🚀 Ferramentas de estudo por menos de R$1/dia

Exercício sobre a Democracia (com gabarito)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Neste exercício, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a democracia, sua origem, princípios e formas de funcionamento. Responda às questões e confira as respostas no gabarito comentado.

Questão 1

Qual a origem e o significado da palavra Democracia?

A) O termo vem do grego e significa “governo do povo”;

B) O termo vem do latim e significa “governo do povo”;

C) O termo tem origem germânica e significa “poderoso”;

D) O termo tem origem francesa e seu significado é “aquele que escolhe pelo povo”;

Gabarito explicado

A palavra democracia vem do grego, sendo ela composta de dois termos: demos, que pode ser traduzido por “muitos” ou “povo”; e kratia, termo derivado de kratos, que significa “poder”, “governo”. Assim, democracia, em sua acepção original, nada mais é do que um governo, cujo poder é exercido por “muitos” ou pelo “povo”.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

O que foi o movimento sufragista?

A) Movimento, iniciado no século XIX, que reivindicava o direito da participação política das mulheres;

B) Movimento, ocorrido mundialmente no século XIX, em que os homens trabalhadores lutavam por ter voz política;

C) Uma mobilização social, com participação de homens e mulheres, contra os governos ditatoriais e que teve repercussão no mundo todo;

D) Uma mobilização da classe trabalhadora em busca dos seus direitos, incluindo a questão salarial;

Gabarito explicado

O movimento sufragista foi uma mobilização feminina em busca dos seus direitos políticos. Foi um movimento que teve início no século XIX, na Inglaterra.

Questão 3

Uma das características de um Estado democrático é:

A) a liberdade dada aos homens de agirem como quiserem;

B) a oficialização de princípios religiosos que regulam as leis políticas e jurídicas;

C) o reconhecimento da relevância de pluralismo político no exercício de poder;

D) a centralização de poder nas mãos de um grupo de governantes;

Gabarito explicado

O pluralismo político diz respeito à defesa da existência de diversos posicionamentos políticos, expressos em diferentes partidos, tendo esses partidos igualdade de direitos quanto ao exercício político. Em um Estado democrático, a existência dessa pluralidade política assegura a liberdade de ideias, a livre participação dos cidadãos e o equilíbrio de poder.

Questão 4

Considere as frases abaixo:

I. A ideia de democracia surge na Grécia Antiga, contudo, a participação política não era um direito estendido a todas as pessoas da pólis;

II. Para um Estado ser considerado democrático, a participação política dos cidadãos deve sempre ser direta, visto ser a democracia um “governo do povo”;

III. Quando pensamos em uma democracia imediatamente pensamos na participação feminina, pois a mulheres, desde os tempos antigos, tinham larga participação nas decisões políticas, já que eram elas que ficam nas cidades, tomando conta do povo e dos futuros cidadãos, enquanto os homens estavam nos campos de batalha;

IV. A ideia de um Estado democrático baseado na igualdade de todos os homens vem das lutas contra o absolutismo e das concepções que defendem o jusnaturalismo;

V. A democracia hoje não está limitada à esfera política, mas se estende a outros setores da vida. Não é possível falar de democracia sem considerar sua aplicação e interferência no âmbito social, privado, econômico e cultural;

São verdadeiras as frases:

A) I e II;

B) II e III;

C) I, IV e V;

D) Todas;

Gabarito explicado

A partir do século V a. C., surgem na Grécia as primeiras concepções sobre democracia e uma efetiva aplicação dela no âmbito político. Contudo, ainda que o conceito transmita a ideia de um “governo” baseado nas decisões do “povo”, o processo de participação política era limitado a um pequeno grupo de pessoas.

Entre os critérios que definiam quem poderia participar do processo político estavam: a idade, o sexo, o status quanto à liberdade e às posses, a nacionalidade. Assim, as mulheres não participavam das decisões da pólis. O direito ao sufrágio feminino somente se deu, a partir do século XIX, sendo a Nova Zelândia um dos primeiros lugares a conceder esse direito.

É importante lembrar que as concepções surgidas no período do Iluminismo foram fundamentais para a consolidação na maneira como vemos a democracia hoje. O conceito de democracia alargou-se, em virtude da ideia de que todos têm direitos naturais, como o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade (conforme pensava John Locke).

A ideia de democracia passou a ir além da participação política, que não mais se reduz a participação direta como ocorria na Grécia Antiga. O direito à escolha de uma profissão (que interfere na área econômica), às decisões ligadas ao próprio corpo (âmbito privado), à liberdade para expressar sua cultura e para participar dos espaços públicos (âmbito social e cultural) são efeitos do exercício democrático pelos cidadãos e do reconhecimento de um Estado como sendo democrático.

Questão 5

Marque a alternativa correta sobre os tipos de democracia existentes:

A) Uma democracia direta é aquela em que os cidadãos elegem um candidato para intermediar nas decisões da cidade;

B) A democracia representativa é um tipo de participação política, em que os cidadãos exercem sua autoridade ao participar das funções legislativas e judiciárias de sua cidade;

C) Na democracia participativa os cidadãos se submetem às decisões políticas tomadas pelos governantes que foram por eles eleitos;

D) Em uma democracia representativa a participação cidadã é formalizada a partir da escolha periódica de candidatos de partidos políticos, que ilustram os interesses de cada grupo social;

Gabarito explicado

A democracia direta, como o próprio nome já diz, diz respeito ao exercício efetivo, e sem intermediação, do cidadão em todo processo político, desde a elaboração de leis até na avaliação jurídica. Era prática comum entre os atenienses, que se reuniam constantemente em assembleias (na ágora) para deliberar a respeito dos interesses comuns.

Já a democracia do tipo representativa, comum na atualidade, diz respeito à participação indireta do cidadão no processo de governabilidade. Nesse tipo de democracia, o cidadão votante escolhe, de tempos em tempos, candidatos pertencentes a grupos políticos (partidos), que representem seus interesses. Uma vez eleitos pela maioria de votos, esses candidatos assumem funções definidas na administração pública.

Por fim, a democracia do tipo participativa diz respeito a uma forma de exercício em que são criados mecanismos (como conselhos, comitês ou audiências públicas) para que os cidadãos exerçam o seu poder deliberativo, mesmo estando sob um sistema de democracia representativa. O intuito é superar as dificuldades apresentadas pelo sistema representativo, colocando a população mais perto dos representantes já eleitos e das decisões políticas.

Questão 6

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Para mais exercícios:

Referências Bibliográficas

ASSUMPÇÃO-RODRIGUES, M. M. “Democracia”. In: ORTEGA, A.; SILVA, S. P. R. (orgs.). Dicionários de Conceitos Políticos. São Paulo: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 2020.

BOBBIO, N. Dicionário de Política. 11ª Ed., v. 1. Tradução de Carmen C. Varrieale et al. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

DIAS, L. A. B. O Pluralismo Partidário no Brasil. In: TSE, Tribunal Superior Eleitoral. Revista eletrônica EJE n. 6, a. 2.

JOHNSON, A. G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

MACEDO, P. S. N. Democracia Participativa na Constituição Brasileira. In: Revista de Revista de informação legislativa, v. 45, n. 178, abr./jun. 2008, pp. 181-193.

SILVA, J. A. O Estado Democrático de Direito. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, v. 173, jul./set., 1988, pp. 15 - 34.

SILVA, A., et al. Sociologia em Movimento. 2. ed. São Paulo, Moderna, 2016.

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada e estadual de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.