Exercícios sobre civilizações humanas com gabarito (Fundamental II)
Responda às questões abaixo para testar seus conhecimentos sobre as civilizações humanas. Confira as respostas e tire as suas dúvidas nas explicações que constam no gabarito.
Questão 1
A formação das primeiras civilizações humanas foi resultado do domínio de uma técnica ocorrida no início do período neolítico:
a) As práticas religiosas.
b) A agricultura.
c) O nomadismo.
d) A escrita.
a) Incorreta. As práticas religiosas foram importantes nas primeiras civilizações, mas não foram o fator determinante para sua formação.
b) Correta. A agricultura permitiu o sedentarismo, a produção de alimentos em larga escala e o crescimento das populações, sendo essencial para a formação das primeiras civilizações.
c) Incorreta. O nomadismo foi característico do período anterior, o Paleolítico. As civilizações surgiram com o sedentarismo.
d) Incorreta. A escrita surgiu posteriormente, como consequência da complexidade social das civilizações, e não como causa de sua formação.
Questão 2
O surgimento das primeiras civilizações humanas aconteceu no chamado "Crescente Fértil", território que abrange as seguintes regiões:
a) A China, a Índia e a Península Coreana.
b) A Mesopotâmia, a Palestina e o Egito Antigo.
c) A América Central, a Região Andina e o Caribe.
d) A Etiópia, a Península Arábica e a Pérsia.
a) Incorreta. A China e a Índia foram berços de civilizações antigas, mas não fazem parte do "Crescente Fértil".
b) Correta. O Crescente Fértil inclui áreas da Mesopotâmia, da Palestina e do Egito Antigo, onde surgiram algumas das primeiras civilizações humanas.
c) Incorreta. Essas regiões foram centros de civilizações pré-colombianas, não relacionadas ao Crescente Fértil.
d) Incorreta. Embora essas regiões sejam importantes historicamente, não fazem parte do território conhecido como Crescente Fértil.
Questão 3
Uma das afirmações mais correntes sobre as primeiras civilizações humanas é que estas foram "sociedades hidráulicas", muito ligadas aos rios, pois:
a) Dependiam dos rios para o transporte e o comércio, principal atividade econômica da época.
b) Utilizavam o rio para abastecimento e agricultura, e o trabalho nessas atividades favoreceu a formação do Estado organizado.
c) Cultuavam os rios como uma dos principais deuses em suas religiões, a exemplo dos antigos gregos e romanos.
d) Os rios permitiam o rápido deslocamento populacional, o que favoreceu o nomadismo e a busca por alimentos.
a) Incorreta. O transporte e o comércio ganharam importância ao longo da antiguidade, mas não foram a principal base da organização social e política das primeiras civilizações.
b) Correta. A agricultura dependia da irrigação e do controle das cheias dos rios. A necessidade de organizar esse trabalho coletivo favoreceu o surgimento de Estados centralizados.
c) Incorreta. Embora algumas religiões antigas cultuassem elementos da natureza, o culto aos rios não era universal nem o motivo principal da relação com os rios.
d) Incorreta. O nomadismo é oposto ao modelo sedentário das primeiras civilizações, que se fixaram justamente por causa dos rios.
Questão 4
Uma das primeiras civilizações humanas que temos conhecimento é a chamada Suméria, situada na Mesopotâmia. Esta civilização ficou conhecida por um estilo de escrita pioneiro, a chamada:
a) Escrita cuneifone.
b) Escrita hieroglífica.
c) Escrita fonética.
d) Escrita em ideogramas.
a) Correta. A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios e é considerada uma das primeiras formas de escrita da história.
b) Incorreta. A escrita hieroglífica foi usada no Egito Antigo, não na Mesopotâmia.
c) Incorreta. A escrita fonética, baseada em sons, é uma característica de sistemas de escrita mais modernos.
d) Incorreta. Ideogramas são mais característicos das civilizações chinesas, e não dos sumérios.
Questão 5
"Nos grupos precedentes à Revolução Agrícola já havia uma divisão sexual de tarefas: ao homem cabia a caça e a preparação de todo o equipamento para essa atividade, enquanto a mulher era a coletora e a responsável pela educação dos filhos. Com as mudanças proporcionadas com o advento da agricultura, o homem passa a derrubar os bosques e preparar a terra para a plantação, deixando a rotina da lavoura nas mãos das mulheres. São elas que cuidam da casa, das crianças, da comida e da colheita..."
(PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações. São Paulo: Editora Contexto, 2003. p. 54)
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta:
a) A Revolução Agrícola, isto é, a descoberta da agricultura, inaugurou a divisão de tarefas entre homens e mulheres.
b) A divisão de tarefas era algo comum nas civilizações humanas, sendo que as mulheres mantinham as tarefas domésticas e os homens eram responsáveis pelo processo agrícola.
c) O domínio da agricultura remodelou as divisões de tarefas, embora homens e mulheres já dividissem seus deveres tempos antes.
d) O cuidado de familiares passou a ser uma tarefa feminina com a invenção da agricultura, já que os homens passaram a cuidar da terra e da colheita.
a) Incorreta. O texto afirma que já existia uma divisão sexual de tarefas antes da Revolução Agrícola. Logo, essa divisão não foi inaugurada com a agricultura.
b) Incorreta. Pelo contrário, após o início da agricultura, os homens derrubavam as matas e preparavam a terra, mas quem cuidava da lavoura eram as mulheres.
c) Correta. Segundo o texto, homens e mulheres já dividiam as tarefas antes da agricultura, mas houve uma reconfiguração desses papéis com o domínio agrícola. Isso torna essa a alternativa mais alinhada com o texto-base.
d) Incorreta. O cuidado com os filhos já era atribuição das mulheres antes da agricultura, segundo o próprio texto. A agricultura não iniciou essa divisão, apenas a reorganizou.
Questão 6
Para mais exercícios:
Exercícios de História para 6º ano (com gabarito explicado)
Atividades sobre tempo cronológico e periodização (História)
PEREIRA, Lucas. Exercícios sobre civilizações humanas com gabarito (Fundamental II). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-civilizacoes-humanas-com-gabarito-fundamental-ii/. Acesso em: