Exercícios sobre titulação (com gabarito resolvido e explicado)
Os exercícios resolvidos e comentados abaixo oferecem uma oportunidade prática de revisar e aplicar os conteúdos teóricos sobre titulações.
Abordamos desde situações envolvendo ácidos e bases fortes e fracas até cálculos de concentração, teor percentual e interpretação de curvas de titulação. Ideal para estudantes que desejam reforçar seus conhecimentos e se preparar para provas e vestibulares.
Questão 1
Para a padronização de solução de NaOH, um técnico de laboratório pesou cerca de 0,4084g de padrão primário de biftalato de potássio (MM=204,22g.mol-1). Sabendo que este padrão primário reage com NaOH na proporção de 1:1 e que o volume de NaOH gasto foi de 15,8mL, determine a concentração molar dessa solução de NaOH.
a) 0,10mol/L
b) 0,13mol/L
c) 1,30mol/L
d) 1,00mol/L
Resposta: anternativa B.
Como a proporção molar é de 1:1, temos que a relação entre número de mols é:
(I)
Sabemos também que para soluções, a relação para número de mols é dada por:
(II)
e para sólidos, a relação para número de mols é:
(III)
Podemos substituir essas relações na fórmula I, chegando em:
Agora podemos susbtituir os dados da questão nesta última fórmula, lembrando que o volume de NaOH gasto na titulação deve ser dado em Litros (0,0158L):
Questão 2
Para determinar a concentração de uma solução de H2SO4, foi utilizada uma solução padronizada de NaOH 0,1mol/L. Sabendo que foram gastos 22,50mL de solução de NaOH e que foram titulados 10mL de solução ácida, determine a concentração desta solução.
a) 0,225mol/L
b) 0,100mol/L
c) 0,112mol/L
d) 0,056mol/L
Resposta: alternativa C.
Como a reação entre NaOH e H2SO4 se processa na proporção 2:1 (2 mols de NaOH para 1 mol de H2SO4), a relação entre números de mols é:
(o número de mols de NaOH que reagem é o dobro do número de mols de H2SO4)
Assim, como são duas soluções, podemos utilizar a relação n = M . V :
Substituindo os dados da questão (lembrando que nesta situação não há necessidade de converter os volumes para Litros já que ambos os lados da igualdade terão a mesma unidade de volume):
Questão 3
Durante a titulação de 25 mL de uma solução de ácido acético (CH3COOH) 0,1 M com NaOH 0,1 M, qual das seguintes afirmações sobre o ponto de equivalência é CORRETA?
a) O pH no ponto de equivalência será igual a 7,0, pois o sal formado é neutro.
b) O pH no ponto de equivalência será maior que 7,0, devido à hidrólise do ânion acetato (CH3COO⁻).
c) O pH no ponto de equivalência será menor que 7,0, pois o NaOH é uma base forte.
d) A concentração de CH3COOH será igual à de NaOH no ponto de equivalência, resultando em pH = 7,0.
Resposta: alternativa B.
A reação entre ácido acético e NaOH é a seguinte:
O sal formado (acetato de sódio) é formado por um ácido fraco e uma base forte. Assim, quando em solução, sofre hidrólise e deixa o meio alcalino (pH>7). Vale destacar que a hidrólise ocorre APENAS com o íon da substância mais fraca, neste caso o íon acetato (CH3COO-), segundo a reação:
Veja que há liberação de íons OH-, que alcalinizam o meio, subindo o pH.
Questão 4
Qual dos seguintes pares de substâncias NÃO pode ser titulado com uso de fenolfataleína, alaranjado de metila ou vermelho de metila?
a) HCl e NaOH
b) CH3COOH e KOH
c) H2SO4 e NH3
d) NaCl e AgNO3
e) HNO3 e KOH
Resposta: alternativa D.
Todas as alternativas correspondem a pares de ácido-base, EXCETO, a alternativa D. Os indicadores da questão servem apenas para reações ácido-base.
Questão 5
Na determinação de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) no leite de magnésia, é feito um procedimento de retrotitulação, onde é colocado um excesso de ácido clorídrico (HCl) consumido toda a base presente no leite de magnésia e o excesso de ácido é titulado com NaOH.
Em uma retrotitulação para determinação de hidróxido de magnésio, foram misturados 10mL de leite de magnésia com 25mL de HCl 1,0 mol/L. O excesso de HCl foi titulado com 4mL de NaOH 1,0 mol/L. Qual deve ser o teor percentual aproximado (m/v) de hidróxido de magnésio nesta amostra?
(Dados de massa molar: Mg(OH)2 = 58,3g/mol ; HCl = 36,5g/mol ; NaOH = 40g/mol)
a) 3%
b) 4%
c) 5%
d) 6%
e) 7%
Resposta: alternativa D.
Inicialmente precisamos saber qual o excesso de HCl, ou seja, a parcela do HCl que não reagiu com o Mg(OH)2. Para isso, sabemos que a estequiometria da reação entre HCl e NaOH é 1:1, de modo que o número de mols de NaOH que reagem é exatamente igual o número de mols de HCl que reagem (HCl excedente).
Então, podemos calcular esse número de mols:
Veja que foi necessário converter o volume de NaOH gasto na titulação para Litros, ja que a fórmula da molaridade (n=M.V) permite apenas o uso desta unidade.
Agora precisamos saber qual foi o número de mols total adicionado inicialmente. Utilizaremos a mesma fórmula vista anteriormente, agora substituindo os termos pelos dados de HCl:
Assim, foram adicionados 0,0025mol de HCl, dos quais 0,0004mol não reagiram com o Mg(OH)2, pois foram excedentes (posteriormente reagiram com o NaOH na titulação). A parcela de HCl que reagiu com Mg(OH)2 foi 0,025-0,004 = 0,021mol.
Olhando agora para a estequiometria da reação entre HCl e Mg(OH)2 podemos reparar que é 2:1 (2mol de HCl reagem com 1mol de Mg(OH)2):
Logo, a quantidade de Mg(OH)2 que reage é metade da quantidade de HCl que reage, logo 0,021/2 = 0,0105mol.
Para saber a que massa de Mg(OH)2 essa quantidade refere-se, fazemos a regra de três utilizando a massa molar:
Como o volume de amostra utilizado foi de 10mL, podemos calcular o percentual de Mg(OH)2 calculando a massa presente em 100mL, que corresponde a uma massa 10 vezes maior, logo 5,83g => 5,83%
Questão 6
Leia também titulação e pratique mais com exercícios de estequiometria (com gabarito explicado).
Exercícios sobre titulação (com gabarito resolvido e explicado). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-titulacao/. Acesso em: