🔥 Plano mensal agora só R$ 29,90/mês! Termina em Assine agora

Comunicação Visual

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

A comunicação visual é um tipo de linguagem que se utiliza de recursos gráficos com o objetivo de transmitir uma ideia ou conceito.

É uma estratégia de comunicação não-verbal muito utilizada atualmente, mas que teve origem ainda nos desenhos pré-históricos, numa época em que os seres humanos não tinham desenvolvido a escrita.

Tipos de comunicação visual

Os tipos ou meios de comunicação visual podem ser vários, como gráficos, mapas, desenhos, fotografias, diagramas, placas e sinais de trânsito, semáforos, expressões faciais e corporais.

comunicação visual, semáforo de ciclista
Exemplo de comunicação visual feita no trânsito, indicando que o sinal está vermelho para ciclistas e eles devem esperar

Há ainda a língua de sinais usada pelas pessoas surdas, chamada de libras no Brasil, que é uma forma de comunicação bastante complexa que usa como ferramenta símbolos visuais feitos através de gestos.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Elementos da comunicação visual

Alguns elementos são frequentemente usados na comunicação visual, como: pontos, formas, setas, linhas, formas geométricas, texturas e cores.

Esses são recursos que ajudam o interlocutor a transmitir a mensagem e, algumas vezes, há legendas indicando o que significa cada um desses ícones, em um mapa, por exemplo.

mapa de metrô, comunicação visual
O mapa do metrô da cidade de São Paulo é um exemplo de diagrama com linguagem visual que apresenta vários elementos

Por que a comunicação visual é importante?

Basicamente, a comunicação visual é importante porque tem um alcance de compreensão muito amplo, podendo ser decodificada por pessoas de diversos países, com idiomas e culturas diferentes, pois não há a utilização das palavras.

Assim, a linguagem visual acaba por ser mais democrática e acessível, chegando de maneira mais rápida a um maior número de pessoas.

Vale ressaltar que não é porque uma ideia está sendo transmitida por meio da linguagem visual que ela não pode ser informada também pela linguagem escrita ou sonora. Muitas vezes, os gráficos e desenhos vêm como uma forma de complementar a mensagem, garantindo que ela foi passada e compreendida corretamente.

Comunicação visual na publicidade e mercado de trabalho

O termo “comunicação visual” está muito relacionado à publicidade e marketing, pois essas são áreas do mercado de trabalho que se utilizam grandemente dessa linguagem.

Justamente por terem como propósito difundir mensagens, propagar ideias e gerar interesse nas pessoas, o profissional de comunicação visual (ou designer visual) lança mão de diversas maneiras de atingir seu público.

Exemplos são os logotipos, rótulos e identidades visuais de uma marca, aplicados em postagens em redes sociais, panfletos, banners, diagramação de sites e outros materiais da empresa.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.