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Infraestrutura e logística

Infraestrutura e logística são essenciais para a produção e para a economia de um país. Infraestrutura diz respeito aos elementos de sustentação físicos ou organizacionais para o funcionamento de uma sociedade. Logística é o planejamento e a execução do controle de fluxos.

Infraestrutura produtiva no Brasil

Transportes

O modal rodoviário é o principal tipo utilizado no Brasil. Aproximadamente 60% do transporte de cargas é feito por rodovias. Esse tipo apresenta alguns problemas:

  • Dependência de combustíveis: além de ser mais caro, qualquer alteração no preço do petróleo impacta diretamente o valor final do produto;
  • Menor segurança: muitas rodovias não possuem infraestrutura adequada;
  • Fatores humanos: excesso de jornada de trabalho dos caminhoneiros e pouco treinamento;
  • Criminalidade: alto índice de roubo de cargas e assaltos nas estradas brasileiras.

O transporte ferroviário é pouco utilizado, cerca de 30% da movimentação de cargas. É usado principalmente para cargas de baixo valor agregado, como minérios e grãos. A região Sudeste concentra ferrovias por causa do seu histórico de mineração. Atualmente as regiões que mais utilizam as ferrovias e seus respectivos produtos são:

  • Região Sudeste: Estrada de Ferro Vitória-Minas e MRS Logística escoam principalmente minérios, aço e minério de ferro;
  • Região Sul: principalmente transporte de grãos, madeira e carvão mineral. A América Latina Logística liga áreas produtoras de milho e soja aos portos;
  • Região Centro-Oeste: a ferrovia Norte-Sul conecta a produção agrícola do Cerrado ao porto de Itaqui, no Maranhão.

O transporte hidroviário é mais comum na região Amazônica, pela grande quantidade de rios e afluentes. As vantagens desse tipo de transporte são o baixo custo, menor emissão de poluentes e a grande capacidade de carga por viagem. O principal problema são períodos de seca, quando a navegabilidade é mais difícil. Além disso, a integração com outros modais é insuficiente e os portos são mal equipados.

As principais hidrovias brasileiras e seus produtos transportados são:

  • Tocantins-Araguaia: estados do Tocantins e Pará. Escoamento de minérios e grãos;
  • São Francisco: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Produtos agrícolas;
  • Madeira: Rondônia e Amazonas. Transporta soja, milho e madeira;
  • Tietê-Paraná: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Escoa soja, milho, cana-de-açúcar e insumos industriais.

O modal aéreo é utilizado principalmente para cargas mais sensíveis e de alto valor agregado. Dentre elas, produtos farmacêuticos, joias, itens eletrônicos e de tecnologia, produtos de luxo, etc.

Energia

A energia hidrelétrica é a principal utilizada no Brasil. Pouco mais da metade da capacidade instalada da matriz energética é hidrelétrica. Dentre as vantagens estão o alto rendimento energético, o custo operacional baixo, a integração nacional e ser uma energia renovável.

As termelétricas são mais utilizadas no Brasil em períodos de seca, nos quais a produção hidrelétrica cai. São construídas mais rápido do que hidrelétricas e podem ser instaladas perto dos centros consumidores.

O uso das energias eólica e solar têm crescido no Brasil. Atualmente seu uso está em cerca de 20% da geração elétrica. São energias renováveis, de baixo custo de manutenção e adaptação em diferentes escalas.

Telecomunicações

As redes de telecomunicações são essenciais para a integração nacional e a consolidação das demais infraestruturas. Permitem o desenvolvimento de empresas, aceleram o comércio e a apoiam a logística e o transporte.

O Brasil ainda apresenta desigualdades no acesso às redes de telecomunicações. As regiões Norte e Nordeste têm menor cobertura e qualidade. As áreas rurais e as periferias urbanas também possuem acesso deficiente às redes.

Logística

A logística é o processo de planejamento de toda cadeia produtiva, buscando otimizar o transporte e o armazenamento e aumentar os lucros.

É composta por quatro fases:

  • Planejamento da cadeia logística: como o transporte será feito desde o produtor até o consumidor final;
  • Transporte: movimentação das cargas;
  • Armazenamento: organização dos estoques e galpões de armazenamento;
  • Distribuição: chegada dos produtos aos varejistas, indústrias e consumidores finais.

A gestão é realizada em todas as etapas do processo.

A logística brasileira é impactada pela falta de integração entre os modais e pelo modal rodoviário ser o principal no país. A segurança e a burocracia também são pontos que atrapalham a logística.

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Referências Bibliográficas

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES – ANTT. Relatório anual de transporte rodoviário de cargas no Brasil. Brasília: ANTT, 2023. Disponível em: https://www.antt.gov.br. Acesso em: 11 ago. 2025.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA – ABRALOG. Panorama da logística no Brasil. São Paulo: ABRALOG, 2024. Disponível em: https://www.abralog.org.br. Acesso em: 11 ago. 2025.