Exercícios de Escala Cartográfica
As questões que envolvem escalas gráficas e escalas cartográficas são muito frequentes nos concursos e vestibulares por todo o país.
Segue uma série de exercícios de escalas cartográficas encontradas em vestibulares por todo o Brasil com respostas comentadas.
Questão 1 (Unicamp)
Escala, em cartografia, é a relação matemática entre as dimensões reais do objeto e a sua representação no mapa. Assim, em um mapa de escala 1:50.000, uma cidade que tem 4,5 Km de extensão entre seus extremos será representada com
a) 9 cm.
b) 90 cm.
c) 225 mm.
d) 11 mm.
Questão 2 (Mackenzie)
Considerando que a distância real entre Yokohama e Fukushima, duas importantes localidades, onde serão realizadas competições dos Jogos Olímpicos de Verão 2020 é de 270 quilômetros, em um mapa, na escala de 1:1.500.000, essa distância seria de
a) 1,8 cm
b) 40,5 cm
c) 1,8 m
d) 18 cm
e) 4,05 m
Questão 3 (UFPB)
Escala gráfica, segundo Vesentini e Vlach (1996, p. 50), "é aquela que expressa diretamente os valores da realidade mapeada num gráfico situado na parte inferior de um mapa". Nesse sentido, considerando que a escala de um mapa está representada como 1:25000 e que duas cidades, A e B, nesse mapa, estão distantes, entre si, 5 cm, a distância real entre essas cidades é de:
a) 25.000 m
b) 1 .250 m
c) 12.500 m
d) 500 m
e) 250 m
Questão 4 (UNESP)
A escala cartográfica define a proporcionalidade entre a superfície do terreno e sua representação no mapa, podendo ser apresentada de modo gráfico ou numérico.
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A escala numérica correspondente à escala gráfica apresentada é:
a) 1:184 500 000.
b) 1:615 000.
c) 1:1 845 000.
d) 1:123 000 000.
e) 1:61 500 000.
Questão 5 (PUC-RS)
INSTRUÇÃO: Imagine que você tem diante de si dois mapas que representam a área urbana do Município de Porto Alegre, de acordo com as escalas seguintes:
• Mapa 1 – escala 1:50.000
• Mapa 2 – escala 1:1.000.000
Com base nesses dados, é correto afirmar que:
a) Em ambos os mapas ocorre uma representação rica em detalhes, o que facilita a leitura dos elementos urbanos que constituem a cidade.
b) A escala do mapa 1 é mais recomendada para planisférios que fazem parte de atlas escolares.
c) Um mapa na escala 1:500 possibilita a representação da área urbana de Porto Alegre com mais detalhes que os mapas 1 e 2.
d) O mapa 2, por ser maior que o mapa 1, é mais favorável à representação de detalhes que este último.
e)A riqueza de detalhes que um mapa pode representar não depende da escala, e sim da qualidade da legenda.
Questão 6 (UFRGS)

Considerando a sequência das imagens acima, de A a D, pode-se dizer que
a) a escala das imagens diminui, pois mais detalhes podem ser vistos na sequência.
b) os detalhes das imagens diminuem na sequência de A a D, e aumenta a área representada.
c) a escala aumenta na sequência das imagens, uma vez que há, na imagem D, uma área maior.
d) o detalhamento da imagem A é maior, portanto sua escala é menor que a das imagens posteriores.
e) a escala pouco muda, pois há a mesma área representada de A a D.
Questão 7 (UERJ)

No mapa, o trajeto total da tocha olímpica em território brasileiro mede cerca de 72 cm, considerando os trechos por via aérea e por terra.
A distância real, em quilômetros, percorrida pela tocha em seu trajeto completo, é de aproximadamente:
a) 3 600
b) 7 000
c) 36 000
d) 70 000
Questão 8 (PUC-RS)

Se tomássemos como base o desenho de um prédio em que x mede 12 metros e y mede 24 metros, e fizéssemos um mapa da sua fachada reduzindo-a em 60 vezes, qual seria a escala numérica desta representação?
a) 1:60
b) 1:120
c) 1:10
d) 1:60.000
e) 1:100
Questão 9 (Enem)
Um mapa é a representação reduzida e simplificada de uma localidade. Essa redução, que é feita com o uso de uma escala, mantém a proporção do espaço representado em relação ao espaço real.
Certo mapa tem escala 1 : 58 000 000.

Considere que, nesse mapa, o segmento de reta que liga o navio à marca do tesouro meça 7,6 cm.
A medida real, em quilômetro, desse segmento de reta é
a) 4 408.
b) 7 632.
c) 44 080.
d) 76 316.
e) 440 800.
Questão 10 (UERJ)
Naquele Império, a arte da cartografia alcançou tal perfeição que o mapa de uma única província ocupava uma cidade inteira, e o mapa do Império uma província inteira. Com o tempo, estes mapas desmedidos não bastaram e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia com ele ponto por ponto. Menos dedicadas ao estudo da cartografia, as gerações seguintes decidiram que esse dilatado mapa era inútil e não sem impiedade entregaram-no as inclemências do sol e dos invernos. Nos desertos do oeste perduram despedaçadas ruínas do mapa habitadas por animais e por mendigos.
BORGES, J. L. Sobre o rigor na ciência. Em: História universal da infâmia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.
No conto de Jorge Luís Borges, apresenta-se uma reflexão sobre as funções da linguagem cartográfica para o conhecimento geográfico.
A compreensão do conto leva à conclusão de que um mapa do tamanho exato do Império se tornava desnecessário pelo seguinte motivo:
a) extensão da grandeza do território político.
b) imprecisão da localização das regiões administrativas.
c) precariedade de instrumentos de orientação tridimensional.
d) equivalência da proporcionalidade da representação espacial.
Questão 11
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MARQUES, Vinícius. Exercícios de Escala Cartográfica. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-escala-cartografica/. Acesso em: