Cerrado: características e localização do bioma (com mapa)
O bioma Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro em extensão e a savana mais rica do mundo em biodiversidade. Localiza-se no planalto central brasileiro e ocupa aproximadamente 22% do território nacional.
Além da biodiversidade, este bioma também é conhecido como "caixa d'água do Brasil", pela grande quantidade de nascentes que possui.
Neste conteúdo você encontra:
- Localização do cerrado brasileiro
- Clima e vegetação do cerrado
- Importância do cerrado
- Flora e fauna
- Problemas ambientais do Cerrado
- Vídeo sobre os biomas brasileiros
Localização do cerrado brasileiro
O Cerrado está presente no Distrito Federal e nos seguintes estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Piauí, Ceará, Maranhão, Tocantins e Pará.

Abrange três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) o que, de certa maneira, favorece sua biodiversidade.
Clima e vegetação
O clima predominante no cerrado é tropical sazonal caracterizado por um clima quente que alterna períodos chuvosos e de seca. A estação chuvosa ocorre de outubro a abril, e a seca de maio a setembro.
A característica mais conhecida do Cerrado é sua semelhança com a savana. Árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos.
Por causa de sua extensão territorial o Cerrado possui grande variedade de solos e, muitas vezes, é uma zona de transição entre biomas. Esses fatores dão ao bioma diferentes formações vegetais, divididas em florestais, savânicas e campestres. As principais são:
- Mata de galeria: formação florestal presente nas margens dos rios e córregos do Cerrado. Corredores de vegetação densa e alta, parecida com a Mata Atlântica;
- Cerradão: formação florestal mais densa do Cerrado, que lembra uma floresta seca. São árvores altas e de tronco mais retilíneo;
- Cerrado típico: formação savânica mais característica do bioma. Vegetação diversificada, com árvores baixas e retorcidas e gramíneas;
- Vereda: formação savânica presente em áreas úmidas de nascentes. Vegetação essencial para a recarga dos aquíferos. Marcada pela presença do buriti, uma espécie de palmeira;
- Campo limpo: formação campestre mais aberta do Cerrado, quase sem árvores. Vegetação de gramíneas e herbáceas;
- Campo sujo: formação campestre intermediária entre o cerrado típico e o campo limpo. Presença de gramíneas, arbustos e árvores pequenas e esparsas.
Importância do cerrado
O Cerrado é indispensável para o Brasil, pois é o berço de diversas nascentes do país. Esses são alguns dos principais rios brasileiros que nascem no Cerrado:
- Tocantins;
- Araguaia;
- São Francisco;
- Paraná;
- Parnaíba.
Parte das bacias hidrográficas mais importantes do país são abastecidas pelas nascentes do Cerrado. Portanto, preservá-las é essencial para o consumo humano, agricultura, geração de energia elétrica, dentre outros usos.
Flora e fauna
O Cerrado é considerado um hot spot de biodiversidade, ou seja, uma área rica em espécies endêmicas ameaçadas de extinção.
Para ser considerado um hot spot de biodiversidade, uma região precisa ter pelo menos 1.500 espécies de plantas endêmicas e ter perdido mais de 70% da vegetação original. O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) estima que o Cerrado apresente cerca de 4.000 espécies endêmicas.
É a savana mais biodiversa do planeta, superando as savanas africanas e australianas. Abriga espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, a arara-azul e a onça-pintada.
Em sua flora encontram-se espécies endêmicas, como o barbatimão, o pau-santo, o pau-terra-do-cerrado, etc..
Além da importância natural, o Cerrado também tem uma importância cultural para as comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e agricultores.
Problemas ambientais do Cerrado
Segundo estudo do MapBiomas, o Cerrado foi o bioma mais desmatado do país em 2024. Mais da metade do desmatamento do país ocorreu em área de Cerrado (52,5%).
A maior parte desse desmatamento foi na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), por causa da expansão da fronteira agrícola.
Hoje, o bioma conserva apenas 20% de sua área total, passando por um grande processo de descaracterização. Tem sido ocupado por pastagens de gado e extensas plantações de soja, algodão, cana e eucalipto.
Ao final dos anos 1960 e início dos anos 1970, houve a construção de Brasília e a abertura de redes rodoviárias no Cerrado. Além disso, a expansão da fronteira agrícola do Sul do Brasil em direção ao Centro-Oeste também cooperou para a degradação do bioma.
Parte do Cerrado também foi destruída pelo desenfreado processo de urbanização. A expansão de áreas residenciais e industrias gerou a perda de áreas naturais, a fragmentação do habitat e mudanças no microclima.
Além disso, a caça ilegal, o contrabando de espécies e as queimadas, ameaçam o habitat de muitas espécies, levando à sua extinção.
Curiosidade
O Dia do Cerrado é comemorado dia 11 de setembro.
Vídeo sobre biomas brasileiros
Veja também:
Teste seus conhecimentos com exercícios sobre os biomas brasileiros.
Referências Bibliográficas
CRITICAL ECOSYSTEM PARTNERSHIP FUND (CEPF). Espécies do Cerrado. Disponível em: https://pt.cepf.net/our-work/biodiversity-hotspots/cerrado/species. Acesso em: 3 set. 2025.
INSTITUTO SOCIEDADE, POPULAÇÃO E NATUREZA (ISPN). Fauna e flora do Cerrado. Disponível em: https://ispn.org.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora-do-cerrado/. Acesso em: 3 set. 2025.
KLINK, C. A.; MACHADO, R. B. Conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, jul. 2005.
MAPBIOMAS. Desmatamento caiu em todos os biomas brasileiros em 2024. Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org/2025/05/15/mapbiomas-desmatamento-caiu-em-todos-os-biomas-brasileiros-em-2024/. Acesso em: 3 set. 2025.
Cerrado: características e localização do bioma (com mapa). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/cerrado/. Acesso em: