Exercícios sobre o Brasil Holandês (com respostas explicadas)
O período do Brasil Holandês foi marcado pela ocupação neerlandesa no nordeste durante o século XVII, trazendo impactos políticos, econômicos e culturais. Os exercícios a seguir vão auxiliar na fixação desse importante capítulo da história colonial brasileira.
Questão 1
"A história das invasões liga-se à passagem do trono português à Coroa espanhola, como resultado de uma crise sucessória que pôs fim à dinastia de Avis (1580). Na medida em que havia um conflito aberto entre Espanha e os Países Baixos, o relacionamento entre Portugal e Holanda iria inevitavelmente mudar..."
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2014. p. 75)
A explicação acima, bastante consolidada na historiografia tradicional, entende que a invasão holandesa decorre de:
a) Transformações sociais que promoveram o desenvolvimento de uma sociedade mercantil urbana nos Países Baixos.
b) Influências do pensamento iluminista que incentivaram a expansão colonial como forma de civilizar povos considerados atrasados.
c) Mudanças culturais provocadas pelo Renascimento, que estimularam o interesse científico pela natureza americana.
d) Fatores econômicos relacionados à busca por novos mercados consumidores para os produtos manufaturados holandeses.
e) Disputas geopolíticas que alteraram as alianças e conflitos no cenário europeu da época.
a) Incorreta. Embora transformações sociais tenham ocorrido nos Países Baixos, o texto enfatiza questões políticas e dinásticas como causa principal das invasões.
b) Incorreta. O Iluminismo é posterior ao período das invasões holandesas (século XVII), tornando esta explicação anacrônica.
c) Incorreta. O Renascimento e interesse científico não são apresentados no texto como fatores explicativos para as invasões.
d) Incorreta. Questões econômicas e mercantis não são destacadas no trecho como causa principal das invasões holandesas.
e) Correta. O texto evidencia que as tensões geopolíticas europeias, especificamente a mudança dinástica portuguesa e o conflito hispano-holandês, alteraram as relações diplomáticas e motivaram as invasões.
Questão 2
"É ponto pacífico entre os estudiosos que nenhuma das tentativas feitas antes de Nassau visando a explorar e a representar a natureza americana pode competir com a obra de sua equipe (...). O legado científico e estético de Nassau é o produto de uma integração, desconhecida até então, da ciência, da pintura e da cartografia."
(MELLO, Evaldo Cabral de. Nassau: Governador do Brasil Holandês. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 144)
Os valores e aspectos destacados pelo texto permitem aproximar a administração de Maurício de Nassau da seguinte característica renascentista:
a) A valorização do teocentrismo medieval através da integração entre fé e razão nas atividades coloniais.
b) O desenvolvimento do individualismo burguês expresso na busca pelo lucro através da exploração colonial.
c) A prática do mecenato artístico-científico que promovia a convergência entre diferentes áreas do conhecimento.
d) A defesa dos valores cavalheirescos medievais adaptados às necessidades da administração colonial.
e) A aplicação dos princípios da Reforma Protestante na organização política e religiosa da colônia.
a) Incorreta. O teocentrismo medieval contradiz a abordagem científica e racional evidenciada no texto sobre a administração nassoviana.
b) Incorreta. Embora houvesse aspectos econômicos, o texto enfatiza a integração científico-artística, não o individualismo burguês voltado exclusivamente ao lucro.
c) Correta. A integração entre ciência, pintura e cartografia promovida por Nassau assemelha-se ao mecenato renascentista, que financiava e integrava diferentes áreas do conhecimento e das artes.
d) Incorreta. Os valores cavalheirescos medievais não se relacionam com a abordagem científica e artística destacada no texto.
e) Incorreta. Embora Nassau fosse protestante, o texto não enfatiza princípios reformistas, mas sim a convergência entre ciência e arte.
Questão 3
"A tolerância religiosa de João Maurício de Nassau estendia-se aos próprios judeus, embora fossem o ódio, a zombaria e o menosprezo aos judeus o único ponto em que predicantes e frades estavam de acordo. Dá-nos Fr. Calado conhecimento de que em Recife os judeus se reuniam publicamente para o culto em duas sinagogas; por outro lado, o consistório calvinista protestava contra a tolerância adotada para com as práticas de religião judaica (...)."
(Adaptado de: BOXER, Charles. Os holandeses no Brasil: 1624-1654. São Paulo: Companhia Nacional, 1961. p. 172-173)
A política religiosa adotada durante o Brasil Holandês revela aspectos importantes sobre a sociedade colonial do período. Com base nas práticas religiosas observadas durante essa dominação, é correto afirmar que:
a) O governo holandês impôs uma uniformidade religiosa rigorosa, permitindo apenas o culto calvinista em todo o território dominado.
b) A tolerância religiosa era aplicada de forma irrestrita, sem causar tensões entre os diferentes grupos religiosos presentes na colônia.
c) Existiu uma política de tolerância religiosa que permitia práticas diversas, incluindo o funcionamento de sinagogas, apesar das tensões entre grupos religiosos.
d) Os judeus foram sistematicamente perseguidos e expulsos dos territórios holandeses, seguindo a tradição ibérica de intolerância.
e) O catolicismo foi proibido no território holandês, forçando os colonos portugueses à adesão ao protestantismo.
a) Incorreta. A uniformidade religiosa contradiz as evidências de tolerância religiosa praticada no período.
b) Incorreta. Embora houvesse tolerância, existiam tensões evidentes entre diferentes grupos religiosos, especialmente contra os judeus.
c) Correta. A política de tolerância permitia diversas práticas religiosas, incluindo sinagogas judaicas, mesmo gerando conflitos entre predicantes calvinistas e outras denominações.
d) Incorreta. Os judeus não foram perseguidos ou expulsos, mas sim tolerados, apesar das críticas de outros grupos religiosos.
e) Incorreta. O catolicismo não foi completamente proibido, havendo uma política de tolerância religiosa durante o período holandês.
Questão 4
"Engenheiros, naturalistas, matemáticos e artistas, sob o mecenato de Nassau, investigaram a natureza e transformaram a paisagem nordestina. Recife tornou-se uma das cidades mais importantes da América, com modernas pontes e prédios. Além do incentivo à arte, o governo promulgou leis que eram iguais para todos, impedindo injustiças contra seus antigos habitantes. Ele investiu na produção açucareira, confiscou e levou a leilão os engenhos abandonados..."
(RAMINELLI, Ronald. Invasões Holandesas. In: VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 314-316)
O texto apresenta características do governo de Nassau que contrastam com padrões típicos da colonização portuguesa. A principal ruptura com o modelo colonial lusitano evidenciada no trecho refere-se à:
a) Tentativa de uniformização das práticas jurídicas, contrastando com os privilégios estamentais típicos do sistema colonial português.
b) Proibição da escravidão africana e substituição por trabalho assalariado em todas as atividades produtivas.
c) Eliminação total do sistema de plantation e implementação de pequenas propriedades familiares.
d) Adoção exclusiva da religião calvinista como forma de unificar culturalmente a população colonial.
e) Desenvolvimento de uma política de integração racial através de casamentos inter-étnicos incentivados pelo Estado.
a) Correta. O texto menciona "leis que eram iguais para todos", sugerindo uma tentativa de uniformização jurídica que contrastava com os privilégios estamentais do sistema português, embora não especifique o alcance dessa igualdade.
b) Incorreta. O texto não menciona proibição da escravidão africana, apenas se refere ao investimento na produção açucareira existente.
c) Incorreta. Não há evidência no texto de eliminação do sistema de plantation, mas sim de investimento na produção açucareira.
d) Incorreta. O texto não aborda questões religiosas ou imposição do calvinismo como política unificadora.
e) Incorreta. Não há menção no texto sobre políticas específicas de integração racial através de casamentos inter-étnicos.
Questão 5
"... da amizade dos índios depende em parte o sossego e a conservação da colônia do Brasil e que se tendo isto em vista deve-se-lhes permitir conservar a sua natural liberdade, mesmo aos que no tempo do rei da Espanha caíram ou por qualquer meio foram constrangidos à escravidão, como eu próprio fiz, liberanto alguns. (...) Se agirmos de modo contrário, mantando-os como escravos, é de esperar que seguirão o exemplo dos do Ceará e das Salinas; atacarão os moradores do interior, tornarão so caminhos inseguros sem que possa impedi-los nisso."
(Trecho de um Relatório de Maurício de Nassau apud COSTA, Regina de Carvalho Ribeiro da. Ambivalências brasílicas em face do domínio holandês nas capitanias do Norte (1630-1654). 2018. 480 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. p. 167)
A política indigenista defendida por Nassau no documento acima demonstra uma abordagem pragmática que se diferenciava das práticas coloniais ibéricas. O principal argumento utilizado para justificar o tratamento diferenciado aos indígenas baseia-se na:
a) Necessidade moral e cristã de respeitar a dignidade humana dos povos nativos americanos.
b) Influência das ideias liberais sobre os direitos naturais e universais do homem.
c) Aplicação dos princípios calvinistas de predestinação e eleição divina aos indígenas.
d) Estratégia política de manutenção da paz e segurança através de alianças com grupos nativos.
e) Determinação da Companhia das Índias Ocidentais de implementar um sistema de trabalho livre.
a) Incorreta. Embora possa haver aspectos morais, o argumento principal do texto é estratégico, não baseado em princípios cristãos de dignidade humana.
b) Incorreta. O liberalismo é posterior ao período de Nassau, tornando esta explicação anacrônica.
c) Incorreta. O texto não fundamenta a política indigenista em princípios calvinistas de predestinação.
d) Correta. O documento enfatiza que da "amizade dos índios depende em parte o sossego e a conservação da colônia", demonstrando motivação estratégico-política.
e) Incorreta. Não há menção no texto sobre determinações específicas da Companhia das Índias Ocidentais regarding sistema de trabalho livre.
Questão 6

A obra de Victor Meirelles, pintada no contexto do Brasil Imperial, retrata um episódio decisivo para a expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro. A representação pictórica da Batalha dos Guararapes, quando analisada em seu contexto de produção (século XIX), revela:
a) A tentativa de construir uma narrativa heroica da formação nacional através da valorização de episódios coloniais de resistência.
b) A influência direta dos movimentos artísticos holandeses do século XVII na pintura histórica brasileira.
c) A crítica ao imperialismo europeu através da denúncia das violências cometidas durante o período colonial.
d) O interesse científico em documentar com precisão histórica e imparcialidade os aspectos militares das guerras coloniais.
e) A defesa da tolerância religiosa como valor fundamental da identidade nacional brasileira.
a) Correta. A obra de Victor Meirelles integra um projeto de construção de uma identidade nacional. Ao retratar a Batalha dos Guararapes como um momento de união entre diferentes grupos (portugueses, indígenas e africanos contra os holandeses), ela busca valorizar episódios de resistência colonial e criar uma narrativa heroica das origens do Brasil.
b) Incorreta. A obra segue o estilo acadêmico do século XIX, e não a arte holandesa do século XVII.
c) Incorreta. A intenção não é criticar o colonialismo, mas exaltar feitos heroicos do passado.
d) Incorreta. A pintura não busca precisão e imparcialidade histórica, e sim criar uma narrativa patriótica.
e) Incorreta. A obra não trata de tolerância religiosa, mas da união militar contra os invasores.
Aprofunde os seus estudos sobre:
Insurreição Pernambucana (1645-1654): o que foi, causas e consequências
A História do Brasil: períodos e principais eventos
PEREIRA, Lucas. Exercícios sobre o Brasil Holandês (com respostas explicadas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-o-brasil-holandes-com-respostas-explicadas/. Acesso em: