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Atividades de educação física para o ensino infantil

Confira as atividades abaixo, que incentivam o trabalho em equipe, a autonomia e o desenvolvimento das principais habilidades motoras adequadas para a Educação Infantil. As propostas também incluem atividades escritas, que ajudam as crianças a se ambientarem com temas relacionados à prática da Educação Física.

Atividade 1: Boca do Hipopótamo

Objetivo:

O objetivo do jogo é lançar bolinhas ou saquinhos de feijão dentro da “boca do hipopótamo”, que pode ser representada por um balde, uma cesta ou um bambolê. Para engajar as crianças, o professor pode contar uma história: o hipopótamo está com muita fome e precisa da ajuda delas para comer suas frutas (as bolinhas ou saquinhos de feijão).

Essa atividade promove a interação social, o arremesso e o trabalho em equipe.

Materiais necessários:

  • Mais de 50 bolinhas ou saquinhos de feijão
  • Balde, cesta ou bambolê
  • Cones para demarcar o espaço

Como jogar:

  1. Posicione o balde (ou outro recipiente) no centro e coloque cones ao redor para delimitar a área onde os alunos não podem ultrapassar.
  2. Espalhe as bolinhas pelo ambiente.
  3. Inicie o jogo orientando que cada criança jogue uma bolinha por vez.
  4. Quando todas as bolinhas forem lançadas, reúna as crianças e contem juntos quantas bolinhas acertaram a “boca do hipopótamo”.

Dica para turmas grandes:

Se houver muitos alunos, o professor pode dividir a turma em dois grupos, com duas bocas de hipopótamo e mais bolinhas, promovendo ainda mais colaboração e diversão.

Atividade 2

Atividade para Ensino Infantil sobre atividade favorita na Educação Físca
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Atividade 3: Pega-Pega Mágico

Objetivo:

Neste jogo, o aluno que for o “pegador mágico” escolhe uma posição corporal para os colegas que forem pegos, permitindo que todos experimentem diferentes formas de movimento. A atividade desenvolve consciência corporal, autonomia e imaginação.

Materiais necessários:

  • 1 colete ou outro item para identificar o pegador mágico

Como jogar:

  1. Escolha um aluno para ser o pegador mágico e entregue o colete para identificá-lo.

  2. Quando o pegador encostar em alguém, ele deve “transformar” o colega em uma das seguintes posições:

    • Pedra: ajoelhar-se e encostar a barriga nas coxas.
    • Ponte: apoiar as mãos e os pés no chão, levantando o quadril.
    • Árvore: ficar parado com os braços abertos.
  3. Para “salvar” um colega transformado:

    • Pedra: passar por cima com as pernas abertas.
    • Árvore: tocar na mão.
    • Ponte: rastejar por baixo.
  4. O jogo continua até que todos tenham participado ou por tempo determinado.

Adaptação para turmas grandes:

Se a turma for numerosa, escolha mais de um pegador mágico. A sugestão é ter 1 pegador para cada 6 alunos, garantindo que todos participem ativamente.

Atividade 4

Atividade de Ensino Infantil de ligar os pontos com bola de futebol
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Atividade 5: Qual o Horário, Sr. Lobo?

Objetivo:

Neste jogo, as crianças se aproximam do “Sr. Lobo” perguntando as horas, até o momento em que precisam fugir dele. A atividade trabalha reação a estímulos externos, controle inibitório e atenção.

Materiais necessários:

  • Cones para demarcar o espaço

Como jogar:

  1. Coloque uma linha de cones em cada extremidade do espaço. O Sr. Lobo fica em uma extremidade, e as crianças na outra.
  2. As crianças perguntam em coro: “Que horas são, Sr. Lobo?”
  3. O Lobo responde com um horário cheio, por exemplo: “São 4 horas”.
  4. As crianças então dão 4 passos em direção ao Lobo.
  5. O jogo continua com novas perguntas e respostas, até que as crianças estejam próximas do Lobo.
  6. Quando o Lobo quiser, ele responde: “Hora do jantar!” e corre para tentar pegar uma das crianças.
  7. Quem for pego se torna o novo Lobo na próxima rodada.

Dicas para o professor:

  • O professor pode ser o primeiro Lobo para guiar a brincadeira até que as crianças compreendam bem.
  • Se alguma criança demonstrar medo do personagem “Lobo”, o nome pode ser adaptado para algo mais lúdico e leve, como “Tom e Jerry”, “O Coelho e as Cenouras”, ou outro tema divertido.

Atividade 6: Tubarões e Nemos

Objetivo:

O objetivo do jogo é que as crianças atravessem uma área determinada sem terem suas “nadadeiras” puxadas pelos tubarões. A atividade desenvolve habilidades de esquiva, atenção e coordenação motora.

Materiais necessários:

  • 1 colete para cada criança (Nemo)
  • Cones para demarcar o espaço

Como jogar:

  1. Delimite o espaço com cones em duas extremidades. Os Nemos começam em uma extremidade, e o Tubarão fica no meio.
  2. Cada Nemo deve colocar um colete preso na lateral da cintura, dentro do shorts ou calça, deixando uma parte visível para ser puxada.
  3. Quando o professor autorizar, os Nemos devem atravessar a área tentando chegar ao outro lado sem terem suas nadadeiras puxadas pelo Tubarão.
  4. Se o Tubarão conseguir puxar a nadadeira de um Nemo, esse aluno se torna um novo Tubarão e vai para o meio.
  5. O jogo continua até que todos os Nemos tenham sido pegos.

Dica para o professor:

  • O professor pode ajustar o número de Tubarões conforme o tamanho da turma.

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