Flexibilidade na Educação Física
A flexibilidade apresenta diversas definições e, pode ser entendida como a capacidade de realizar movimentos articulares com uma máxima amplitude.
É ainda uma capacidade individual e alguns fatores influenciam diretamente, como o gênero, a idade, a individualidade biológica, a classificação corporal, além de fatores externos, como por exemplo, o treinamento.
O que são os alongamentos
Os alongamentos são exercícios usados para o desenvolvimento da flexibilidade e para o ganho de uma amplitude de movimento.
Existem diversas discussões sobre o melhor momento para a realização dos exercícios de alongamento, na qual, alguns autores defendem a sua prática antes da realização de exercícios físicos e, outros, entendem que após o exercício físico é o mais ideal. Apesar disso, é recomendado por especialistas a prática regular de exercícios de alongamento, pois estes, trazem diversos benefícios:
- Melhora da qualidade de vida;
- Melhora da postura;
- Redução da tensão muscular;
- Aumento da flexibilidade;
- Melhora da amplitude de movimento;
- Ativação da circulação sanguínea;
- Prevenção de lesões;
Técnicas de alongamento
Existem algumas técnicas de alongamentos, que apresentam diferentes características e funções, sendo elas:
- Alongamento estático: a pessoa precisa manter uma determinada posição, por um período, sem realizar movimento. Por exemplo: com as pernas estendidas, tentar encostar as mãos na ponta dos pés;
- Alongamento dinâmico: neste alongamento, a pessoa alcança uma determinada amplitude de movimento e em seguida volta para a posição inicial, podendo variar a velocidade de execução. Por exemplo: realizar uma rotação dos braços;
- Alongamento ativo: a própria pessoa realiza o alongamento, sem o auxílio de ninguém;
- Alongamento passivo: uma pessoa será alongada, com a ajuda de uma segunda pessoa, que irá realizar uma tensão/ força externa, de maneira lenta e progressiva.
Exemplos de alongamentos
Os alongamentos estáticos, dinâmicos, ativos e passivos podem trabalhar diferentes grupos musculares e, o seu benefício está relacionado a cada musculatura em questão. Trazemos abaixo alguns exemplos:
- Alongamentos para membros superiores:
- Alongamentos para membros inferiores:
Estude mais também sobre:
Ginástica: os tipos, a história e o conceito
A Importância da atividade física para a saúde
Referências Bibliográficas
FRAGA-MAIA, Helena et al. Orientação para às atividades da vida diária e laboral: alongamentos musculares. Salvador: Universidade do Estado da Bahia: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, 2020. 15 p. Disponível em: https://crefito7.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/CARTILHA-Alongamento-COSTTA.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
HARTMANN, Camila Soares. Benefícios da flexibilidade nas aulas de educação física escolar. 2013. Monografia (Curso de Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/3911/1/Camila%20Soares%20Hartman.pdf. Acesso em: 3 jul. 2025.
Flexibilidade na Educação Física. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/flexibilidade-na-educacao-fisica/. Acesso em: