Exercícios sobre o Movimento Negro Brasileiro (com gabarito explicado)
O Movimento Negro Brasileiro tem desempenhado, ao longo da história, um papel essencial na luta contra o racismo e na afirmação da identidade afrodescendente. Suas ações englobam desde a resistência cultural e artística até a mobilização política por direitos civis e igualdade social.
Confira estes exercícios comentados que exploram diferentes momentos, lideranças e expressões dessa trajetória, ajudando a compreender como arte, política e memória coletiva se entrelaçam na construção de um Brasil mais justo.
Questão 1

(Fonte: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obras/115155-quilombismo-exu-e-ogum.)
"... na tela intitulada ʼQuilombismoʼ, o tridente de Exu e a ferramentaria de Ogum aparecem sobre um fundo verde e vermelho, que, junto ao preto, são as cores da flâmula pan-africana, as mais usadas por Nascimento. O preto representa a pele; o vermelho, o sangue dos escravizados; o verde, a riqueza do continente africano."
(GABRIEL, Ruan de Souza. Um artista panamefricano: exposição no MASP mostra como as pinturas de Abdias do Nascimento refletem sua militância política. O Globo, 25/02/2022.)
A obra "Quilombismo" de Abdias do Nascimento exemplifica uma característica fundamental da arte engajada do movimento negro brasileiro, que consiste na:
a) separação entre expressão artística e militância política, priorizando a estética sobre o conteúdo social.
b) utilização exclusiva de símbolos cristãos para facilitar a aceitação da obra pelo público brasileiro.
c) reprodução fidedigna de técnicas pictóricas europeias como forma de legitimação cultural.
d) rejeição às tradições africanas em favor de uma identidade nacional homogênea.
e) articulação de múltiplos símbolos culturais africanos e pan-africanos como instrumento de afirmação identitária e resistência.
a) Incorreta. Pelo contrário, a arte de Abdias do Nascimento justamente funde militância política e expressão artística.
b) Incorreta. A obra valoriza símbolos das religiões de matriz africana, não exclusivamente cristãos.
c) Incorreta. A proposta estética não se baseia em técnicas europeias, mas em referências afro-brasileiras e pan-africanas.
d) Incorreta. A alternativa inverte a apropriação das tradições africanas, pois o trabalho de Abdias do Nascimento valoriza-as, e não as rejeição, das tradições africanas.
e) Correta. A obra articula símbolos como o tridente de Exu, a ferramenta de Ogum e as cores pan-africanas, promovendo resistência e identidade afrodescendente.
Questão 2
"A discussão sobre a tolerância associada à pauta dos direitos civis entrou no debate público animada por novas formas de militância política que se organizaram durante os anos 1970: o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUCDR), o Centro da Mulher Brasileira (CMB) e o Somos: Grupo de Afirmação Homossexual. Os movimentos de minorias políticas alargaram os contornos da luta democrática e fizeram circular seus pontos de vista em publicações próprias que combinavam um novo ativismo político (...) à pauta da demanda por igualdade e universalidade de direitos."
(SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.)
O fortalecimento dos movimentos sociais brasileiros na década de 1970, incluindo o movimento negro, relaciona-se diretamente com o contexto político da época, caracterizado pela:
a) implementação de políticas públicas de reparação histórica aos descendentes de africanos escravizados, com base em ações afirmativas.
b) convergência entre a luta por direitos civis e a resistência ao regime militar autoritário.
c) ampla liberdade de expressão garantida pela Constituição de 1967.
d) criação de amplos canais institucionais para a participação política de minorias políticas.
e) adesão dos movimentos sociais de minorias aos partidos políticos de situação no Congresso.
a) Incorreta. Durante a ditadura militar, não houve políticas de reparação ou ações afirmativas voltadas à população negra. Pelo contrário, o regime restringiu direitos civis e reprimiu movimentos sociais, inclusive o movimento negro.
b) Correta. O crescimento do movimento negro e outros movimentos sociais ocorreu em resistência ao autoritarismo militar e em busca de direitos civis.
c) Incorreta. A Constituição de 1967, no contexto da ditadura, restringia liberdades, incluindo a de expressão.
d) Incorreta. A Ditadura militar foi um período marcada pela restrição de direitos e cerceamento de direitos políticos de minorias, não o contrário.
e) Incorreta. Havia relação e articulação entre movimentos sociais e setores da oposição política, mas não uma adesão à situação no Congresso Federal.
Questão 3
"Sete anos depois de empossado na presidência, Vargas fechou a organização política Frente Negra Brasileira, em 1937 (...). Essa foi uma grande perda para a ʼgente de corʼ, como se autodenominavam muitos ativistas da época. Os brasileiros negros perderam um dos poucos veículos de expressão política de que dispunham. A estratégia corporativista de Vargas tragou os partidos e organizações políticas que (...) sucumbiram à sua tática de incorporação."
(HANCHARD, Michael George. O Movimento Negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988). Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p. 128)
O fechamento da Frente Negra Brasileira em 1937 ilustra uma das principais características do Estado Novo varguista em relação aos movimentos sociais, que consistiu na:
a) ampliação dos direitos políticos para organizações representativas de minorias étnicas.
b) democratização das instituições políticas através da pluralidade partidária.
c) descentralização do poder político em favor dos movimentos regionais.
d) criação de mecanismos de participação popular direta nas decisões governamentais.
e) neutralização de organizações autônomas da sociedade civil mediante estratégias autoritárias e corporativistas.
a) Incorreta. O fechamento de organizações negras demonstra repressão, não ampliação de direitos.
b) Incorreta. O Estado Novo foi autoritário e aboliu a pluralidade partidária, conforme expresso no próprio texto.
c) Incorreta. O regime concentrou poder, não descentralizou.
d) Incorreta. A participação popular foi substituída por controle estatal e cooptação via sindicatos e entidades oficiais.
e) Correta. O fechamento da Frente Negra ilustra a neutralização de organizações autônomas por meio do autoritarismo e do corporativismo estatal.
Questão 4
"Ao voltar para o Brasil, após rodar boa parte da América Latina, debatendo sobre a questão do negro, Abdias é preso por uma ação cometida em 1937, em São Paulo. Abdias tinha resistido ao insulto racista em um bar, que dizia que negros só entravam pelos fundos. Então, é detido na penitenciária do Carandiru (SP), onde cria seu primeiro grupo de teatro: o Sentenciado... O teatro do Sentenciado tinha como objetivo, a partir da arte-educação, trabalhar com os presidiários, em sua grande maioria negros, para que começassem a despertar para a realidade racista do Brasil, ao tempo que contribuía para a redução da sua pena e dos outros encarcerados..."
(Adaptado de REIS, Heverton Luis Barros. Tecer Identidades: Abdias do Nascimento e o Teatro Experimental do Negro - TNE. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, v. 4, p. 1-18, 2023.)
A experiência de Abdias do Nascimento no Carandiru com o Teatro do Sentenciado demonstra uma característica fundamental do movimento negro brasileiro, que consiste na:
a) utilização da arte como instrumento de conscientização política e denúncia do racismo estrutural.
b) separação entre ativismo cultural e engajamento político direto contra a discriminação.
c) priorização do entretenimento sobre a função educativa das manifestações artísticas.
d) adaptação das práticas teatrais europeias às necessidades do público carcerário brasileiro.
e) substituição da militância política tradicional por ações exclusivamente culturais.
a) Correta. A arte foi usada por Abdias como ferramenta pedagógica e política para conscientizar os presos — majoritariamente negros — sobre o racismo estrutural e suas consequências sociais.
b) Incorreta. Não houve separação entre ativismo e arte; pelo contrário, a proposta era integrar os dois.
c) Incorreta. O teatro tinha finalidade educativa e transformadora, não apenas entretenimento.
d) Incorreta. A prática teatral de Abdias era voltada à valorização da cultura afro-brasileira, não à adaptação de modelos europeus.
e) Incorreta. A ação cultural se somava à militância política, e não a substituía.
Questão 5
"Enquanto o movimento negro teve origem nos setores da classe média negra, o movimento de favelas foi criado pelo subproletariado urbano, habitante das favelas e regiões periféricas, em associações de moradores. (...) Suas reivindicações dizem respeito a melhores condições de transporte, moradia, educação, saúde etc. e a questões sobre os títulos de propriedade das terras que ocupam. Desnecessário dizer que a presença de mulheres negras no movimento negro tem sido muito significativa."
(GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar. 2020. p. 149)
A análise de Lélia Gonzalez sobre os movimentos sociais brasileiros evidencia a importância das mulheres negras na articulação de lutas que:
a) conectam as demandas por direitos raciais às reivindicações por melhores condições de vida urbana.
b) separam as questões de gênero das problemáticas relacionadas à discriminação racial.
c) concentram-se na ascensão social da classe média negra urbana em detrimento da interseccionalidade.
d) priorizam a organização partidária sobre a mobilização comunitária de base.
e) limitam-se às reivindicações por reconhecimento cultural e simbólico.
a) Correta. Lélia Gonzalez ressalta como as mulheres negras articulam a luta antirracista com pautas ligadas às condições de vida nas periferias urbanas.
b) Incorreta. Lélia defende justamente o cruzamento entre raça e gênero — a chamada interseccionalidade.
c) Incorreta. A crítica está na desconsideração dessa interseccionalidade, que ela mesma valoriza.
d) Incorreta. A ênfase é na mobilização comunitária de base, não na organização partidária.
e) Incorreta. As reivindicações vão além do reconhecimento simbólico. Afinal, incluem também acesso a direitos básicos e justiça social.
Questão 6
"ʼTem um velho ditado iorubá que diz: Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje. Esse ditado é a melhor forma de resumir o que eu tento fazer. Eu não sinto que eu vim, eu sinto que eu voltei. E que, de alguma forma, meus sonhos e minhas lutas começaram muito tempo antes da minha chegada.ʼ Assim o rapper Emicida, como é mais conhecido o paulistano Leandro Roque de Oliveira, abre o documentário AmarElo. (...) No filme, Emicida resgata a memória de ícones da história afro-brasileira, mostrando que a jornada de luta dos negros brasileiros não começou agora. Trata-se de um movimento coletivo, com continuidades entre gerações..."
(Adaptado de: BBC NEWS BRASIL. Antes de ʼAmarEloʼ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro. BBC Brasil, 23/01/2021.)
A perspectiva apresentada por Emicida no documentário "AmarElo" reflete uma compreensão do movimento negro contemporâneo que se caracteriza pelo:
a) rompimento com as tradições africanas em favor de uma identidade nacional brasileira.
b) foco exclusivo nas conquistas individuais dos artistas negros na indústria cultural.
c) distanciamento das lutas históricas para construir uma nova agenda política.
d) privilégio dado às manifestações artísticas sobre as demandas por direitos civis.
e) reconhecimento da continuidade histórica das lutas negras e da dimensão coletiva da resistência.
a) Incorreta. Emicida valoriza as tradições africanas como parte da identidade negra brasileira.
b) Incorreta. O documentário destaca lutas coletivas e trajetórias históricas, não apenas conquistas individuais.
c) Incorreta. A proposta é justamente o resgate e a continuidade das lutas históricas, não o distanciamento delas.
d) Incorreta. A arte é usada como meio de expressão e conscientização política, não como fim em si.
e) Correta. Emicida enfatiza a continuidade histórica e o caráter coletivo das lutas do povo negro no Brasil.
Continue praticando com Exercícios de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado).
PEREIRA, Lucas. Exercícios sobre o Movimento Negro Brasileiro (com gabarito explicado). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-o-movimento-negro-brasileiro/. Acesso em: