🚀 Ferramentas de estudo por menos de R$1/dia

Geografia humana: o que é e o que estuda (com exemplos)

Geografia humana é a parte da Geografia que estuda as relações entre os seres humanos e o espaço geográfico. Seu enfoque é na forma como as sociedades produzem, transformam e organizam o espaço.

Objetivos

O principal objetivo da Geografia humana é compreender a sociedade do ponto de vista espacial. Significa dizer que a sociedade será estudada a partir das suas relações com o espaço geográfico.

Com base nisso, a Geografia humana também pode ter como objetivos:

  • compreender e explicar as desigualdades socioespaciais;
  • auxiliar no planejamento territorial;
  • analisar dinâmicas socioculturais, política e econômicas em diferentes espaços.

Por que é importante estudar Geografia humana

A Geografia humana ajuda a entender o mundo e suas complexidades. Por ser um ramo que dialoga com outras ciências (História, Sociologia, Economia, Política, etc.), é capaz de construir estudos profundos sobre a realidade socioespacial.

Através dela é possível entender como as sociedades se organizam e os seus desafios atuais.

Ela também ajuda na construção de uma consciência crítica acerca do mundo em que vivemos. Através dela é possível investigar problemas e impactos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais.

Temas da Geografia humana

No ramo da Geografia humana são estudadas diversas temáticas, dentre elas:

  • Demografia: estudo da população humana, seus padrões e sua distribuição;
  • Geografia econômica: estudo das atividades produtivas e sua distribuição espacial, além dos modelos econômicos adotados mundialmente;
  • Geopolítica: análise da política, fronteiras, papel do Estado, consequências locais e globais;
  • Geografia urbana: estudo do espaço geográfico urbano, suas características e desafios;
  • Geografia da indústria: analisa a logística, as formas de produção industrial e as redes (abastecimento, consumo, etc.);
  • Geografia cultural: estudo das culturas na perspectiva do espaço geográfico;
  • Geografia agrária: análise dos padrões de trabalho e produção no campo.

Exemplos práticos

A Geografia humana pode trabalhar diversas temáticas práticas do dia a dia em seus estudos, como por exemplo:

  • impactos da migração em determinado país;
  • como a baixa taxa de natalidade pode impactar um país;
  • a expansão urbana e seus impactos socioambientais;
  • relação do agronegócio com o meio ambiente;
  • modelos de produção e suas redes pelo mundo.

Diferenças entre Geografia física e Geografia humana

A Geografia física tem enfoque nos aspectos naturais do espaço, ou seja, estuda a formação do rochas e do relevo, a hidrografia, o clima, a vegetação, dentre outros. Enquanto a Geografia humana insere o elemento "sociedade" para também ser trabalhado.

Deste modo, não existe Geografia humana sem a parte física e natural. Por mais que o foco seja a sociedade e suas relações, a Geografia não pode esquecer do espaço geográfico em sua análise. E o espaço geográfico, materialmente, está na parte física.

Por exemplo, se um geógrafo estuda construções irregulares em áreas de morro, ele não pode ignorar a existência do morro como formação rochosa. Se uma geógrafa pesquisa sobre impactos sociais do agronegócio ela precisará escolher um lugar físico onde realizará sua pesquisa (município, bairro, etc.).

Existem diferenças entre Geografia física e humana em seus enfoques, porém, é importante lembrar que a ciência geográfica é apenas uma. A divisão ocorre didaticamente para facilitar os estudos.

Geografia humana no Brasil

Por muito tempo a Geografia no Brasil foi influenciada pela matemática e estatística, tornando-se um conjunto descritivo de dados sem função prática. Por exemplo, os alunos decoravam os afluentes do rio Amazonas, mas não entendiam como funciona um rio e seus afluentes.

Por volta dos anos 1970 e 1980 houve influência da Geografia crítica, inspirada no Marxismo, que trouxe crítica social às análises geográficas.

Atualmente os principais temas trabalhados pela Geografia humana no Brasil são: urbanização, população, globalização, questões agrárias e geopolítica.

O geógrafo Milton Santos foi o maior representante da Geografia humana no Brasil, e seus textos são utilizados até hoje em provas e concursos. Além dele, Ruy Moreira, Bertha Becker e Antônio Carlos Robert Moraes são referência dentro da área.

Veja também: Geografia no Enem (2025): assuntos que mais caem

Para praticar:

Exercícios sobre espaço geográfico (com respostas explicadas)

Exercícios sobre urbanização (com gabarito)

Referências Bibliográficas

CLAVAL, Paul. Geografia Humana. 5. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.

CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia: conceitos e temas. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2011.