🚀 Ferramentas de estudo por menos de R$1/dia

Ametais: o que são e quais são na tabela periódica

Os ametais (ou não metais) são um grupo de elementos químicos com propriedades opostas, em sua maioria, às dos metais. Eles são fundamentais para a vida e para a formação da maioria das substâncias que nos rodeiam, como a água (H2O) e o gás carbônico (CO2).

Quais são os ametais

Dos 118 elementos conhecidos, apenas 13 são classificados como ametais. Eles estão localizados principalmente no lado direito da tabela periódica.

Aqui está a lista completa dos ametais, por grupo:

  • Grupo 14: Carbono (C)

  • Grupo 15 (Família do Nitrogênio): Nitrogênio (N), Fósforo (P)

  • Grupo 16 (Família do Oxigênio): Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se)

  • Grupo 17 (Halogênios): Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At)

  • Outros: Hidrogênio (H) - (Este elemento é único e não se encaixa perfeitamente em nenhum grupo, mas é classificado como ametal).

Para visualizar a localização exata desses elementos, consulte a tabela periódica abaixo, onde todos os ametais estão destacados pela borda vermelha:

Elementos ametais destacados na tabela periódica.

Propriedades e características dos ametais

As propriedades dos ametais são, em geral, o oposto das dos metais.

Aparência: não são lustrosos (com brilho metálico). Podem ser coloridos (como o enxofre, que é amarelo) ou incolores (como os gases nobres).

Condutividade: são maus condutores de calor e eletricidade. O carbono, na forma de grafite, é uma exceção notável, pois é bom condutor de eletricidade.

Maleabilidade e ductilidade: são quebradiços no estado sólido. Se você golpear um pedaço de enxofre com um martelo, ele se partirá em pedaços, não se deformará como um metal.

Estados físicos à temperatura ambiente: apresentam grande variedade:

  • Gases: Hidrogênio (H2), Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Flúor (F2), Cloro (Cl2) e todos os Gases Nobres.

  • Líquido: Bromo (Br2) é o único ametal líquido.

  • Sólidos: Carbono, Enxofre, Fósforo, Iodo, Selênio, etc.

Pontos de fusão e ebulição: geralmente baixos se comparados aos metais. Por exemplo, o nitrogênio funde a -210 °C. Exceções como o carbono (grafite), que tem ponto de fusão altíssimo, existem.

Eletronegatividade: tendem a ter alta eletronegatividade, especialmente os halogênios (o Flúor é o elemento mais eletronegativo). Isso significa que eles "atraem" os elétrons de uma ligação química com muita força.

Formação de íons: em reações químicas, os ametais tendem a ganhar elétrons para formar ânions (íons negativos). Ex: O oxigênio ganha 2 elétrons e vira O2-.

Diferenças entre metais e ametais

Característica Metais Ametais
Aparência Brilhosos não brilhosos
Condutividade bons condutores maus condutores
Maleabilidade/ductilidade maleáveis e dúcteis quebradiços
Estado físico sólidos (exceto mercúrio) sólido, líquido e gasoso
Eletronegatividade baixa alta
Forma de íons cátions Ânions

Importante: os semimetais

Entre os metais e os ametais, na tabela periódica, existe uma faixa de elementos com propriedades intermediárias, conhecidos como semimetais (ou metaloides), como o Silício (Si) e o Germânio (Ge). Eles podem se comportar como condutores ou isolantes dependendo das condições, sendo a base da eletrônica moderna.

Saiba mais sobre a Tabela Periódica e os metais.

Referências Bibliográficas

ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ). Tabela Periódica Online. [S. l], 2023. Disponível em: https://www.tabelaperiodica.org/. Acesso em: 23 set. 2025.

USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química: volume único. 14. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2022.