitais e o viés racial.

Gabarito explicado

Alternativa correta: E) comprovar a relação entre o alcance de conteúdos digitais e o viés racial.

Quando a influenciadora publica fotos de modelos brancas, o alcance aumenta 6.000%. Isso comprova que há um viés racial nos algoritmos das redes sociais, ou seja, conteúdos de pessoas negras são menos entregues ao público.

2. (Enem/2015)

Além da Revolução da Informação

O impacto da Revolução da Informação está apenas começando. Mas a força motriz desse impacto não é a informática, a inteligência artificial, o efeito dos computadores sobre a tomada de decisões ou a elaboração de políticas ou de estratégias. É algo que praticamente ninguém previu, nem mesmo se falava há 10 ou 15 anos: o comércio eletrônico — o aparecimento explosivo da internet como um canal importante, talvez principal, de distribuição mundial de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial. Essa nova realidade está modificando profundamente economias, mercados e estruturas setoriais, os produtos e serviços e seu fluxo, a segmentação, os valores e o comportamento dos consumidores, o mercado de trabalho.

O impacto, porém, pode ser ainda maior nas sociedades e nas políticas empresariais e, acima de tudo, na maneira como encaramos o mundo e nós mesmos dentro dele. O impacto psicológico da Revolução da Informação, como o da Revolução Industrial, foi enorme. Talvez tenha sido mais forte na maneira como as crianças aprendem. Já aos 4 anos (e às vezes até antes), as crianças desenvolvem habilidades de computação, logo ultrapassando seus pais. Os computadores são seus brinquedos e suas ferramentas de aprendizado. Daqui a 50 anos, talvez concluamos que não houve nenhuma crise educacional no mundo — apenas ocorreu uma incongruência crescente entre a maneira como as escolas do século XX ensinavam e a maneira como as crianças do fim do século XX aprendiam

DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.

O artigo apresenta uma reflexão sobre a Revolução da Informação, que, assim como a Revolução Industrial, provocou impactos significativos nas sociedades contemporâneas. Ao tratar da Revolução da Informação, o autor enfatiza que

A) o comércio eletrônico é um dos canais mais importantes dessa revolução.

B) o computador desenvolve na criança uma inteligência maior que a dos pais.

C) o aumento no número de empregos via internet é uma realidade atualmente.

D) o colapso educacional é fruto de uma incongruência no ensino do século XX.

E) o advento da Revolução da Informação causará impactos nos próximos 50 anos.

Gabarito explicado

Alternativa correta: A) o comércio eletrônico é um dos canais mais importantes dessa revolução.

A) CORRETA. No texto, Peter Drucker afirma que a mudança no modo de vida e de organização social não se dá pela informática, inteligência artificial ou pelo modo como os computadores afetam as pessoas. A revolução da informação tem como motor principal o comércio eletrônico.

B) ERRADA. O que o autor afirma, em relação às crianças e seus pais, é a diferença entre habilidades de computação que não estão diretamente ligadas à inteligência.

C) ERRADA. O “aparecimento explosivo da internet” proporciona uma mudança no mercado de trabalho que pode estar relacionada a empregos de nível gerencial, mas o autor não afirma o aumento no número de empregos.

D) ERRADA. Peter Drucker não compartilha da ideia de que há, certamente, um colapso educacional. Ele levanta a possibilidade de que seja apenas um momento de transição e readequação.

E) ERRADA. O que o autor afirma é que este é um período de efervescência e mudança, mas que as coisas tendem a se reestruturar. Daqui a cinquenta anos, o tempo possibilitará uma análise distanciada deste evento que não se pode perceber agora.

3. (Enem/2011)

Mudança linguística

Ataliba de Castilho, professor de língua portuguesa da USP, explica que o internetês é parte da metamorfose natural da língua.

— Com a internet, a linguagem segue o caminho dos fenômenos da mudança, como o que ocorreu com "você", que se tornou o pronome átono "cê". Agora, o interneteiro pode ajudar a reduzir os excessos da ortografia, e bem sabemos que são muitos. Por que o acento gráfico é tão importante assim para a escrita? Já tivemos no Brasil momentos até mais exacerbados por acentos e dispensamos muitos deles. Como toda palavra é contextualizada pelo falante, podemos dispensar ainda muitos outros. O interneteiro mostra um caminho, pois faz um casamento curioso entre oralidade e escrituralidade. O internetês pode, no futuro, até tornar a comunicação mais eficiente. Ou evoluir para um jargão complexo, que, em vez de aproximar as pessoas em menor tempo, estimule o isolamento dos iniciados e a exclusão dos leigos.

Para Castilho, no entanto, não será uma reforma ortográfica que fará a mudança de que precisamos na língua. Será a internet. O jeito eh tc e esperar pra ver?

Disponível em: http://revistalingua.com.br. Acesso em: 3 jun. 2015 (adaptado).

Na entrevista, o fragmento “O jeito eh tc e esperar pra ver?" tem por objetivo

A) ilustrar a linguagem de usuários da internet que poderá promover alterações de grafias.

B) mostrar os perigos da linguagem da internet como potencializadora de dificuldades de escrita.

C) evidenciar uma forma de exclusão social para as pessoas com baixa proficiência escrita.

D) explicar que se trata de um erro linguístico por destoar do padrão formal apresentado ao longo do texto.

E) exemplificar dificuldades de escrita dos interneteiros que desconhecem as estruturas da norma padrão.

Gabarito explicado

Alternativa correta: A) ilustrar a linguagem de usuários da internet que poderá promover alterações de grafias.

A) CORRETA. A partir do fragmento, o professor Ataliba Castilho busca criar uma imagem que represente a linguagem da internet sobre a qual o texto se desenvolve. O uso de “eh” e “tc” servem como uma mostra dessa nova possibilidade de comunicação capaz de promover a “metamorfose natural da língua”.

B) ERRADA. Pelo contrário, o autor afirma que a mudança proposta pela linguagem da internet pode evitar os excessos ortográficos da língua portuguesa, facilitando a escrita.

C) ERRADA. O fragmento mostra que o ato de comunicar é mais importante do que as regras ortográficas. Sendo assim, as dificuldades de escrita que estão relacionadas a uma inadequação às normas gramaticais podem deixar de existir, em certo aspecto, caso a questão da comunicação esteja relacionada apenas à compreensão.

D) ERRADA. Ao longo do texto, o professor Castilho mostra-se a favor da mudança, compreende-a como uma mudança natural. Por isso, o uso deste novo modo de escrita, ainda que destoe do resto do texto, cumpre uma função positiva, de afirmação da mudança, e não como representação de um erro.

E) ERRADA. Apesar do alerta para a possibilidade de exclusão, por desconhecimento do uso da linguagem, que o autor faz ao longo do texto, seu uso no fragmento citado traz consigo a ideia de que é uma mudança de fácil compreensão e assimilação.

Como esses temas são cobrados no Enem?

O objetivo principal desta prova é verificar se o participante tem capacidade de aplicar na vida real em sociedade, os conhecimentos adquiridos até então.

A abordagem do Enem não costuma ser muito diferente entre as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias ao longo dos anos.

Um ponto importante é estar a par dos movimentos da literatura e de movimentos artísticos correspondentes.

Outro ponto fundamental é a importância das questões de língua estrangeira. O idioma é escolhido pelo participante. Essa parte da prova consiste em 5 questões onde são apresentados textos no idioma estrangeiro e são feitas perguntas referentes a eles.

O texto pode ser em prosa, mas também pode ser uma charge ou letra de música, por exemplo.

Como os assuntos que mais caem no Enem muitas vezes estão relacionados com a atualidade, convém se manter a par de notícias através, por exemplo, de sites como BBC, CNN, Newsweek, etc.

Como estudar Linguagens, códigos e suas tecnologias para o Enem?

Tendo em conta que o conteúdo é majoritariamente da área de Humanas, grande parte do estudo aborda o homem como ser social, por isso, a melhor forma de estudar para a prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias é através de muita leitura e muita prática (provas antigas e simulados).

Relativamente aos conteúdos de Tecnologia da Informação, é importante se manter informado sobre o impacto e as alterações que aconteceram ao longo dos anos depois que os recursos digitais começaram a integrar o dia a dia das pessoas.

No âmbito da Educação física, é importante estar por dentro dos aspectos gerais da atividade física. Uma boa pedida é buscar artigos na Internet que falem, por exemplo, de impacto social da atividade física, padrões corporais, aptidão física, esportes, lutas, etc. Busque também questões de provas antigas para estar por dentro dos temas abordados recentemente.

Por fim, na área das Artes, é importante estar ciente da importância da diversidade artística de diferentes grupos sociais e étnicos.

A arte contemporânea foi um dos assuntos mais abordados nas questões dos últimos anos, por isso, é válido estudar esse conteúdo também. Assistir documentários e afins também pode ser uma boa pedida.

A arte brasileira pós 1970 e o Modernismo também têm sido temas de destaque.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).