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Exercícios sobre a Escola de Frankfurt (com respostas explicadas)

A Escola de Frankfurt foi um movimento intelectual fundado na Alemanha nos anos 1920, reunindo pensadores críticos da sociedade moderna. Seu foco estava em compreender como cultura, economia e política se entrelaçam, questionando estruturas de dominação.

Nos exercícios a seguir, exploraremos ideias centrais desse grupo para refletir sobre o mundo contemporâneo.

Questão 1

Em seu livro A Teoria Crítica, Marcos Nobre explica que:

“A Teoria Crítica não se bate nem por uma ação cega (sem levar em conta o conhecimento) nem por um conhecimento vazio (que ignora que as coisas poderiam ser de outro modo), mas questiona o sentido de ‘teoria’ e de ‘prática’ e a própria distinção entre esses dois momentos.”

Com base nesse trecho, é correto afirmar que a Teoria Crítica:

A) Defende a separação radical entre teoria e prática.

B) Busca integrar teoria e prática, mantendo a dimensão crítica.

C) Sustenta que apenas a prática é capaz de transformar a realidade.

D) Rejeita qualquer forma de conhecimento abstrato.

E) Considera que a teoria deve apenas descrever a realidade, sem propor transformações.

Gabarito explicado

A Teoria Crítica busca superar a dicotomia rígida entre teoria e prática, mostrando que ambas devem se articular de forma crítica, sem cair no ativismo cego ou no intelectualismo vazio.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

Em Dialética do Esclarecimento (1947), Adorno e Horkheimer afirmam que:

“O mito já é esclarecimento, e o esclarecimento reverte à mitologia” (capítulo Conceito de Esclarecimento).

Segundo os autores, a razão moderna, que pretendia libertar os homens da fantasia dos mitos, pode acabar se transformando em uma nova forma de opressão. O que significa essa afirmação?

A) O mito e o esclarecimento pertencem a épocas totalmente distintas e não se relacionam.

B) O mito representa a verdade, enquanto o esclarecimento é pura ilusão.

C) O processo racional de esclarecimento pode gerar novas formas de dominação social e cultural.

D) O esclarecimento elimina definitivamente os mitos da sociedade.

E) O mito é irracional e não tem relação com a ciência.

Gabarito explicado

Adorno e Horkheimer argumentam que tanto o mito quanto o esclarecimento compartilham a intenção de dominar a natureza. Assim, o esclarecimento, ao buscar ser uma explicação absoluta da realidade, pode acabar criando novas formas de mitologia e se transformar em instrumento de dominação – uma crítica comum à racionalidade moderna no início do século XX.

Questão 3

Segundo Marilena Chaui, em Convite à Filosofia:

“O ideal científico e a razão instrumental” referem-se à racionalidade voltada para a eficácia técnica e para o controle dos meios, mas que pode se distanciar da reflexão crítica sobre os fins.

Neste sentido, a crítica da Escola de Frankfurt à razão instrumental aponta que:

A) A técnica é neutra e sempre positiva para a humanidade.

B) O avanço científico garante automaticamente a emancipação social.

C) Sem a devida crítica, a racionalidade moderna pode se converter em um instrumento de dominação.

D) A razão instrumental, por focar nos meios, é sempre mais eficiente que a razão crítica.

E) A filosofia deve abandonar o estudo da técnica.

Gabarito explicado

A Escola de Frankfurt critica a razão instrumental porque ela privilegia a eficiência e o controle, mas sem questionar os fins, podendo transformar-se em mecanismo de dominação social.

Questão 4

Danilo Marcondes, em Iniciação à História da Filosofia, afirma que a Escola de Frankfurt é uma das herdeiras da crítica marxista, além de incorporar elementos da psicanálise de Freud e da sociologia de Weber.

Essa síntese teórica significa que:

A) A Escola de Frankfurt rejeita qualquer influência de Marx.

B) Seu pensamento resulta apenas da tradição marxista ortodoxa.

C) A Teoria Crítica buscou ampliar o marxismo dialogando com outras áreas.

D) A psicanálise e a sociologia foram apenas referências secundárias e sem importância.

E) A Escola de Frankfurt é influenciada por Marx, mas também por pensadores da Escola Austríaca.

Gabarito explicado

A Escola de Frankfurt procurou renovar o marxismo, ampliando-o com contribuições de outras áreas, como a psicanálise (Freud) e a sociologia (Weber), construindo uma abordagem mais abrangente da sociedade contemporânea.

Questão 5

Qual das alternativas apresenta corretamente um tema central do conceito de Indústria Cultural, desenvolvido por Adorno e Horkheimer, no âmbito da Escola de Frankfurt?

A) A cultura de massas promove a emancipação individual.

B) A indústria cultural transforma produtos culturais em mercadorias para consumo.

C) A produção cultural é sempre autônoma e livre de interesses econômicos.

D) A cultura popular se mantém independente do mercado.

E) A indústria cultural estimula a crítica social e política.

Gabarito explicado

A noção de indústria cultural denuncia a transformação da cultura em mercadoria, em atendimento à lógica do consumo na sociedade capitalista.

Questão 6

A fundação do Instituto de Pesquisa Social na Alemanha origem da chamada Escola de Frankfurt da filosofia), com a participação de filósofos como Adorno, Horkheimer, Marcuse e Benjamin, se deu em qual contexto histórico?

A) Ao florescimento da filosofia medieval.

B) À ascensão do nazismo e à necessidade de exílio intelectual.

C) À expansão colonial europeia no século XVI.

D) Ao período da Revolução Francesa.

E) À fundação da ONU após a Segunda Guerra Mundial.

Gabarito explicado

O Instituto foi criado na década de 1920, mas seus membros, em sua maioria judeus, tiveram de se exilar, principalmente nos Estados Unidos, após a ascensão do nazismo na Alemanha.

Questão 7

Sobre a Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica da filosofia, analise as afirmações a seguir:

I. A noção de indústria cultural, formulada por Adorno e Horkheimer na obra Dialética do Esclarecimento, denuncia a transformação da arte e da cultura em mercadorias consumíveis, seguindo a lógica do capitalismo.

II. Para a Escola de Frankfurt, a razão instrumental é entendida como ouso da racionalidade que privilegia a eficiência e o controle dos meios, sem questionamento crítico dos fins.

III. A Escola de Frankfurt defendia a neutralidade absoluta da ciência, afirmando que o conhecimento deve ser produzido sem levar em conta os interesses sociais ou políticos.

É correto o que se afirma em:

A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.

Gabarito explicado

As afirmações I e II estão corretas: tanto a crítica à indústria cultural quanto a crítica à razão instrumental são centrais no pensamento da Escola de Frankfurt. Já a afirmação III é falsa, pois a Teoria Crítica rejeita a ideia de neutralidade da ciência, enfatizando que o conhecimento está sempre relacionado a interesses sociais e políticos.

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Referências Bibliográficas

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 13. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

NOBRE, Marcos. A Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.