A história da educação física
O movimento sempre fez parte da vida humana, desde os tempos da Pré-História. O corpo era utilizado como ferramenta essencial para a sobrevivência: atacar, defender e caçar eram apenas algumas das muitas funções que o corpo tinha que dar conta.
Na Antiguidade, com os gregos, o corpo passou a ser valorizado não apenas pela força, mas também por seu potencial educativo e formativo. Neste período surgiu uma visão mais estruturada sobre o corpo, em que os gregos reconheceram a importância das atividades físicas para o aprimoramento humano e para a construção de uma sociedade forte e saudável. É também na Grécia que se originam os Jogos Olímpicos, símbolo da valorização física, espiritual e cultural.
Com a chegada da Idade Média, essa valorização do corpo foi deixada de lado, devido às grandes dificuldades sociais, econômicas e sanitárias. As práticas corporais passaram a estar mais ligadas à preparação militar e às necessidades de sobrevivência, perdendo espaço como atividade de formação e desenvolvimento humano.
Com o Renascimento, após a Idade Média, houve uma retomada da valorização das práticas corporais. Iniciou-se também o desenvolvimento de áreas do conhecimento ligadas às ciências da saúde, como anatomia e fisiologia.
Primeiros passos da educação física
Foi a partir do século XVIII que a educação física começou a tomar forma. Surgiram os primeiros sistemas regulares de ensino, estruturados com princípios pedagógicos apoiados nas ciências biológicas.
O Movimento Ginástico Europeu foi um conjunto de práticas sistematizadas em diversos países:
- Escola alemã: baseada na ginástica militar, influenciada pelo contexto histórico pós-guerra.
- Escola sueca: guiada por pesquisas científicas, com foco social (ginástica para todos).
- Escola francesa: voltada aos aspectos pedagógicos e métodos de ensino-aprendizagem.
Outro pilar importante da educação física moderna foi o Movimento Esportivo Inglês, surgido no século XIX durante a Revolução Industrial. Esse movimento valorizava o esporte como ferramenta educativa, capaz de desenvolver disciplina, respeito às regras, espírito de equipe e liderança.
Foi nesse período que muitos esportes modernos foram sistematizados e regulamentados, como o futebol, o rugby e o tênis. Escolas britânicas passaram a incluir essas práticas como parte da formação dos jovens. Com o imperialismo britânico, esses esportes e metodologias foram difundidos por diversas partes do mundo.
Educação física no Brasil
No Brasil, a educação física começou a se estruturar no século XIX, ainda no Império, sendo desenvolvida quase exclusivamente por instituições militares. Por isso, durante muito tempo, foi confundida com práticas médicas e militares.
Em 1853, a Reforma Couto Ferraz marcou a inclusão oficial da educação física nas escolas da Corte, com o uso da ginástica como ferramenta educacional. O objetivo era formar cidadãos fortes e saudáveis dentro de uma lógica higienista. Nos anos de 1876, 1880 e 1882, decretos e reformas consolidaram a educação física como disciplina obrigatória nas escolas.
Após o período higienista, o militarismo assumiu protagonismo, durante a Primeira Guerra Mundial, com foco na formação de indivíduos preparados para o combate. Em 1907, foi criada a primeira escola de formação de instrutores de educação física: a Escola de Educação Física da Força Policial do Estado de São Paulo, com atuação de militares como professores de ginástica em escolas.
Vale ressaltar que, nessa época, a forma física era considerada essencial para ser um bom professor, levando a um ensino voltado exclusivamente ao desenvolvimento das capacidades físicas, como força, velocidade e potência.
Foi apenas no final da Segunda Guerra Mundial que os esportes passaram a integrar o currículo escolar. Nos anos 70, a educação física se valeu do formato técnico e desportivo além da massificação dos cursos superiores do curso de educação física para escolas, surgindo movimentos a fim de romper com a visão exclusiva mecanicista, tradicional e esportiva.
Educação física atualmente
Atualmente, a educação física é uma área ampla, com diversos campos de atuação, como personal trainer, dança, lutas, esportes e ensino.
No contexto escolar, seus principais objetivos são a promoção da saúde, o desenvolvimento motor e cognitivo e a construção de valores sociais e éticos. A disciplina deixou de focar apenas no movimento em si e passou a valorizar o que se aprende por meio do movimento, promovendo a inclusão.
Leia também: O que é a educação física e o que estuda
Confira nossas atividades:
- Atividades de Educação Física para Ensino Fundamental I
- Atividades de Educação Física para Ensino Fundamental II
- Atividades de Educação Física para Ensino Médio
Referências Bibliográficas
BIEDRZYCKI, Beatriz P.; JR., Lafaiete L O.; DIONIZIO, Mayara. História da educação física. Porto Alegre: SAGAH, 2019. E-book.
VALENTINA, Eduardo N D. Fundamentos históricos da educação física e do esporte. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book.
A história da educação física. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/a-historia-da-educacao-fisica/. Acesso em: