Exercícios sobre os fenômenos atmosféricos (com gabarito)
Confira a lista com 6 exercícios feitos no modelo ENEM sobre fenômenos atmosféricos, tratando principalmente dos problemas ocorridos na atmosfera decorrentes das atividades humanas, bem como das consequências destes fenômenos para o ser humano.
Lembre-se de conferir o gabarito e a explicação ao final de cada exercício.
Exercício 1
Os fundamentos da meteorologia tropical, como mostrou Richard Grove, foram estabelecidos durante o grande El Niño de 1790-91, que, além de levar a seca e a fome a Madras e Bengala, desmantelou a agricultura em várias colônias caribenhas da Inglaterra. Pela primeira vez, medições meteorológicas simultâneas, milhares de milhas distantes entre si, sugeriram que aquelas condições de tempo extremo talvez estivessem associadas em todos os trópicos — uma ideia que só seria completamente desenvolvida durante a seca global de 1876-78.
DAVIS, M. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2002.
O fenômeno El Niño, identificado por padrões anômalos de aquecimento nas águas do Pacífico Equatorial, possui repercussões globais. A citação de eventos extremos em locais distantes como Índia e Caribe já em 1790-91 sugere que o El Niño:
A) Sempre causa aumento da temperatura em todos os continentes.
B) Afeta apenas a agricultura de regiões tropicais.
C) Está diretamente relacionado à emissão de gases de efeito estufa.
D) Possui impactos interconectados em diferentes regiões do planeta.
E) É provocado por erupções vulcânicas localizadas no Pacífico.
Gabarito: D) Possui impactos interconectados em diferentes regiões do planeta.
Explicação:
O El Niño altera a circulação atmosférica global, interferindo em padrões de chuva e seca em várias partes do mundo ao mesmo tempo. Isso evidencia a interdependência climática do Planeta, como indicado no texto.
Exercício 2
A imagem demonstra que as ilhas de calor modificam significativamente a dinâmica atmosférica local. Um dos efeitos diretos dessa alteração é:
A) Redução da densidade populacional nas áreas urbanas.
B) Aumento da cobertura vegetal nas zonas centrais das cidades.
C) Redirecionamento da brisa marítima e dificuldade na formação de chuvas.
D) Diminuição do efeito estufa nas áreas periféricas.
E) Ampliação da umidade relativa do ar no centro urbano.
Gabarito: C) Redirecionamento da brisa marítima e dificuldade na formação de chuvas.
Explicação:
O calor retido pelas construções urbanas forma uma bolha quente e seca que dificulta a entrada da brisa marítima, além de inibir a formação de nuvens e precipitação, conforme mostrado na figura.
Exercício 3
A ilustração sobre chuva ácida demonstra os processos atmosféricos envolvidos na sua formação. Assinale a alternativa que melhor explica seus impactos ambientais:
A) Neutralização da acidez do solo, favorecendo o crescimento agrícola.
B) Redução da camada de ozônio, contribuindo para o aquecimento global.
C) Aumento da biodiversidade aquática por diluição química dos lagos.
D) Formação de ciclones tropicais em regiões urbanas.
E) Acidificação do solo e corpos d’água, prejudicando a flora e fauna locais.
Gabarito: E) Acidificação do solo e corpos d’água, prejudicando a flora e fauna locais.
Explicação:
A chuva ácida altera o pH do solo e da água, levando à lixiviação de nutrientes e metais tóxicos como alumínio, prejudicando tanto a vida vegetal quanto a aquática, como mostrado na imagem.
Exercício 4
As figuras ilustram dois tipos de circulação atmosférica entre o mar e a terra. A alternância entre brisa marítima (dia) e terral (noite) ocorre em função de:
A) Variações térmicas entre a água do mar e o solo continental.
B) Diferenças de densidade do ar entre montanhas e vales.
C) Condensação de poluentes que se acumulam nas áreas urbanas.
D) Variações na pressão atmosférica provocadas pela umidade.
E) Rotação da Terra que empurra os ventos para o continente.
Gabarito: A) Variações térmicas entre a água do mar e o solo continental.
Explicação:
Durante o dia, o solo aquece mais rápido que a água, gerando baixa pressão sobre a terra e atraindo o ar do mar (brisa marítima). À noite, o solo esfria mais rapidamente, invertendo a circulação (terral).
Exercício 5
A inversão térmica é um fenômeno comum em áreas urbanas cercadas por relevo elevado. A imagem indica que, sob esse fenômeno, há:
A) Aumento da convecção térmica e dispersão dos poluentes.
B) Formação de ventos alísios que limpam o ar da cidade.
C) Acúmulo de poluentes devido ao impedimento da circulação vertical do ar.
D) Estabilização térmica que favorece a agricultura urbana.
E) Aumento da umidade relativa do ar por condensação acelerada.
Gabarito: C) Acúmulo de poluentes devido ao impedimento da circulação vertical do ar.
Explicação:
A camada de ar quente sobre uma camada fria atua como tampa, impedindo a dispersão dos poluentes que ficam concentrados nas camadas mais baixas da atmosfera, aumentando os riscos à saúde.
Exercício 6
O fenômeno de ilha de calor e o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes a sua vida na cidade.
BARBOSA. R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos. Estudo em microclimas em Maceió. São Paulo. EdUSP. 2005.
A poluição atmosférica pode provocar chuvas ácidas, como ilustrado. Esse fenômeno, intensificado por ações humanas, se relaciona principalmente:
A) À emissão de dióxido de carbono pelas queimadas agrícolas.
B) À atividade de ciclones tropicais em áreas urbanas.
C) À liberação de óxidos de enxofre e nitrogênio por indústrias e veículos.
D) À decomposição de resíduos orgânicos nas florestas tropicais.
E) À elevação do nível do mar nas zonas costeiras.
Gabarito: C) À liberação de óxidos de enxofre e nitrogênio por indústrias e veículos.
Explicação:
A queima de combustíveis fósseis em veículos e indústrias libera gases como SO₂ e NOₓ, que reagem com a água da atmosfera formando ácidos sulfúrico e nítrico, responsáveis pela chuva ácida.
Continue praticando em:
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Leia mais sobre o assunto em:
MARQUES, Vinícius. Exercícios sobre os fenômenos atmosféricos (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-os-fenomenos-atmosfericos-com-gabarito/. Acesso em: