🚀 Ferramentas de estudo por menos de R$1/dia

Exercícios sobre Michel Foucault (com questões resolvidas)

Michel Foucault é um dos pensadores mais influentes do século XX, com contribuições fundamentais para a filosofia, a sociologia e os estudos sobre poder, saber e subjetividade. Seus conceitos, como poder disciplinar, panoptismo, biopolítica e normalização, ajudam a compreender as formas com que o poder opera nas sociedades contemporâneas.

Nesta página, você encontrará uma série de exercícios resolvidos sobre Michel Foucault, ideais para estudantes que desejam revisar ou aprofundar seus conhecimentos sobre a obra do autor. As questões são acompanhadas de explicações, facilitando a compreensão dos principais conceitos foucaultianos e sua aplicação em diferentes contextos sociais e históricos.

Questão 1

“A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos ‘dóceis’.”
(FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2014)

O conceito de poder disciplinar em Foucault está ligado:

A) Ao poder do soberano, exercido pela violência pública.

B) Ao poder de punir, exercido por castigos físicos exemplares.

C) À criação de mecanismos de vigilância e normalização dos corpos.

D) À dominação do Estado absolutista sobre os súditos.

E) À supremacia da religião sobre a política.

Gabarito explicado

O poder disciplinar, segundo Foucault, substitui os castigos públicos pela vigilância constante e pela normalização dos corpos, por meio de instituições como escolas, quartéis e prisões.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

“O panóptico é, em sua essência, uma tática arquitetônica para distribuir o olhar no espaço. Aqueles que habitam a periferia são vistos, mas não podem ver aqueles que ocupam a parte central; e, inversamente, aqueles que ocupam a parte central veem sem ser vistos.”
(CASTRO, Edgardo. Uma nova introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2024)

O exemplo clássico do panoptismo em Foucault é:

A) A praça pública onde ocorriam execuções.

B) A prisão panóptica, modelo de vigilância arquitetônica.

C) O hospital psiquiátrico.

D) A universidade medieval.

E) O confessionário religioso.

Gabarito explicado

A arquitetura da prisão panóptica exemplifica a forma de vigilância em que os indivíduos interiorizam a norma, porque podem ser observados a qualquer momento.

Questão 3

“Para a sociedade capitalista, o que importava era antes de tudo o biopolítico; o biológico, o somático, o corporal.”
(FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988)

A biopolítica, segundo Foucault:

A) Refere-se à vigilância de prisioneiros.

B) É o controle da população por meio de políticas de vida e saúde.

C) Significa o retorno do poder soberano clássico.

D) É a separação radical entre política e vida biológica.

E) Trata-se da libertação dos corpos pelo Estado.

Gabarito explicado

A biopolítica desloca o foco do poder para a gestão da vida coletiva, controlando saúde, natalidade e populações.

Questão 4

Para Foucault, o século XIX se caracteriza pela sociedade de normalização, em que a norma substitui a lei como principal mecanismo de poder.
(CASTRO, Edgardo. Uma nova introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2024)

A este respeito, o que Foucault quer dizer por normalização?

A) A lei como único instrumento de poder.

B) A universalidade do direito divino.

C) A imposição da norma como critério de inclusão e exclusão social.

D) O desaparecimento do poder político.

E) O poder representado pela figura do soberano.

Gabarito explicado

A normalização ocorre quando a norma define o que é aceito ou excluído socialmente, funcionando como critério de poder.

Questão 5

A respeito do conceito de genealogia em Foucault, Danilo Marcondes diz:

“A genealogia consiste assim em uma análise histórica da formação de determinados discursos que constituem um saber, ou saberes, relacionando-os com formas de exercício do poder em um contexto social e cultural específico.”
(MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2013)

Esse princípio significa que:

A) Todo saber é construído dentro de relações de poder.

B) O saber e o poder se opõem radicalmente.

C) O poder é independente do saber.

D) O saber científico é neutro e independente do poder.

E) O poder político não depende de conhecimento.

Gabarito explicado

Como explica Marcondes, Foucault mostra que discursos produzem saberes e estão vinculados a formas de exercício do poder, de modo que não há conhecimento neutro.

Questão 6

Segundo James Williams, o pensamento de Michel Foucault mostra como os limites do conhecimento não são fixos, mas historicamente construídos e, portanto, passíveis de mudança.
(WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012)

Nesse contexto, a filosofia foucaultiana:

A) Afirma a existência de verdades universais e imutáveis.

B) Mostra que o conhecimento é fixo e estável.

C) Confirma a teoria platônica das Ideias.

D) Identifica um núcleo fixo de racionalidade em toda época.

E) Defende que as verdades são construídas historicamente e podem mudar.

Gabarito explicado

O pós-estruturalismo de Foucault entende que os regimes de verdade são produtos históricos e, portanto, transformáveis.

Questão 7

Segundo Marilena Chaui, a biopolítica é um termo foucaultiano que designa uma nova forma de poder que não se concentra mais no território ou no soberano, mas na vida da população.
(CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010)

Com base nesse conceito, analise as afirmações a seguir:

I. A biopolítica desloca o foco do poder soberano sobre o território para a gestão da vida coletiva, administrando saúde, natalidade e riscos sociais.
II. O poder disciplinar e a biopolítica são formas distintas de poder, mas podem coexistir em sociedades modernas.
III. Para Foucault, a biopolítica representa a libertação definitiva dos corpos em relação às práticas de controle e normalização.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas I é verdadeira.

B) Apenas II é verdadeira.

C) Apenas I e II são verdadeiras.

D) Apenas I e III são verdadeiras.

E) I, II e III são verdadeiras.

Gabarito explicado

I é verdadeira: a biopolítica regula a vida da população em aspectos biológicos e sociais.

II é verdadeira: poder disciplinar (sobre os corpos individuais) e biopolítico (sobre a população) podem coexistir.

III é falsa: a biopolítica não liberta os corpos, mas cria novos mecanismos de controle e gestão da vida.

Leia também: Michel Foucault: quem foi, o que defendia e principais pensamentos

Continue praticando com exercícios de Filosofia (com respostas explicadas) e exercícios sobre Hannah Arendt (com gabarito).

Referências Bibliográficas

CASTRO, Edgardo. Uma nova introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2009.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

TAYLOR, Dianna (org.). Michel Foucault: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 2018.

WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012.