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Como fazer uma resenha: passo a passo e exemplos

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo.

Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro. A resenha crítica, além da descrição, também transmite uma opinião.

Para fazer uma resenha, é preciso conhecer o material sobre o qual você vai escrever. Você precisa saber como ela é avaliada, identificar o público para o qual é recomendada, conhecer um pouco sobre o autor e a forma como ele escreve.

Passo a passo para fazer uma resenha

1. Leia e releia a obra. A primeira coisa para fazer uma resenha é ler e reler a obra. Isso é essencial para transmitir ao leitor sobre o que a obra se trata e, assim, influenciá-lo a querer lê-la ou não.

2. Procure informações sobre o autor. Caso você não saiba muito sobre o autor, pesquise.

Estas são algumas informações interessantes que você pode procurar sobre ele:

  • obras que escreveu;
  • gênero das suas obras;
  • forma como escreve;
  • características presentes nas suas obras;
  • sua importância na literatura (há algo que o torne um destaque entre outros autores, por exemplo);
  • estudos que existam acerca dele.

3. Pense na estrutura do seu texto. No computador, ou uma folha de papel, comece escrevendo as seguintes palavras: introdução, desenvolvimento e conclusão, mas deixe espaço para preencher, em tópicos, as suas ideias para cada uma dessas partes.

  • Na introdução, coloque tópicos sobre o autor.
  • No desenvolvimento, coloque tópicos sobre a obra.
  • Na conclusão, coloque tópicos sobre o público recomendado, nível de dificuldade da obra. E, se a resenha for crítica, coloque alguns pontos sobre a sua opinião.

4. Comece a escrever a sua resenha. Com base nos tópicos para a introdução, desenvolvimento e conclusão, coloque no papel tudo o que vier à cabeça, sem se preocupar com elementos de coesão.

Quando as pessoas pensam muito na harmonia do texto no momento em que começam a escrever, elas desviam a sua atenção do material em si, ou seja, do assunto sobre o qual escrevem.

O processo de escrita se torna muito mais fácil quando as pessoas deixam as melhorias do texto para um segundo momento.

5. Se a resenha for crítica, dê a sua opinião. A sua opinião precisa ser feita de forma fundamentada.

Se você não sabe como opinar, pense e responda às seguintes perguntas sobre a obra e sobre o autor:

  • O que se destaca na obra? (por exemplo, enredo, forma como é escrita)
  • Por que recomendaria ou não a sua leitura?
  • Por que a história teve, ou não, o desfecho que você esperava?

6. Corrija o que escreveu até agora. Depois de ler o que escreveu, faça uma segunda leitura e, aí, sim, organize melhor o seu texto.

Com certeza, você precisará reescrever algumas partes, inserir conectivos e verificar se o texto tem coerência.

7. Trabalhe a estrutura. Este é o momento de pensar na estrutura da resenha. Para tanto, insira os elementos necessários para identificar a obra que está sendo resenhada.

Faça isso de acordo com as normas da ABNT. Você precisa identificar a obra, através de: nome do autor, título, edição, local, editora e data de publicação.

Lembre-se que o texto da resenha deve ser feito num único bloco, ou seja, sem separações por títulos.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Exemplo de resenha de livro

Obra original:
SECAF, Victoria. Artigo científico: do desafio à conquista. 3. ed. São Paulo: Green Forest do Brasil, 2004.

Resenha de:
Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto, Fonoaudióloga, Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL -PUC-SP).
Ingrid Bianchini Samczuk, Linguista.

Trecho do primeiro parágrafo da resenha:

"Victoria Secaf, enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), com Mestrado e Doutorado pela Escola de Enfermagem (EE) da USP e licenciatura em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Jornalismo Científico (Núcleo José Reis Escola de Comunicação e Artes - ECA - USP), atualmente é membro do Conselho Editorial e parecerista de várias revistas e de boletins de sociedades de especialistas."

Trecho do segundo parágrafo da resenha:

"Escrito na forma de manual, Artigo Científico é didático e possibilita rápida apreensão de conteúdo, além de oferecer a seus leitores um valioso portal de acesso para a elaboração de projetos de pesquisa; artigos, teses, entre outros gêneros. Acaba de chegar às livrarias a terceira edição da obra, na qual a autora acrescenta questões referentes à elaboração dos Curricula Vitae e Lattes, e informações sobre a Base Qualis, além de trazer atualizada a bibliografia."

Trecho do último parágrafo da resenha:

"Por várias razões, Artigo Científico é interessante e importante, sendo recomendado para melhor orientar os pesquisadores desde a Iniciação Científica até o Doutorado, em especial por ser didático e de fácil manuseio, esclarecendo pormenores, orientando e predispondo o leitor à reflexão na atividade da redação científica."

Exemplo de resenha de artigo

Obra original:
PIGATTO, Aline GS et al. Tropane alkaloids and calystegines as chemotaxonomic markers in the Solanaceae. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 87, p. 2139-2149, 2015.

Resenha de:
Rubens Castilho, Biólogo, Mestre e Doutorando em Botânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Primeiro parágrafo da resenha:

"O artigo apresentado foi escrito pelos autores Aline Pigatto, Carolina Blanco, Lilian Mentz e Geraldo Soares, membros do Programa de Pós-Graduação em Botânica e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, ambos os programas situados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul."

Segundo parágrafo da resenha:

"O objetivo do estudo foi construir um banco de dados com a ocorrência de alcaloides tropânicos (AT) e calisteginas (CA) para a família Solanaceae, com o intuito de verificar se os padrões de distribuição destas substâncias contribuiriam com sistema de classificação filogenético proposto por Olmstead e colaboradores (2008), além de compreender se há correlação do conteúdo químico dos táxons com a distribuição geográfica."

Trecho de parágrafos finais da resenha:

"O artigo demonstra profundidade de conhecimento dos autores acerca das técnicas e métodos empregados na quimiossistemática, pois buscaram trazer resoluções para o escasso volume de informações acerca de alguns táxons da família. O emprego do ID, com viés de complementaridade, foi elegante e aprazível, contribuindo para maior credibilidade do estudo.

Mediante o amadurecimento dos conhecimentos obtidos acerca da quimiossistemática, o aluno percebe o elevado impacto que o conjunto de dados bem organizado pode ter."

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).