Aquecimento global (fenômenos climáticos)
Aquecimento global é o aumento progressivo da temperatura média do planeta Terra ao longo do tempo.
Ocorre por causa do aumento da emissão de gases estufa na atmosfera. Gases estufa são aqueles que tem grande capacidade de reter o calor do Sol. Os principais são o dióxido de carbono (CO₂) e o metano (CH₄). Esses gases existem naturalmente no planeta, porém sua emissão é maior por causa das ações humanas.
Como funciona?
O efeito estufa é um processo natural do planeta Terra. Uma parte da radiação solar fica retida na atmosfera terrestre graças aos gases estufa. Isso ajuda a manter a Terra aquecida. Se não houvesse o efeito estufa, a atmosfera perderia calor rapidamente e a temperatura terrestre seria negativa, tornando o planeta inabitável.
O problema do aquecimento global surge quando há o excesso de gases estufa que intensificam o efeito natural. As atividades humanas são as principais responsáveis por essa intensificação.
Causas do aquecimento global
As principais causas do aquecimento global, derivadas das ações humanas são:
- Queima de combustíveis fósseis: advindos da emissão de gases pelos automóveis, indústrias e usinas. Liberam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera;
- Desmatamento: quando as árvores são derrubadas, o CO₂ absorvidos por elas retorna à atmosfera;
- Agropecuária: o gado produz metano (CH₄), um gás estufa, durante a digestão. No caso da agricultura, alguns fertilizantes liberam óxido nitroso (N₂O) que retém mais calor na atmosfera do que o dióxido de carbono (CO₂);
- Processos industriais: algumas industrias liberam gases artificiais na atmosfera, ou seja, gases que não existem naturalmente. Os principais são os hidrofluorcarbonetos (HFCs), usados em refrigeradores, ar condicionados e aerossóis. Têm potencial de aquecimento muito maior do que o CO₂.
Alguns setores correspondem a mais emissões de gases estufa do que outros. Veja na tabela a seguir:
SETOR | % ESTIMADO DE EMISSÕES GLOBAIS |
Energia | 73% a 76% |
Agropecuária | 11% a 12% |
Produção Industrial | aproximadamente 6% |
Desmatamento | aproximadamente 3% |
Resíduos | entre 3% e 4% |
Participação percentual dos principais setores nas emissões globais de gases de efeito estufa. Fonte: adaptado de WRI (2020), Our World in Data (2023), Visual Capitalist (2023) e IPCC (AR6, 2021).
No caso do Brasil, os maiores emissores de gases estufas são o setor energético, a agropecuária e o desmatamento. Os três correspondem a aproximadamente 30% cada, podendo variar de acordo com o ano.
Consequências
Climáticas
As consequências climáticas dizem respeito às mudanças nos padrões climáticos globais, por exemplo:
- Aumento na frequência de eventos climáticos extremos: ondas de calor ou de frio extremo estão se tornando cada vez mais comuns em diferentes partes do mundo. Além disso, furacões e tempestades também têm ocorrido com mais frequência;
- Derretimento das calotas polares: o aumento da temperatura média tem causado o derretimento de geleiras. Esse processo eleva o nível do mar e prejudica cidades costeiras. Além disso, modifica a temperatura das águas, podendo impactar nas correntes marítimas e, consequentemente, no clima dos lugares;
- Alterações nos ecossistemas: o aumento da temperatura prejudica principalmente biomas mais sensíveis, como a Amazônia, e locais naturalmente semiáridos, como a Caatinga, por exemplo;
- Mudanças nos padrões climáticos: aumento do período de seca em certas regiões e enchentes em outras.
Socioeconômicas
O aquecimento global impacta não só os aspectos físicos e naturais, mas também a sociedade humana:
- Saúde pública: o clima mais seco juntamente com a poluição podem gerar problemas respiratórios. Além disso, enchentes podem aumentar a contaminação humana por esgoto, e doenças transmitidas por hospedeiros;
- Agricultura: a atividade depende diretamente do clima, portanto períodos muito secos, chuvosos ou geadas podem acabar com a produção;
- Economia: os desastres naturais derivados do aquecimento global geram prejuízos para a infraestrutura urbana. Isso impacta diretamente os serviços (comércio, indústria, turismo), gerando problemas econômicos.
Soluções possíveis
Como a principal causa do aquecimento global é o aumento do efeito estufa, a forma de reduzi-lo é diminuindo a quantidade de gases estufa no planeta. Para isso, algumas soluções são possíveis:
- Energias renováveis: a queima de combustíveis fósseis responde por mais de 70% das emissões de gases estufa no planeta. A transição para fontes de energia renováveis ajudaria a diminuir esse percentual. A energia solar, eólica, hidrelétrica e os biocombustíveis são bons exemplos;
- Gestão ambiental eficiente: criar mecanismos de conservação e preservação ambiental para evitar o desmatamento e realizar reflorestamentos;
- Redução de resíduos: o consumo consciente, a reciclagem, a utilização de materiais menos poluentes pelas empresas;
- Transportes sustentáveis: a troca de automóveis por bicicletas, veículos elétricos e um transporte público mais eficiente também ajudaria na redução de emissões;
- Políticas globais: o cumprimento de medidas estabelecidas, por exemplo, no Acordo de Paris.
Leia também: Ebulição global: o que é, causas e consequências (com exemplos)
Referências Bibliográficas
CANAL SOLAR. Emissões de efeito estufa caem no Brasil. 2023. Disponível em: https://canalsolar.com.br/emissoes-efeito-estufa-caem-brasil/. Acesso em: 27 ago. 2025.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE (IPCC). Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. DOI: 10.1017/9781009157896.
OBSERVATÓRIO DO CLIMA. SEEG – Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa. 2023. Disponível em: https://seeg.eco.br/. Acesso em: 27 ago. 2025.
OUR WORLD IN DATA. Greenhouse gas emissions by sector. 2023. Disponível em: https://ourworldindata.org/ghg-emissions-by-sector. Acesso em: 27 ago. 2025.
VISUAL CAPITALIST. Visualized: Global carbon emissions by sector. 2023. Disponível em: https://www.visualcapitalist.com/visualized-global-carbon-emissions-by-sector/. Acesso em: 27 ago. 2025.
WORLD RESOURCES INSTITUTE (WRI). 4 Charts Explain Greenhouse Gas Emissions by Countries and Sectors. 2020. Disponível em: https://www.wri.org/insights/4-charts-explain-greenhouse-gas-emissions-countries-and-sectors. Acesso em: 27 ago. 2025.
Aquecimento global (fenômenos climáticos). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/aquecimento-global-fenomenos-climaticos/. Acesso em: