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Exercícios sobre grandezas escalares e vetoriais (com gabarito explicado)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

As grandezas físicas são divididas em escalares e vetoriais. Faça os exercícios que preparamos para você aprender definitivamente a diferença entre elas e como efetuar cálculos com vetores.

Questão 1

Analise as afirmações abaixo sobre grandezas escalares e vetoriais e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

I. Massa, temperatura e energia são exemplos de grandezas escalares.

II. A velocidade é uma grandeza vetorial porque possui módulo, direção e sentido.

III. O deslocamento e a distância percorrida representam sempre a mesma grandeza física.

IV. Duas forças de mesma intensidade aplicadas em direções opostas sempre se anulam.

V. A aceleração é uma grandeza escalar, ao poder ser expressa somente por um número e uma unidade.

a) V, V, V, F, F

b) V, V, F, F, F

c) V, V, F, F, V

d) V, F, F, F, F

e) F, F, F, F, F

Gabarito explicado

a) VERDADEIRO - Massa, temperatura e energia são grandezas escalares porque são completamente definidas somente por um valor numérico e uma unidade, não necessitando de direção ou sentido.

b) VERDADEIRO - A velocidade é uma grandeza vetorial, ao possuir módulo (valor numérico), direção (reta que contém o vetor) e sentido (orientação na reta).

c) FALSO - Deslocamento e distância percorrida são grandezas diferentes. O deslocamento é vetorial (liga posição inicial à final) enquanto a distância é escalar (comprimento total da trajetória). Só são iguais em módulo quando o movimento é retilíneo e sem mudança de sentido.

d) FALSO - Duas forças de mesma intensidade em direções opostas só se anulam se estiverem aplicadas no mesmo ponto ou na mesma linha de ação. Se aplicadas em pontos diferentes, podem formar um binário (momento resultante não nulo).

e) FALSO - A aceleração é uma grandeza vetorial, ao indicar não somente a variação do módulo da velocidade, mas também a direção dessa variação. Possui módulo, direção e sentido.

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Questão 2

Um automóvel percorre 60 km para o norte e depois 80 km para o leste. Considerando as grandezas físicas envolvidas neste movimento, é correto afirmar que:

a) A distância percorrida e o módulo do deslocamento são iguais a 140 km.

b) A distância percorrida é 140 km e o módulo do deslocamento é 100 km.

c) A distância percorrida é 100 km e o módulo do deslocamento é 140 km.

d) Tanto a distância quanto o deslocamento são grandezas vetoriais.

e) O deslocamento é sempre maior que a distância percorrida em qualquer trajetória.

Gabarito explicado

Distância percorrida = 60 + 80 = 140 km (grandeza escalar - soma aritmética)

Deslocamento:

Usando o teorema de Pitágoras (movimento em L)

linha vertical d com seta para a direita sobrescrito linha vertical espaço igual a espaço √ parêntese esquerdo 60 ² espaço mais espaço 80 ² parêntese direito espaço igual a espaço √ parêntese esquerdo 3600 espaço mais espaço 6400 parêntese direito espaço igual a espaço √ 10000 espaço igual a espaço 100 espaço k m

Questão 3

Sobre as operações com grandezas físicas, analise as situações abaixo:

  • I. Soma de duas velocidades de mesmo módulo, mesma direção e sentidos opostos;
  • II. Produto entre massa e aceleração;
  • III. Razão entre distância percorrida e intervalo de tempo.

Quanto ao resultado dessas operações, temos respectivamente:

a) Escalar, vetorial, vetorial

b) Vetorial, escalar, escalar

c) Vetorial, vetorial, vetorial

d) Escalar, vetorial, escalar

e) Vetorial, vetorial, escalar

Gabarito explicado

Resolução

I. Ao considerar a direção e o sentido, estamos somando grandezas vetoriais.

II. O produto entre a massa e aceleração é uma força, conforme a 2ª lei de Newton.

F com seta para a direita sobrescrito igual a m espaço. espaço a com seta para a direita sobrescrito

Ao multiplicarmos uma grandeza escalar por uma vetorial, o resultado é uma grandeza vetorial.

III. Trata-se da velocidade escalar. É uma razão entre duas grandezas escalares: a distância, uma medida de comprimento e, um intervalo de tempo, outra grandeza escalar.

Questão 4

Um corpo está sujeito simultaneamente a três forças:

  • F₁ = 10 N (para o norte);
  • F₂ = 6 N (para o sul);
  • F₃ = 8 N (para o leste).

O módulo da força resultante sobre este corpo é:

a) 24 N

b) 14 N

c) 10 N

d) 8√3 N

e) 4√5 N

Gabarito explicado

A grandeza força é vetorial, por isso, ao determinar o módulo da força resultante, as direções e sentidos das parcelas (F1, F2 e F3) devem ser consideradas.

Componente Norte-Sul (mesma direção e sentidos opostos):

  • F₁ - F₂ = 10 - 6 = 4 N (para o norte)

Componente Leste-Oeste:

  • F₃ = 8 N (para o leste)

Força resultante:

Como os vetores são perpendiculares (90°), utilizamos o Teorema de Pitágoras.

linha vertical pilha F com R subscrito linha vertical com seta para a direita acima igual a raiz quadrada de 4 ao quadrado mais 8 ao quadrado fim da raizlinha vertical pilha F com R subscrito linha vertical com seta para a direita acima igual a raiz quadrada de 16 mais 64 fim da raizlinha vertical pilha F com R subscrito linha vertical com seta para a direita acima igual a raiz quadrada de 80linha vertical pilha F com R subscrito linha vertical com seta para a direita acima igual a 4 raiz quadrada de 5 espaço N

linha vertical F com seta para a direita sobrescrito linha vertical igual a √ parêntese esquerdo 4 ² espaço mais espaço 8 ² parêntese direito espaçolinha vertical F com seta para a direita sobrescrito linha vertical igual a √ parêntese esquerdo 16 espaço mais espaço 64 parêntese direito espaçolinha vertical F com seta para a direita sobrescrito linha vertical igual a √ 80 espaçolinha vertical F com seta para a direita sobrescrito linha vertical igual a espaço 4 √ 5 espaço N

Questão 5

Dois vetores de módulos 12 u e 16 u formam entre si um ângulo de 60°. O módulo do vetor soma desses dois vetores é:

a) 28 u

b) 4 u

c) 20 u

d) 4√19 u

e) 14√11 u

Gabarito explicado

Para efetuar esse cálculo, utilizamos a Lei dos Cossenos para soma vetorial::

linha vertical v ⃗ ₁ espaço mais espaço v ⃗ ₂ linha vertical ² espaço igual a espaço linha vertical v ⃗ ₁ linha vertical ² espaço mais espaço linha vertical v ⃗ ₂ linha vertical ² espaço mais espaço 2 linha vertical v ⃗ ₁ linha vertical linha vertical v ⃗ ₂ linha vertical cos parêntese esquerdo 60 sinal de grau parêntese direito espaçolinha vertical v ⃗ ₁ espaço mais espaço v ⃗ ₂ linha vertical ² espaço igual a espaço 12 ² espaço mais espaço 16 ² espaço mais espaço 2 parêntese esquerdo 12 parêntese direito parêntese esquerdo 16 parêntese direito parêntese esquerdo 0 vírgula 5 parêntese direito espaçolinha vertical v ⃗ ₁ espaço mais espaço v ⃗ ₂ linha vertical ² espaço igual a espaço 144 espaço mais espaço 256 espaço mais espaço 192 espaço igual a espaço 592 espaçolinha vertical v ⃗ ₁ espaço mais espaço v ⃗ ₂ linha vertical espaço igual a espaço √ 592 espaço quase igual espaço 4 √ 19 espaço u

Questão 6

Um avião voa com velocidade de 500 km/h na direção norte e 120 km/h para leste. Considerando que o piloto mantém essas componentes da velocidade constantes, qual é o módulo da velocidade resultante do avião em relação ao solo?

a) 380 km/h

b) 486 km/h

c) 514 km/h

d) 626 km/h

e) 594 km/h

Gabarito explicado

Passo 1: Identificar as velocidades e suas direções

  • Velocidade do avião (direção norte): vN = 500 km/h;
  • Velocidade do vento (direção leste): vL =120 km/h.

As velocidades são perpendiculares entre si (norte e leste formam 90°).

Passo 2: Representar o problema.

A velocidade resultante é a composição vetorial dessas duas velocidades.

Passo 3: Aplicar o teorema de Pitágoras (vetores perpendiculares).

linha vertical v ⃗ ᵣ linha vertical ² espaço igual a espaço linha vertical v com seta para a direita sobrescrito com N subscrito linha vertical ² espaço mais espaço linha vertical v com seta para a direita sobrescrito com L subscrito linha vertical ² espaço espaçolinha vertical v ⃗ ᵣ linha vertical ² espaço igual a espaço parêntese esquerdo 500 parêntese direito ² espaço mais espaço parêntese esquerdo 120 parêntese direito ² espaço espaçolinha vertical v ⃗ ᵣ linha vertical ² espaço igual a espaço 250000 espaço mais espaço 14400 espaço espaçolinha vertical v ⃗ ᵣ linha vertical ² espaço igual a espaço 264400 espaço espaçolinha vertical v ⃗ ᵣ linha vertical espaço igual a espaço √ 264400 espaço espaçolinha vertical v ⃗ ᵣ linha vertical espaço quase igual espaço 514 vírgula 2 espaço k m dividido por h

Passo 4: Escolher a alternativa mais próxima VR ≈ 514 km/h.

Questão 7

Três forças atuam sobre um ponto material:

  • F₁ = 40 N na direção do eixo x positivo;
  • F₂ = 30 N na direção do eixo y positivo;
  • F₃ = 50 N formando um ângulo de 180° com o eixo x (direção negativa).

Determine o módulo da força resultante sobre o ponto material.

Dados: se necessário, use √13 ≈ 3,6

a) 120 N

b) 45 N

c) 18√2 N

d) 10√13 N

e) 10√10 N

Gabarito explicado

Primeiro, calculamos as componentes da força resultante:

Componente x: Fₓ = F₁ + F₃ = 40 + (-50) = -10 N

Componente y: Fᵧ = F₂ = 30 N

Módulo da resultante (Fx e Fy perpendiculares).

linha vertical F com seta para a direita sobrescrito com R subscrito linha vertical espaço igual a espaço √ parêntese esquerdo F ₓ ² espaço mais espaço F ᵧ ² parêntese direito espaçolinha vertical F com seta para a direita sobrescrito com R subscrito linha vertical espaço igual a espaço √ parêntese esquerdo parêntese esquerdo menos 10 parêntese direito ² espaço mais espaço 30 ² parêntese direito espaçolinha vertical F com seta para a direita sobrescrito com R subscrito linha vertical espaço igual a espaço √ parêntese esquerdo 100 espaço mais espaço 900 parêntese direito espaçolinha vertical F com seta para a direita sobrescrito com R subscrito linha vertical espaço igual a espaço √ 1000 espaçolinha vertical F com seta para a direita sobrescrito com R subscrito linha vertical espaço igual a espaço √ parêntese esquerdo 100 espaço sinal de multiplicação espaço 10 parêntese direito espaçolinha vertical F com seta para a direita sobrescrito com R subscrito linha vertical espaço igual a espaço 10 √ 10 espaço N

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Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.