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Exercícios sobre desastres naturais e ambientais (com gabarito)

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira a lista com 6 exercícios feitos no modelo ENEM sobre mudanças climáticas, tratando de diferentes tipos de problemas e desastres, bem como seus efeitos para o ser humano e o meio ambiente.

Lembre-se de conferir o gabarito e a explicação ao final de cada exercício.

Exercício 1

O Dia de Sobrecarga da Terra marca a data exata em que os recursos naturais produzidos pelo planeta não são mais suficientes para suprir o consumo da humanidade e absorver os resíduos produzidos. A Terra atingiu pela primeira vez a sobrecarga em 1970, no dia 29 de dezembro. Em 2019, o limite bateu um recorde: 29 de julho. As consequências são graves. Escassez de água potável, erosão do solo, perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera são apenas alguns dos resultados do esgotamento gradativo dos recursos da Terra. Humanidade já usou todos os recursos da Terra para este ano.

Disponível em: https://veja.abril.com.br. Acesso em: 16 nov. 2021 (adaptado).

A antecipação do Dia da Sobrecarga da Terra ao longo das décadas indica uma crescente:

A) Desigualdade na distribuição de alimentos entre os países.

B) Inversão climática provocada pela urbanização global.

C) Eficiência no uso racional dos recursos naturais.

D) Intensificação da pressão antrópica sobre os ecossistemas.

E) Redução da pegada ecológica das nações desenvolvidas.

Gabarito explicado

Gabarito: D) Intensificação da pressão antrópica sobre os ecossistemas.

Explicação:

A data mais precoce da sobrecarga demonstra como o ser humano tem aumentado exponencialmente o consumo de recursos naturais além da capacidade regenerativa do planeta. Isso reflete uma pressão ambiental crescente, causada por padrões produtivos e de consumo insustentáveis.

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Exercício 2

Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são motivo de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora usualmente relacionadas ao conceito de “energia limpa” ou associadas à ideia de “sustentabilidade”, essas usinas podem causar vários problemas ambientais. Destaca-se a proliferação de determinadas espécies aquáticas em relação a outras, ocasionando a perda de diversidade das comunidades de peixes (ictiofauna) do local.

Disponível em: http://ciencia.hsw.com.br. Acesso em: 25 mar. 2013 (adaptado).

Embora consideradas fontes limpas de energia, as usinas hidrelétricas podem comprometer a sustentabilidade ambiental ao:

A) Reduzir a pluviosidade nas bacias hidrográficas locais.

B) Eliminar completamente a emissão de gases estufa.

C) Alterar o equilíbrio da biodiversidade aquática regional.

D) Aumentar o fluxo natural dos rios nas estações secas.

E) Promover a recarga dos aquíferos subterrâneos.

Gabarito explicado

Gabarito: C) Alterar o equilíbrio da biodiversidade aquática regional.

Explicação:

A construção de barragens modifica o regime hídrico dos rios e altera o habitat aquático, favorecendo algumas espécies e levando à perda da diversidade de peixes. Esse impacto é frequentemente subestimado nos discursos sobre "energia limpa".

Exercício 3

Macaco enjaulado - biopirataria

A imagem com a legenda "Nem sempre é o criminoso quem vai parar atrás das grades" representa uma crítica social relacionada à:

A) Perda de habitat e aprisionamento ilegal da fauna silvestre.

B) Humanização dos animais em ambientes urbanos.

C) Invasão do espaço natural dos seres humanos por animais.

D) Campanhas de domesticação da fauna como pets.

E) Disputa por espaço em áreas urbanizadas com expansão verde.

Gabarito explicado

Gabarito: A) Perda de habitat e aprisionamento ilegal da fauna silvestre.

Explicação:

A imagem estabelece uma analogia entre o encarceramento e o cativeiro imposto aos animais silvestres, muitas vezes como consequência do tráfico ilegal, desmatamento ou destruição de habitats. Critica-se a ideia de que os verdadeiros responsáveis pela degradação (os humanos) permanecem livres, enquanto os animais sofrem as consequências.

Exercício 4

A seca extrema que atingiu a região amazônica em 2005 provocou problemas de saúde em 90% da população pobre de Rio Branco (AC). A principal causa foi a fumaça liberada, em grandes quantidades, pelas queimadas, que se intensificaram devido ao clima. A concentração de fumaça ficou três vezes maior que o limite crítico estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente, e a de fuligem, mais do que dobrou.

Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, nº. 252, p.54, set./2008 (adaptado). A fumaça liberada pelas queimadas

A intensificação das queimadas em regiões de seca extrema, como a Amazônia em 2005, impacta diretamente a saúde das populações ao:

A) Proporcionar maior controle sobre o avanço agrícola.

B) Produzir partículas tóxicas que se acumulam na atmosfera.

C) Eliminar os vetores de doenças tropicais com a fumaça.

D) Promover chuvas ácidas e erosão costeira.

E) Diminuir o risco de queimadas futuras por limpeza do solo.

Gabarito explicado

Gabarito: B) Produzir partículas tóxicas que se acumulam na atmosfera.

Explicação:

A queima da vegetação libera grandes quantidades de material particulado, fuligem e gases tóxicos, como monóxido de carbono, que afetam diretamente o sistema respiratório da população exposta — especialmente em áreas pobres e com infraestrutura precária.

Exercício 5

Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica no solo.

ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola. São Paulo, n. 5 nov. 2003 (adaptato).

A atividade agrícola pode tanto contribuir para o agravamento quanto para o controle do efeito estufa. Isso depende, principalmente, de:

A) Políticas de incentivo à pecuária extensiva em áreas tropicais.

B) Rotatividade de culturas com alto consumo de água.

C) Adoção de cultivares transgênicas resistentes a pragas.

D) Ampliação de monoculturas voltadas para o mercado externo.

E) Estratégias de manejo que contemplem a matéria orgânica no solo.

Gabarito explicado

Gabarito: E) Estratégias de manejo que contemplem a matéria orgânica no solo.

Explicação:

O manejo adequado da matéria orgânica permite que o solo atue como sumidouro de carbono, reduzindo a quantidade de CO₂ na atmosfera. Técnicas como o plantio direto e a agroecologia podem promover sequestro de carbono, mitigando os impactos ambientais da agricultura.

Exercício 6

O ganhador do Prêmio Nobel, Philip Fearnside, já alertava em estudos de 2004 que, como consequência do desmatamento em grande escala, menos água da Amazônia seria transportada pelos ventos para o Sudeste durante a temporada de chuvas, o que reduziria a água das chuvas de verão nos reservatórios de São Paulo.

SERVA, L. Para ganhador do Prêmio Nobel, cheias no Norte e seca no Sudeste estão conectadas. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2014.

De acordo com o climatologista Philip Fearnside, o desmatamento da Amazônia pode afetar regiões distantes, como o Sudeste do Brasil, por meio:

A) Do aumento da temperatura nas zonas tropicais.

B) Do bloqueio dos ventos alísios equatoriais.

C) Da elevação do nível do mar nas áreas costeiras.

D) Da interferência na formação dos chamados “rios voadores”.

E) Da formação de zonas de alta pressão sobre o litoral.

Gabarito explicado

Gabarito: D) Da interferência na formação dos chamados “rios voadores”.

Explicação:

O desmatamento altera o regime de evapotranspiração da floresta, reduzindo a umidade atmosférica transportada pelos "rios voadores", o que impacta diretamente o volume de chuvas no Sudeste, especialmente nos meses de verão, com efeitos sobre a produção agrícola e abastecimento hídrico.

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Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.