Exercícios sobre a estrutura geológica do Brasil (com gabarito)

Os exercícios a seguir, com base na BNCC, tratam da estrutura geológica brasileira, tipos de rochas e minerais, características do relevo brasileiro e questões econômicas.

Exercício 1

Os escudos cristalinos são formações geológicas muito antigas que ocupam parte do território brasileiro. Uma das características mais importantes dessas estruturas está relacionada à presença de:

a) Rochas magmáticas e metamórficas que abrigam importantes jazidas de minerais metálicos.

b) Grandes reservas de água subterrânea, sendo as principais fontes dos aquíferos.

c) Solos férteis formados por sedimentos recentes, ideais para a agricultura intensiva.

d) Fósseis bem preservados, por serem áreas de sedimentação marinha recente.

e) Áreas de intensa atividade vulcânica e tectônica, com risco constante de terremotos.

Gabarito explicado

Resposta correta: a) Rochas magmáticas e metamórficas que abrigam importantes jazidas de minerais metálicos.

Explicação: Escudos cristalinos são os terrenos mais antigos e estáveis da superfície terrestre. Portanto, em sua atividade tectônica antiga, as rochas magmáticas resfriaram e passaram por mudanças ao longo de milhões de anos. Esse processo ajudou a formar minerais metálicos (ferro, manganês, níquel) e minerais não metálicos (quartzo, feldspato, mica).

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Exercício 2

As bacias sedimentares brasileiras são importantes para a economia do país principalmente porque:

a) Apresentam formações antigas com grandes jazidas de minério de ferro.

b) São regiões caracterizadas por intenso vulcanismo e terremotos frequentes.

c) Possuem solos muito férteis que garantem a produção de alimentos para exportação.

d) São áreas dominadas por escudos cristalinos e rochas metamórficas.

e) São áreas onde se concentram as maiores reservas de petróleo e gás natural.

Gabarito explicado

Resposta correta: e) São áreas onde se concentram as maiores reservas de petróleo e gás natural.

Explicação: Bacias sedimentares são áreas mais baixas que seu entorno, portanto um local de deposição de sedimentos e material orgânico. Ao longo de milhões de anos esse material orgânico entrou em decomposição e, com a ajuda da pressão das camadas de rochas superiores, transformou-se em petróleo e gás natural.

Exercício 3

O Brasil não apresenta dobramentos modernos em seu território porque:

a) Possui relevo totalmente plano, sem formações montanhosas.

b) Sofre constantes terremotos que impedem a formação de dobramentos.

c) Sua estrutura geológica é formada exclusivamente por bacias sedimentares recentes.

d) Está localizado no centro da placa tectônica Sul-Americana, longe das bordas onde ocorrem esses movimentos.

e) Tem muitas áreas de vulcanismo ativo que impedem a formação de dobramentos modernos.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) Está localizado no centro da placa tectônica Sul-Americana, longe das bordas onde ocorrem esses movimentos.

Explicação: Dobramentos modernos se formam em zonas de atividade tectônica onde há convergência de placas. Ao se chocarem, a placa mais pesada afunda e a mais leve sobe, formando os dobramentos modernos. O Brasil está numa zona de baixíssima atividade tectônica, portanto possui terrenos antigos e estáveis.

Exercício 4

A Província Geológica Amazônica apresenta um importante papel econômico e ambiental para o Brasil. Sobre suas características e potenciais, assinale a alternativa correta:

a) A região é marcada por dobramentos modernos, o que a torna altamente suscetível a terremotos e vulcanismo ativo, limitando a exploração mineral.

b) Abriga vastas reservas de bauxita e outros minerais metálicos, que são fundamentais para a indústria nacional, porém a exploração deve considerar a conservação da biodiversidade amazônica.

c) Predominam formações de bacias sedimentares que concentram grandes reservas de petróleo e gás natural, sendo o principal polo energético do país.

d) Apresenta solo fértil e relevo acidentado, favorecendo a expansão agrícola intensiva sem grandes impactos ambientais.

e) É uma região com alta densidade populacional e intensa urbanização, o que facilita a logística de extração mineral.

Gabarito explicado

Resposta correta: b) Abriga vastas reservas de bauxita e outros minerais metálicos, que são fundamentais para a indústria nacional, porém a exploração deve considerar a conservação da biodiversidade amazônica.

Explicação: A Província Geológica Amazônica possui formações muito antigas e diversos minerais. Ao mesmo tempo em que eles são importantes para a economia do país, a exploração desses recursos deve ser realizada de forma a minimizar seus impactos. A atividade mineradora é uma das mais impactantes que existe e a floresta Amazônica é um importante bioma brasileiro, logo, deve haver equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Exercício 5

A formação dos solos em diferentes regiões do Brasil está diretamente relacionada à estrutura geológica subjacente. Considerando essa relação, assinale a alternativa correta:

a) As bacias sedimentares apresentam solos predominantemente arenosos, resultantes da rápida formação das rochas metamórficas que as compõem.

b) Regiões com dobramentos modernos possuem solos muito férteis devido à constante renovação mineral provocada por atividades vulcânicas.

c) Os solos das áreas de planícies litorâneas são sempre ricos em nutrientes, independentemente da estrutura geológica local.

d) Solos formados sobre escudos cristalinos são geralmente pobres em nutrientes devido ao intemperismo prolongado das rochas antigas, limitando a fertilidade natural dessas áreas.

e) Solos derivados de rochas magmáticas recentes possuem baixa capacidade de retenção hídrica, favorecendo a agricultura intensiva sem necessidade de irrigação.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) Solos formados sobre escudos cristalinos são geralmente pobres em nutrientes devido ao intemperismo prolongado das rochas antigas, limitando a fertilidade natural dessas áreas.

Explicação: Escudos cristalinos são os terrenos mais antigos, logo sofreram mais tempo de intemperismo. O intemperismo (principalmente o químico, muito presente no Brasil) desgastas as rochas, levando seus minerais e nutrientes embora. Deste modo, os solos provenientes dos escudos também são mais pobres.

Exercício 6

O Quadrilátero Ferrífero, localizado no estado de Minas Gerais, é uma das áreas geológicas mais relevantes do Brasil. Sobre essa região, é correto afirmar que:

a) Trata-se de uma formação recente associada ao vulcanismo da era Cenozoica, com predominância de bacias sedimentares e carvão mineral.

b) Apresenta solos altamente férteis e é uma das principais áreas de produção agrícola intensiva do Sudeste brasileiro.

c) É uma área de escudo cristalino composta por rochas antigas, rica em minérios metálicos como ferro e ouro, com forte atuação da mineração.

d) Localiza-se em uma zona de instabilidade tectônica, com dobramentos modernos e frequente atividade sísmica.

e) É formada por depósitos marinhos recentes e concentra as maiores reservas de gás natural do Brasil.

Gabarito explicado

Resposta correta: c) É uma área de escudo cristalino composta por rochas antigas, rica em minérios metálicos como ferro e ouro, com forte atuação da mineração.

Explicação: As formações rochosas do Quadrilátero Ferrífero vêm do período Pré-Cambriano, ou seja, muito antigas. Durante o resfriamento do magma, diversos elementos metálicos se concentraram em áreas da litosfera e com o passar do tempo formaram jazidas como as do Quadrilátero Ferrífero.

Exercício 7

A estrutura geológica do território brasileiro exerce influência direta sobre as formas de relevo observadas no país. Nesse contexto, assinale a alternativa correta:

a) A presença de dobramentos modernos no Brasil explica o predomínio de grandes cadeias montanhosas, como os Andes, que cortam o território de norte a sul.

b) As planícies brasileiras estão localizadas principalmente sobre escudos cristalinos, o que explica sua alta altitude e presença de serras.

c) A formação de serras elevadas no território brasileiro está relacionada ao vulcanismo ativo associado às bacias sedimentares da Era Cenozoica.

d) A ausência de atividade tectônica recente no Brasil contribui para o predomínio de formas de relevo antigas e suavemente onduladas, como planaltos desgastados.

e) As regiões de escudos cristalinos, por serem formadas por sedimentos recentes, favorecem o aparecimento de depressões absolutas no relevo.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) A ausência de atividade tectônica recente no Brasil contribui para o predomínio de formas de relevo antigas e suavemente onduladas, como planaltos desgastados.

Explicação: Como a atividade tectônica é praticamente nula no Brasil, o terreno é estável e sofre mais com os agentes externos que com os internos. Isso quer dizer que os processos de intemperismo e erosão desgastam mais rochas do que rochas novas são criadas. Portanto, a característica do relevo é ser suavemente ondulado e desgastado.

Leia também Estrutura Geológica do Brasil e continue testando seus conhecimentos de acordo com o ano de escolaridade:

Exercícios de Geografia para 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Exercícios de Geografia para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Exercícios de Geografia para o 3º ano do Ensino Médio (com respostas explicadas)