🚀 Turbine seus estudos com 47% OFF no Toda Matéria+

Exercícios sobre interações gênicas (com respostas explicadas)

As interações gênicas mostram como diferentes genes podem atuar juntos para determinar características em organismos, indo além dos padrões simples da herança mendeliana.

Os exercícios a seguir trazem situações-problema com respostas comentadas, ajudando a identificar tipos de interação gênica, calcular probabilidades e interpretar resultados de cruzamentos, reforçando o estudo da genética de forma prática e aplicada.

Questão 1

Em uma comunidade agrícola que cultiva uma planta medicinal usada para o tratamento de doenças de pele, agricultores notaram que a produção de uma substância ativa específica está relacionada à presença de uma flor com coloração púrpura intensa. Estudos genéticos revelaram que essa coloração depende da interação entre dois genes, A e B. Apenas plantas com genótipo dominante em ambos os loci (A_B_) apresentam flores púrpuras, enquanto os demais genótipos resultam em flores brancas, o que reduz a concentração da substância ativa.

Considerando que dois heterozigotos para ambos os genes (AaBb) são cruzados, qual a probabilidade de nascer uma planta com flores brancas?

a) 1/16

b) 7/16

c) 3/16

d) 9/16

e) 1/4

Gabarito explicado

Gabarito: b)
Explicação: Trata-se de um caso de herança complementar, em que a presença de pelo menos um alelo dominante em cada gene é necessária para a manifestação do fenótipo púrpura. O único genótipo que leva à coloração púrpura é A_B_ (9/16). Assim, a chance de flor branca (ou seja, A_bb, aaB_ ou aabb) é 7/16.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

Em determinada espécie vegetal utilizada na fabricação de biofármacos, a presença de uma estrutura glandular nas folhas é controlada por dois genes. O gene A é epistático e inibe a expressão do gene B, responsável pela formação da glândula. Assim, plantas com alelo dominante A não formam glândulas, independentemente do genótipo de B. A presença da glândula ocorre apenas em plantas com genótipo aaB_ ou aabb.

Duas plantas heterozigotas AaBb são cruzadas. Qual a probabilidade de obtenção de plantas com a glândula funcional?

a) 9/16

b) 5/16

c) 7/16

d) 3/16

e) 1/4

Gabarito explicado

Gabarito: d)
Explicação: Neste caso, temos epistasia dominante, pois o alelo A inibe a ação do gene B. O único caso em que a glândula se forma é quando o indivíduo é aaB_ ou aabb. Calculando:

aaBB = 1/16

aaBb = 2/16

aabb = 1/16
Total: 4/16 = 1/4, porém aabb não tem B funcional, então apenas aaB_ = 3/16

Questão 3

Um projeto de melhoramento genético visa selecionar plantas com frutos mais ricos em determinada vitamina usada em suplementos humanos. Estudos apontam que a produção da vitamina é influenciada por três pares de genes com ação aditiva: quanto mais alelos dominantes (A, B, C), maior a concentração da vitamina. Cruzando-se dois indivíduos com genótipo AaBbCc, espera-se que os descendentes apresentem distribuição quantitativa da característica.

Quantos genótipos diferentes produzirão frutos com concentração intermediária, ou seja, com três alelos dominantes?

a) 2

b) 4

c) 6

d) 8

e) 10

Gabarito explicado

Gabarito: d)
Explicação: Trata-se de herança quantitativa com três pares de genes. A distribuição segue uma curva normal. A concentração intermediária ocorre com 3 alelos dominantes. O número de combinações para isso é C(6,3) = 20, mas nem todos os genótipos com 3 dominantes são distintos. Genótipos distintos com 3 dominantes são 8.

Questão 4

Em uma planta usada na extração de pigmentos para cosméticos, o gene A controla a produção de uma enzima inicial de uma via metabólica, enquanto o gene B controla a enzima final. Apenas a presença dos dois alelos dominantes possibilita a síntese completa do pigmento roxo. Qualquer ausência de um dos alelos impede a formação do pigmento, resultando em flores brancas.

Qual é a proporção fenotípica esperada em um cruzamento entre indivíduos AaBb?

a) 3 roxas : 1 branca

b) 9 roxas : 7 brancas

c) 15 roxas : 1 branca

d) 12 roxas : 4 brancas

e) 9 roxas : 7 brancas

Gabarito explicado

Gabarito: e)
Explicação: Este é um caso de herança complementar, pois são necessários alelos dominantes em ambos os genes. A proporção esperada em AaBb × AaBb é:

A_B_ = 9 (roxas)

A_bb = 3

aaB_ = 3

aabb = 1
Logo, 9 roxas e 7 brancas.

Questão 5

Pesquisadores analisam uma planta com folhas que secretam um composto aromático importante para repelir insetos transmissores de doenças. A ausência do composto está relacionada à ação de um gene epistático recessivo (aa), que bloqueia a expressão do gene B, responsável pela secreção.

Em um cruzamento entre duas plantas heterozigotas AaBb, qual a proporção esperada de plantas que não secretam o composto?

a) 7/16

b) 3/16

c) 9/16

d) 1/4

e) 13/16

Gabarito explicado

Gabarito: a)
Explicação: Neste caso, temos epistasia recessiva. Para que haja secreção, o indivíduo deve ser A_B_. A proporção esperada é:

A_B_ = 9/16 (secretam)

A_bb = 3/16

aaB_ = 3/16

aabb = 1/16
Assim, não secretam = 3 + 3 + 1 = 7/16.

Questão 6

Na tentativa de obter plantas com maior número de tricomas (estruturas epidérmicas com função de defesa), geneticistas identificaram que essa característica é controlada por dois pares de genes com efeito aditivo. Quanto maior o número de alelos dominantes, maior o número de tricomas, o que torna essas plantas mais resistentes a pragas.

Se dois indivíduos AaBb forem cruzados, qual a frequência de plantas com o número máximo de tricomas (ou seja, com genótipo AABB)?

a) 1/8

b) 2/16

c) 1/16

d) 3/16

e) 4/16

Gabarito explicado

Gabarito: c)
Explicação: Herança quantitativa com dois pares de genes. O único genótipo com número máximo de tricomas é AABB, cuja frequência no cruzamento AaBb × AaBb é 1/16.

Questão 7

A produção de alcaloides em uma planta medicinal depende de uma complexa via metabólica regulada por três genes com efeito cumulativo. Em um experimento com cruzamentos entre indivíduos heterozigotos para os três genes (AaBbCc), os cientistas observaram que a eficácia terapêutica dos extratos estava relacionada à quantidade de alelos dominantes.

Qual a probabilidade de obter uma planta com produção mínima de alcaloides, ou seja, com zero alelos dominantes?

a) 3/64

b) 1/16

c) 3/32

d) 1/32

e) 1/64

Gabarito explicado

Gabarito: e)
Explicação: O único genótipo com 0 alelos dominantes é aabbcc, e sua frequência em AaBbCc × AaBbCc é (1/4 × 1/4 × 1/4) = 1/64.

Continue testando seus conhecimentos com exercícios sobre a Segunda Lei de Mendel com gabarito.

Referências Bibliográficas

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Fundamentos da biologia moderna: volume único. São Paulo: Moderna, 2006. 839 p.

LEWONTIN, R. C.; CARROLL, S. B.; GRIFFITHS, A. J. F.; WESSLER, S. R. Introdução à genética. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 736 p.