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Exercícios sobre patrimônio (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

O patrimônio cultural de um povo é formado por bens materiais e imateriais que representam sua história, identidade e tradições. No Brasil, a valorização e a preservação desses patrimônios — como festas populares, monumentos históricos, saberes tradicionais e paisagens naturais — são garantidas por políticas públicas e reconhecimentos oficiais, como o tombamento e os registros do IPHAN e da UNESCO.

Nesta seleção de exercícios com gabarito comentado, você poderá revisar os principais conceitos sobre patrimônio cultural, compreender a diferença entre bens materiais e imateriais, e refletir sobre o papel da preservação na construção da memória coletiva e da cidadania.

Questão 1

"O Fandango Caiçara é considerado Patrimônio Cultural Imaterial desde novembro de 2012. (...) Para as comunidades rurais e de pescadores (...), o lugar do fandango em suas vidas vincula-se à organização do trabalho comunitário - o mutirão - e também, a todo conjunto de laços de sociabilidade produzidos na região. O fandango está presente em casamentos e batismos, festas de santos padroeiros e aniversários, e nas alianças de ajuda mútua. Nos mutirões para o trabalho na terra, para erguer uma casa, varar uma canoa, fazer um lanço de tainha, ou nos preparativos para um casamento, o fandango era uma das contrapartidas oferecidas, junto alimentação farta ao longo do dia e da noite, criando um circuito de trocas intercomunitárias muito sólidas."

(IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/657/. Acesso em: 27 jul. 2025.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre patrimônio cultural imaterial, é correto afirmar que o Fandango Caiçara:

a) Constitui uma prática cultural isolada, preservada exclusivamente em espaços institucionais para garantir sua autenticidade original.

b) Representa uma manifestação artística elitizada, desenvolvida historicamente pelas classes dominantes das comunidades litorâneas.

c) Integra-se às práticas sociais cotidianas, funcionando como elemento de coesão comunitária e organização do trabalho coletivo.

d) Caracteriza-se como uma tradição estática, mantida inalterada ao longo do tempo pelas comunidades caiçaras.

e) Limita-se a apresentações folclóricas em festivais, desvinculado das práticas sociais contemporâneas das comunidades.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O texto demonstra que o Fandango Caiçara não é uma prática isolada, mas está integrado ao cotidiano das comunidades.

b) Incorreta. O fandango é uma manifestação das comunidades rurais e de pescadores, não sendo caracterizado como uma prática elitizada.

c) Correta. O texto evidencia que o fandango vincula-se à organização do trabalho comunitário (mutirões) e aos laços de sociabilidade, funcionando como elemento de coesão social e organização coletiva.

d) Incorreta. As manifestações culturais imateriais são dinâmicas e se adaptam ao longo do tempo, mantendo sua essência mas incorporando mudanças das comunidades que as praticam.

e) Incorreta. O texto mostra que o fandango está presente em diversas ocasiões da vida comunitária, não se limitando a apresentações folclóricas, mas sendo parte viva da cultura local.

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Questão 2

Imagem que apresenta o cenário da Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS)

A Gruta Azul, localizada em Bonito (MS), representa um dos patrimônios naturais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN. Este tipo de formação geológica, caracterizada por cavernas calcárias com lagos subterrâneos de águas cristalinas, integra um conjunto de políticas de preservação que articulam conservação ambiental e desenvolvimento sustentável do turismo.

A partir da análise da imagem e considerando as políticas contemporâneas de patrimônio natural, a preservação de sítios como a Gruta Azul fundamenta-se em:

a) Conciliação entre acesso controlado de visitantes e manutenção dos ecossistemas.

b) Isolamento total do público para garantir a conservação das formações geológicas.

c) Exploração turística intensiva para maximizar a geração de renda local.

d) Transformação do local em área de pesquisa científica restrita a especialistas.

e) Desenvolvimento de infraestrutura hoteleira no interior das cavernas.

Gabarito explicado

a) Correta. A preservação de patrimônios naturais como grutas exige equilíbrio entre conservação ambiental e acesso público educativo controlado.

b) Incorreta. O isolamento total impediria a função educativa e cultural do patrimônio, além de não gerar recursos para sua manutenção.

c) Incorreta. A exploração intensiva comprometeria a preservação das formações calcárias e a qualidade das águas cristalinas visíveis na imagem.

d) Incorreta. Embora a pesquisa seja importante, a restrição aos especialistas negaria a dimensão social e educativa do patrimônio natural.

e) Incorreta. Infraestrutura no interior das cavernas causaria impacto ambiental irreversível aos ecossistemas frágeis mostrados na imagem.

Questão 3

"A Unesco e os estados nacionais expressaram a predileção pelo caráter excepcional de obras-primas, da humanidade ou da nação, como dignos de preservação e posteridade. Com as críticas ao nacionalismo e às visões normativas da sociedade, surgiram os apelos pelo patrimônio da humanidade, considerado não uma abstração monolítica e homogênea – que não existe –, mas na concretude da diversidade. Esse movimento de valorização das culturas, iniciado com os aspectos materiais, em geral produzido pelas elites, passou aos poucos a se expandir para as manifestações intangíveis e dos grupos sociais em geral, não apenas, pelos dominantes."

(FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra. O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008. p. 29)

Considerando o texto e a evolução das políticas patrimoniais, analise as transformações no conceito de patrimônio cultural:

a) A valorização inicial do patrimônio focava nas manifestações populares e intangíveis das classes trabalhadoras.

b) O movimento de democratização patrimonial expandiu o reconhecimento das manifestações culturais dos grupos sociais diversos, não apenas das elites.

c) A UNESCO manteve historicamente uma visão restritiva, reconhecendo essencialmente patrimônios materiais de caráter monumental.

d) O conceito de patrimônio da humanidade baseia-se numa perspectiva homogênea e abstrata das culturas mundiais.

e) As críticas ao nacionalismo resultaram no abandono das políticas de preservação patrimonial pelos Estados nacionais.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O texto indica que inicialmente a valorização patrimonial privilegiava aspectos materiais "em geral produzido pelas elites", não pelas classes trabalhadoras.

b) Correta. O texto demonstra que o movimento patrimonial evoluiu dos aspectos materiais das elites para "manifestações intangíveis e dos grupos sociais em geral", indicando democratização do conceito.

c) Incorreta. O texto mostra que houve evolução na UNESCO, que passou a reconhecer também manifestações intangíveis, não se limitando apenas ao patrimônio material.

d) Incorreta. O texto critica a visão "monolítica e homogênea" e defende o patrimônio da humanidade "na concretude da diversidade", indicando reconhecimento da pluralidade cultural.

e) Incorreta. O texto não sugere abandono das políticas patrimoniais, mas sim sua transformação e democratização.

Questão 4

"ARTIGO 1.º Para fins da presente Convenção serão considerados como patrimônio cultural:

Os monumentos. – Obras arquitectónicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência; (...)"

(UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Paris: UNESCO, 1972. Disponível em: https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf. Acesso em: 27 jul. 2025.)

Considerando a definição de monumentos estabelecida pela UNESCO, identifique o bem cultural brasileiro que melhor se enquadra nos critérios apresentados no documento:

a) Festival de Parintins, no Amazonas.

b) Igreja do Senhor do Bonfim, na Bahia.

c) Roda de Capoeira da Bahia.

d) Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

e) Modo de fazer queijo artesanal de Minas Gerais.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O Festival de Parintins é uma manifestação cultural imaterial, não se enquadrando na categoria de monumentos físicos.

b) Correta. A Igreja do Senhor do Bonfim é uma obra arquitetônica com valor histórico, artístico e religioso excepcional, enquadrando-se na definição de monumento.

c) Incorreta. A Roda de Capoeira constitui patrimônio cultural imaterial, sendo uma prática social e não um monumento físico.

d) Incorreta. A Feira de São Cristóvão representa uma manifestação cultural e comercial, não uma obra monumental física.

e) Incorreta. O modo de fazer queijo artesanal é um saber tradicional imaterial, não correspondendo à definição de monumento.

Questão 5

"A salvaguarda do processo de fabricação artesanal do instrumento só é possível, portanto, se for ecologicamente sustentável e fundada na relação harmoniosa e consciente dos artesãos com o meio ambiente. Entretanto, a mera sustentabilidade ecológica não garante a preservação da viola-decocho como instrumento musical. A garantia do acesso às matériasprimas e da reprodução artesanal não são suficientes para sua continuidade. Essas ações devem estar integradas à valorização da sonoridade desse instrumento e de suas funções nas rodas, festas e celebrações que animam a vida social no Brasil Central."

(BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Modo de fazer viola-de-cocho. Brasília, DF: IPHAN, 2009. p. 13)

A preservação do modo de fazer viola-de-cocho, reconhecido como patrimônio cultural imaterial, exemplifica a complexidade das políticas de salvaguarda cultural contemporâneas. Com base no texto, analise os elementos essenciais para a continuidade dessa manifestação cultural:

a) O elemento central da preservação deste instrumento musical envolve o uso das matérias primas em seu processo de fabricação, independente de aspectos ecológicos e geográficos.

b) A continuidade da viola-de-cocho concentra-se na manutenção das técnicas altamente mecanizadas de fabricação do instrumento.

c) O reconhecimento do instrumento musical ocorreu a partir de sua incorporação em apresentações artísticas contemporâneas.

d) A salvaguarda efetiva articula sustentabilidade ambiental, reprodução artesanal e valorização de suas funções socioculturais.

e) A proteção cultural deve priorizar a comercialização do instrumento para garantir a sobrevivência dos artesãos.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Conforme o excerto salienta, aspectos ambientais e sociais também são importantes para a preservação desse patrimônio imaterial brasileiro.

b) Incorreta. A viola-de-cocho não apresenta técnicas de fabricação "altamente mecanizadas", mas sim métodos tradicionais vinculados à sociedade e ao meio-ambiente do Brasil Central.

c) Incorreta. O texto não menciona que o reconhecimento patrimonial da viola-de-cocho ocorreu através de apresentações contemporâneas.

d) Correta. O texto indica que a salvaguarda deve articular sustentabilidade ambiental, reprodução artesanal e valorização da sonoridade desse instrumento e de suas funções na vida social.

e) Incorreta. Não há menções sobre comercialização do instrumento, sendo o enfoque do excerto a valorização cultural e as funções sociais do instrumento.

Questão 6

"Os bens de valor cultural ou natural têm um valor destacado que representa, por si só, um bem imaterial de conteúdo não econômico, insuscetível de apropriação individual, já que pertence a todos os brasileiros. O valor contido nas coisas de interesse histórico, cultural ou natural é, em seu todo, um bem público de uso comum (...), cuja conservação interessa a toda sociedade."

(ALVES, Alexandre Ferreira de Assumpção. O Tombamento como Instrumento de Proteção ao Patrimônio Cultural. Revista Brasileira de Estudos Políticos, v. 98, p. 65-98, 1 jul. 2008. p. 83)

O tombamento constitui um dos principais instrumentos jurídicos de proteção ao patrimônio cultural brasileiro. A partir do texto, analise a natureza jurídica dos bens tombados no contexto das políticas de preservação patrimonial:

a) Os bens tombados tornam-se propriedade exclusiva do Estado, que assume total responsabilidade por sua manutenção e conservação.

b) A proteção patrimonial restringe-se aos aspectos econômicos dos bens, garantindo sua valorização no mercado imobiliário.

c) O valor cultural dos bens tombados permite sua apropriação por grupos específicos que demonstrem interesse histórico comprovado.

d) O tombamento é um processo aplicável unicamente a bens públicos, pois interfere diretamente no direito de propriedade e uso do bem.

e) Os bens tombados, mesmo que de propriedade privada, passam a ter função social determinada pelo interesse coletivo em sua preservação.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O texto não indica que os bens se tornam propriedade exclusiva do Estado.

b) Incorreta. O excerto destaca o conteúdo não econômico dos bens culturais, contrapondo-se à perspectiva meramente econômica ou de valorização imobiliária.

c) Incorreta. O texto enfatiza que os bens são "insuscetíveis de apropriação individual", não permitindo apropriação por grupos específicos, independentemente de seu interesse histórico.

d) Incorreta. O tombamento pode ser aplicado a bens privados também, justamente por seu valor coletivo.

e) Correta. O tombamento reconhece oficialmente que determinado bem tem valor para a coletividade, e por isso impõe determinações ao uso, à modificação ou à destruição do bem, mesmo que ele continue sendo de propriedade privada.

Continue praticando: Exercícios de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.