Atividades de educação física para o ensino infantil
Confira as atividades abaixo, que incentivam o trabalho em equipe, a autonomia e o desenvolvimento das principais habilidades motoras adequadas para a Educação Infantil. As propostas também incluem atividades escritas, que ajudam as crianças a se ambientarem com temas relacionados à prática da Educação Física.
Atividade 1: Boca do Hipopótamo
Objetivo:
O objetivo do jogo é lançar bolinhas ou saquinhos de feijão dentro da “boca do hipopótamo”, que pode ser representada por um balde, uma cesta ou um bambolê. Para engajar as crianças, o professor pode contar uma história: o hipopótamo está com muita fome e precisa da ajuda delas para comer suas frutas (as bolinhas ou saquinhos de feijão).
Essa atividade promove a interação social, o arremesso e o trabalho em equipe.
Materiais necessários:
- Mais de 50 bolinhas ou saquinhos de feijão
- Balde, cesta ou bambolê
- Cones para demarcar o espaço
Como jogar:
- Posicione o balde (ou outro recipiente) no centro e coloque cones ao redor para delimitar a área onde os alunos não podem ultrapassar.
- Espalhe as bolinhas pelo ambiente.
- Inicie o jogo orientando que cada criança jogue uma bolinha por vez.
- Quando todas as bolinhas forem lançadas, reúna as crianças e contem juntos quantas bolinhas acertaram a “boca do hipopótamo”.
Dica para turmas grandes:
Se houver muitos alunos, o professor pode dividir a turma em dois grupos, com duas bocas de hipopótamo e mais bolinhas, promovendo ainda mais colaboração e diversão.
Atividade 2
 
Atividade 3: Pega-Pega Mágico
Objetivo:
Neste jogo, o aluno que for o “pegador mágico” escolhe uma posição corporal para os colegas que forem pegos, permitindo que todos experimentem diferentes formas de movimento. A atividade desenvolve consciência corporal, autonomia e imaginação.
Materiais necessários:
- 1 colete ou outro item para identificar o pegador mágico
Como jogar:
- 
	Escolha um aluno para ser o pegador mágico e entregue o colete para identificá-lo. 
- 
	Quando o pegador encostar em alguém, ele deve “transformar” o colega em uma das seguintes posições: - Pedra: ajoelhar-se e encostar a barriga nas coxas.
- Ponte: apoiar as mãos e os pés no chão, levantando o quadril.
- Árvore: ficar parado com os braços abertos.
 
- 
	Para “salvar” um colega transformado: - Pedra: passar por cima com as pernas abertas.
- Árvore: tocar na mão.
- Ponte: rastejar por baixo.
 
- 
	O jogo continua até que todos tenham participado ou por tempo determinado. 
Adaptação para turmas grandes:
Se a turma for numerosa, escolha mais de um pegador mágico. A sugestão é ter 1 pegador para cada 6 alunos, garantindo que todos participem ativamente.
Atividade 4
 
Atividade 5: Qual o Horário, Sr. Lobo?
Objetivo:
Neste jogo, as crianças se aproximam do “Sr. Lobo” perguntando as horas, até o momento em que precisam fugir dele. A atividade trabalha reação a estímulos externos, controle inibitório e atenção.
Materiais necessários:
- Cones para demarcar o espaço
Como jogar:
- Coloque uma linha de cones em cada extremidade do espaço. O Sr. Lobo fica em uma extremidade, e as crianças na outra.
- As crianças perguntam em coro: “Que horas são, Sr. Lobo?”
- O Lobo responde com um horário cheio, por exemplo: “São 4 horas”.
- As crianças então dão 4 passos em direção ao Lobo.
- O jogo continua com novas perguntas e respostas, até que as crianças estejam próximas do Lobo.
- Quando o Lobo quiser, ele responde: “Hora do jantar!” e corre para tentar pegar uma das crianças.
- Quem for pego se torna o novo Lobo na próxima rodada.
Dicas para o professor:
- O professor pode ser o primeiro Lobo para guiar a brincadeira até que as crianças compreendam bem.
- Se alguma criança demonstrar medo do personagem “Lobo”, o nome pode ser adaptado para algo mais lúdico e leve, como “Tom e Jerry”, “O Coelho e as Cenouras”, ou outro tema divertido.
Atividade 6: Tubarões e Nemos
Objetivo:
O objetivo do jogo é que as crianças atravessem uma área determinada sem terem suas “nadadeiras” puxadas pelos tubarões. A atividade desenvolve habilidades de esquiva, atenção e coordenação motora.
Materiais necessários:
- 1 colete para cada criança (Nemo)
- Cones para demarcar o espaço
Como jogar:
- Delimite o espaço com cones em duas extremidades. Os Nemos começam em uma extremidade, e o Tubarão fica no meio.
- Cada Nemo deve colocar um colete preso na lateral da cintura, dentro do shorts ou calça, deixando uma parte visível para ser puxada.
- Quando o professor autorizar, os Nemos devem atravessar a área tentando chegar ao outro lado sem terem suas nadadeiras puxadas pelo Tubarão.
- Se o Tubarão conseguir puxar a nadadeira de um Nemo, esse aluno se torna um novo Tubarão e vai para o meio.
- O jogo continua até que todos os Nemos tenham sido pegos.
Dica para o professor:
- O professor pode ajustar o número de Tubarões conforme o tamanho da turma.
Veja também as atividades de educação física para Ensino Fundamental I e confira mais jogos e brincadeiras:
Brincadeiras e atividades educativas para educação infantil
Jogos e brincadeiras divertidos
Atividades de educação física para o ensino infantil. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-de-educacao-fisica-para-o-ensino-infantil/. Acesso em:
 
                                     
     
        