Geografia ambiental: entenda o que é e o que estuda (principais conceitos)
Geografia Ambiental é o ramo da Geografia que estuda a relação entre sociedade e a natureza. Passou a se fortalecer a partir dos anos 1970, com a Conferência de Estocolmo e a preocupação com o meio ambiente.
Trata da modificação do meio natural pela ação humana e dos impactos na vida humana pela natureza. Além disso, trabalha impactos ambientais e soluções para esses impactos.
Na Geografia Ambiental são utilizados conceitos como meio ambiente, impactos ambientais, recursos naturais, sustentabilidade e conflitos ambientais.
Por que estudar Geografia Ambiental
Os conhecimentos da Geografia Ambiental ajudam a compreender e a buscar soluções para os impactos decorrentes da relação sociedade - natureza.
Qualquer atividade humana provoca modificações de maior ou menor grau no meio ambiente. A natureza, por sua vez, influencia e impacta na vida humana. É preciso achar uma relação de equilíbrio desses dois elementos, e a Geografia Ambiental pode ajudar com isso.
A Geografia Ambiental busca compreender melhor como as atividades humanas (agricultura, indústria, serviços, etc.) impactam na natureza, e as melhores formas de mitigar esses impactos.
Estuda principais impactos ambientais derivados dessas atividades, como a poluição, a escassez de água, a desertificação e as mudanças climáticas.
Propõe soluções para os problemas ambientais, como por exemplo melhores formas de trabalhar o solo para evitar a erosão ou a desertificação.
Políticas ambientais e estratégias de preservação ambiental também são temas presentes na Geografia Ambiental.
Através do estudo da Geografia Ambiental é possível criar consciência ambiental e propor decisões mais racionais para o uso dos recursos naturais no futuro.
Principais conceitos da Geografia Ambiental
A Geografia Ambiental trabalha com alguns conceitos importantes, sendo os principais:
- Meio Ambiente: é o conjunto de elementos naturais (água, solo, ar, vegetação,etc.) e sociais (plantações, cidades, indústria, serviços) e a interação entre eles;
- Recursos Naturais: são elementos naturais utilizados e transformados pelas sociedades para produzir e sobreviver. Podem ser renováveis ou não renováveis;
- Sustentabilidade: produzir de forma consciente, para evitar a escassez de recursos naturais e permitir que as próximas gerações se beneficiem desses recursos;
- Desenvolvimento Sustentável: é o modelo econômico baseado na sustentabilidade. Busca o lucro com consciência ambiental;
- Impactos Ambientais: qualquer transformação, positiva ou negativa, derivada da ação humana na natureza. Os impactos positivos podem ser um reflorestamento ou a recuperação de uma lagoa degradada, por exemplo. Os impactos negativos podem ser poluição, degradação do solo ou contaminação de rios;
- Mudanças Climáticas: alterações no clima global derivadas das ações humanas, como a emissão de gases estufa;
- Conflitos Ambientais: disputas entre grupos sociais distintos por causa de recursos naturais. Por exemplo, o conflito por terra no Brasil, ou disputas por água em locais de escassez hídrica.
Exemplos práticos do que é feito na Geografia Ambiental
No Brasil, os princípios da Geografia Ambiental são utilizados em diferentes âmbitos para melhorar a relação sociedade - natureza.
Por exemplo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) monitora o desmatamento na Amazônia através de imagens de satélite. Esses dados ajudam a entender, comparar e propor políticas para controlar ou diminuir o desmatamento.
Na cidade do Rio de Janeiro foram realizados estudos e mapeamentos a respeito do problema das inundações urbanas na região central. Depois disso, foram construídos piscinões subterrâneos para que a água ficasse retida com maior facilidade.
O rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, também foi estudado sob a ótica da Geografia Ambiental. Com estudos de solo, impactos nos rios e na biodiversidade local.
A definição de uma Área de Proteção Ambiental (APA), a realização de um Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE), e até mesmo estudos de planejamento urbano podem utilizar dos saberes da Geografia Ambiental para serem realizados.
Mapa mental sobre Geografia Ambiental
 
Para praticar:
Exercícios de geografia ambiental para praticar (com gabarito)
Exercícios sobre desmatamento (com gabarito)
Referências Bibliográficas
MÊSQUITA, Olindina Vianna; SILVA, Solange Tietzmann (coords.). Geografia e questão ambiental. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 166 p.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Geografia e ambiente. Orientação, São Paulo, v. 5, p. 19-27, out. 1984.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Geografia Ambiental: raízes, seiva, frutos e sementes. 1. ed. Consequência: São Paulo, 2025.
Geografia ambiental: entenda o que é e o que estuda (principais conceitos). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/geografia-ambiental-entenda-o-que-e-e-o-que-estuda-principais-conceitos/. Acesso em:
 
                                     
     
        