Exercícios sobre Michel Foucault (com questões resolvidas)
Michel Foucault é um dos pensadores mais influentes do século XX, com contribuições fundamentais para a filosofia, a sociologia e os estudos sobre poder, saber e subjetividade. Seus conceitos, como poder disciplinar, panoptismo, biopolítica e normalização, ajudam a compreender as formas com que o poder opera nas sociedades contemporâneas.
Nesta página, você encontrará uma série de exercícios resolvidos sobre Michel Foucault, ideais para estudantes que desejam revisar ou aprofundar seus conhecimentos sobre a obra do autor. As questões são acompanhadas de explicações, facilitando a compreensão dos principais conceitos foucaultianos e sua aplicação em diferentes contextos sociais e históricos.
Questão 1
“A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos ‘dóceis’.”
(FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2014)
O conceito de poder disciplinar em Foucault está ligado:
A) Ao poder do soberano, exercido pela violência pública.
B) Ao poder de punir, exercido por castigos físicos exemplares.
C) À criação de mecanismos de vigilância e normalização dos corpos.
D) À dominação do Estado absolutista sobre os súditos.
E) À supremacia da religião sobre a política.
O poder disciplinar, segundo Foucault, substitui os castigos públicos pela vigilância constante e pela normalização dos corpos, por meio de instituições como escolas, quartéis e prisões.
Questão 2
“O panóptico é, em sua essência, uma tática arquitetônica para distribuir o olhar no espaço. Aqueles que habitam a periferia são vistos, mas não podem ver aqueles que ocupam a parte central; e, inversamente, aqueles que ocupam a parte central veem sem ser vistos.”
(CASTRO, Edgardo. Uma nova introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2024)
O exemplo clássico do panoptismo em Foucault é:
A) A praça pública onde ocorriam execuções.
B) A prisão panóptica, modelo de vigilância arquitetônica.
C) O hospital psiquiátrico.
D) A universidade medieval.
E) O confessionário religioso.
A arquitetura da prisão panóptica exemplifica a forma de vigilância em que os indivíduos interiorizam a norma, porque podem ser observados a qualquer momento.
Questão 3
“Para a sociedade capitalista, o que importava era antes de tudo o biopolítico; o biológico, o somático, o corporal.”
(FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988)
A biopolítica, segundo Foucault:
A) Refere-se à vigilância de prisioneiros.
B) É o controle da população por meio de políticas de vida e saúde.
C) Significa o retorno do poder soberano clássico.
D) É a separação radical entre política e vida biológica.
E) Trata-se da libertação dos corpos pelo Estado.
A biopolítica desloca o foco do poder para a gestão da vida coletiva, controlando saúde, natalidade e populações.
Questão 4
Para Foucault, o século XIX se caracteriza pela sociedade de normalização, em que a norma substitui a lei como principal mecanismo de poder.
(CASTRO, Edgardo. Uma nova introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2024)
A este respeito, o que Foucault quer dizer por normalização?
A) A lei como único instrumento de poder.
B) A universalidade do direito divino.
C) A imposição da norma como critério de inclusão e exclusão social.
D) O desaparecimento do poder político.
E) O poder representado pela figura do soberano.
A normalização ocorre quando a norma define o que é aceito ou excluído socialmente, funcionando como critério de poder.
Questão 5
A respeito do conceito de genealogia em Foucault, Danilo Marcondes diz:
“A genealogia consiste assim em uma análise histórica da formação de determinados discursos que constituem um saber, ou saberes, relacionando-os com formas de exercício do poder em um contexto social e cultural específico.”
(MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2013)
Esse princípio significa que:
A) Todo saber é construído dentro de relações de poder.
B) O saber e o poder se opõem radicalmente.
C) O poder é independente do saber.
D) O saber científico é neutro e independente do poder.
E) O poder político não depende de conhecimento.
Como explica Marcondes, Foucault mostra que discursos produzem saberes e estão vinculados a formas de exercício do poder, de modo que não há conhecimento neutro.
Questão 6
Segundo James Williams, o pensamento de Michel Foucault mostra como os limites do conhecimento não são fixos, mas historicamente construídos e, portanto, passíveis de mudança.
(WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012)
Nesse contexto, a filosofia foucaultiana:
A) Afirma a existência de verdades universais e imutáveis.
B) Mostra que o conhecimento é fixo e estável.
C) Confirma a teoria platônica das Ideias.
D) Identifica um núcleo fixo de racionalidade em toda época.
E) Defende que as verdades são construídas historicamente e podem mudar.
O pós-estruturalismo de Foucault entende que os regimes de verdade são produtos históricos e, portanto, transformáveis.
Questão 7
Segundo Marilena Chaui, a biopolítica é um termo foucaultiano que designa uma nova forma de poder que não se concentra mais no território ou no soberano, mas na vida da população.
(CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010)
Com base nesse conceito, analise as afirmações a seguir:
I. A biopolítica desloca o foco do poder soberano sobre o território para a gestão da vida coletiva, administrando saúde, natalidade e riscos sociais.
II. O poder disciplinar e a biopolítica são formas distintas de poder, mas podem coexistir em sociedades modernas.
III. Para Foucault, a biopolítica representa a libertação definitiva dos corpos em relação às práticas de controle e normalização.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas I é verdadeira.
B) Apenas II é verdadeira.
C) Apenas I e II são verdadeiras.
D) Apenas I e III são verdadeiras.
E) I, II e III são verdadeiras.
I é verdadeira: a biopolítica regula a vida da população em aspectos biológicos e sociais.
II é verdadeira: poder disciplinar (sobre os corpos individuais) e biopolítico (sobre a população) podem coexistir.
III é falsa: a biopolítica não liberta os corpos, mas cria novos mecanismos de controle e gestão da vida.
Leia também: Michel Foucault: quem foi, o que defendia e principais pensamentos
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Referências Bibliográficas
CASTRO, Edgardo. Uma nova introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2009.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
TAYLOR, Dianna (org.). Michel Foucault: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 2018.
WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012.
Exercícios sobre Michel Foucault (com questões resolvidas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-michel-foucault-com-gabarito/. Acesso em: