🚀 Ferramentas de estudo por menos de R$1/dia

Artes Marciais Mistas (MMA): entenda o que é e as características da luta

MMA é a sigla em inglês para Mixed Martial Arts, que em português significa Artes Marciais Mistas. Trata-se de uma modalidade de luta em que os atletas podem utilizar técnicas de diferentes estilos de combate, tanto em pé quanto no chão. Assim, golpes de artes como boxe, judô, muay thai, entre outras, são permitidos sob um conjunto único de regras.

O principal objetivo do MMA é permitir que os lutadores escolham livremente quais técnicas usar para vencer o oponente. Para vencer a luta, o atleta que deve nocautear o adversário, ser declarado vencedor por decisão dos juízes ou aplicar uma finalização que leve o oponente à desistência.

As lutas acontecem em uma arena cercada por grades (chamada de octógono) no UFC, ou em um ringue tradicional com cordas, onde dois atletas se enfrentam.

Dois lutadores lutando Artes Marciais Mistas

Estilos de luta mais usados no MMA

Muay Thai: arte marcial tailandesa que utiliza punhos, pés, canelas, cotovelos e joelhos. É conhecida por sua agressividade e variedade de golpes.

Boxe: muito usado no MMA pela velocidade e força dos socos, além da movimentação de pés.

Jiu-Jitsu Brasileiro: criado pela família Gracie, é uma adaptação do judô com foco no combate no solo, sendo eficaz para imobilizações e finalizações.

Kickboxing: combina socos e chutes, misturando técnicas do boxe e do karatê. Diferencia-se do muay thai por não utilizar cotoveladas nem joelhadas.

Regras do MMA

Cada luta é dividida em 3 rounds, com 1 minuto de descanso entre eles. Porém, as lutas pelo título ou principais eventos podem ter até 5 rounds. A pontuação é feita por três juízes, que avaliam cada round separadamente usando o sistema de pontuação, caso não haja imobilização ou nocaute. Os juízes consideram, os seguintes critérios:

  • efetividade dos golpes e agarramentos;
  • controle da área de luta;
  • agressividade.

Apesar de permitir diversas técnicas, o MMA possui regras rígidas para garantir a segurança dos atletas. São proibidos:

  • cabeçadas;
  • mordidas;
  • golpes nos olhos;
  • puxões de cabelo;
  • golpes na nuca;
  • chutes ou joelhadas na cabeça de oponentes caídos.

Equipamentos

Os equipamentos usados pelos atletas são essenciais para garantir segurança e desempenho durante as lutas. Os principais equipamento são: luvas, protetor bucal e coquilha.

As luvas específicas de MMA são mais abertas nos dedos para permitir agarramentos e finalizações. O protetor bucal é obrigatório e serve para proteger os dentes e reduzir o risco de lesões na mandíbula.

A coquilha, obrigatória para os homens, protege a região genital. As mulheres podem usar proteção adaptada e, em alguns casos, protetores de seios.

O uniforme é shorts próprio para luta. Os homens não podem usar camisa e as mulheres devem usar top.

Origem do MMA

O MMA tem suas raízes no vale-tudo brasileiro, popularizado nos anos 1920 pela família Gracie, que promovia o Desafio Gracie, combates entre lutadores de diferentes estilos para demonstrar a eficácia do jiu-jitsu. Em paralelo, na década de 1980, no Japão, Antonio Inoki ajudou a organizar lutas onde se combinavam diversas modalidades, na tentativa de descobrir qual era a mais forte.

Mas a primeira disputa reconhecida como MMA moderno só aconteceu em 1993, nos Estados Unidos, durante o evento inaugural do UFC (Ultimate Fighting Championship). O modelo deste primeiro evento foi eliminatório, com o objetivo de descobrir qual era a melhor arte marcial, com características bem distintas dos eventos atuais.

Foram 8 lutadores de diferentes estilos (como jiu-jitsu, boxe, savate, sumô, karatê e luta livre), realizado em formato de eliminação direta, ou seja, quem vencia avançava para a próxima fase até chegar à final. Foram três fases: quartas de final, semifinais e final, tudo em uma única noite. O grande vencedor foi Rocie Gracie, do jiu-jitsu brasileiro.

Diferença entre MMA e UFC

É comum que as pessoas acreditem que MMA e UFC são sinônimos. No entanto, MMA é a modalidade esportiva que reúne técnicas de várias artes marciais, enquanto o UFC é uma organização que promove eventos de MMA ao redor do mundo. É a maior e mais conhecida atualmente.

Grandes nomes do MMA passaram pelo UFC, incluindo o brasileiro Anderson Silva, considerado uma lenda do esporte.

Dois lutadores no Octógono lutando Artes Marciais Mistas

Veja também:

Esportes de combate: o que são e exemplos

Jiu-jítsu: o que é, origem e faixas

Judô: origem, história e regras dessa arte marcial

Boxe: quais são as suas regras e qual é a sua origem

Referências Bibliográficas

CORRÊA, Eduardo; SILVA, Elton.
Muito antes do MMA: o legado dos precursores do Vale Tudo no Brasil e no mundo. 1. ed. [S.l.]: Independently Published, 2021.

DIAS, Stéfane Beloni Correa Dielle; OLIVEIRA, Everton Bittar; BRAUER JÚNIOR, André Geraldo.
Teoria e prática do treinamento para o MMA. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2017.

SILVA, Anderson; KRAUSS, Erich; CORDOZA, Glen. A Bíblia do MMA. 1. ed. São Paulo: Universo dos Livros, 2012.